Empreendedorismo internacional no destino turístico de Porto de Galinhas-PE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7784/rbtur.v19.3157

Palavras-chave:

Empreendedorismo internacional, Porto de Galinhas, Destino turístico

Resumo

Este estudo tem como objetivo investigar o Empreendedorismo Internacional (EI) em organizações de Porto de Galinhas (Brasil). Para viabilizar a investigação, adotou-se um estudo de caso no âmbito da pesquisa qualitativa. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados um roteiro de entrevista para acessar 17 interlocutores de empresas, instituições governamentais e associações locais. A análise de conteúdo foi realizada com o apoio do software ATLAS.ti. A pesquisa expressa o desafio conceitual do empreendedorismo internacional devido à existência de diversidade geográfica e variedade de contextos setoriais no destino. Os resultados indicam que a relação entre turismo e empreendedorismo internacional é relevante para a região, tanto do ponto de vista econômico quanto social. Por fim, vale ressaltar que Porto de Galinhas tem evoluído como destino turístico em resposta a desafios externos, fomentando o empreendedorismo internacional e induzindo mudanças significativas nos modelos de negócios e nas interações econômicas locais.

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Biografia do Autor

Lívia Maria da Silva Soares, Universidade Federal de Pernambuco

Mestre em Hotelaria e Turismo - UFPE. Atua na área de Gestão de Negócios e Administração estratégica. Sólida vivência na condução de grandes equipes, com foco na gestão de custos, qualidade do produto, serviços e desenvolvimento do staff. No meio acadêmico, atuou na formação técnica hoteleira com a abordagem das seguintes temáticas: Gestão hoteleira, Racionalização e operacionalização dos meios de hospedagens. Contribuições: Conceituação, Curadoria de dados, Análise formal, Investigação, Metodologia, Recursos, Software, Validação, Visualização, Redação do manuscrito original.

Yákara Vasconcelos Pereira, Universidade Federal de Pernambuco

Atualmente é Professora Adjunta (UFPE), Chefe do Departamento de Ciências Administrativas da UFPE e docente do Programa de Pós-Graduação em Hotelaria e Turismo - PPHTUR/UFPE. Obteve experiência profissional ao trabalhar numa multinacional francesa (Accor Hotels) e em diferentes instituições de ensino (UFPB, UFERSA, UERN, Faculdade Mater Christi, FBV, ESUDA, FUNESA e Senac-Recife). Membro de Grupos de Pesquisa do CNPq. Investiga principalmente os seguintes temas: empreendedorismo internacional, administração estratégica, turismo e hotelaria. Possuo trabalhos acadêmicos publicados em eventos e periódicos científicos. Contribuições: Conceituação, Curadoria de dados, Análise formal, Investigação, Metodologia, Administração do projeto, Recursos, Validação, Visualização, Redação - revisão e edição.

Viviane Santos Salazar, Universidade Federal de Pernambuco

Atualmente é Professora Associada (UFPE), Coordenadora e docente do Programa de Pós-Graduação em Hotelaria e Turismo - PPHTUR/UFPE. Contribuições: Análise formal, Investigação, Metodologia, Administração do projeto, Recursos, Supervisão, Visualização, Validação, Visualização, Redação - revisão e edição.

Adriana Mirelly Silva Spindola Correia, Universidade Federal de Pernambuco

Doutoranda da UNIVALI e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Hotelaria e Turismo - PPHTUR/UFPE. Contribuições: Análise formal, Investigação, Metodologia, Administração do projeto, Recursos, Validação, Visualização, Redação - revisão e edição.

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Publicado

2025-10-08

Como Citar

Soares, L. M. da S., Pereira, Y. V., Salazar, V. S., & Correia, A. M. S. S. (2025). Empreendedorismo internacional no destino turístico de Porto de Galinhas-PE. Revista Brasileira De Pesquisa Em Turismo, 19, 3157 . https://doi.org/10.7784/rbtur.v19.3157

Edição

Seção

Artigos - Gestão do Turismo