Emprendimiento internacional en el destino turístico de Porto de Galinhas-PE

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.7784/rbtur.v19.3157

Palabras clave:

Emprendimiento internacional, Porto de Galinhas, Destino turístico

Resumen

Este estudio tiene como objetivo investigar el Emprendimiento Internacional (EI) en organizaciones de Porto de Galinhas (Brasil). Para facilitar la investigación, se adoptó un estudio de caso en el marco de una investigación cualitativa. Se empleó un guion de entrevista como instrumento de recopilación de datos para acceder a 17 interlocutores de empresas, instituciones gubernamentales y asociaciones locales. El análisis de contenido se realizó con el apoyo del software ATLAS.ti. La investigación refleja el desafío conceptual del emprendimiento internacional debido a la diversidad geográfica y la variedad de contextos sectoriales en el destino. Los resultados indican que la relación entre el turismo y el emprendimiento internacional es relevante para la región, tanto desde el punto de vista económico como social. Finalmente, cabe mencionar que Porto de Galinhas ha evolucionado como destino turístico en respuesta a los desafíos externos, fomentando el emprendimiento internacional e induciendo cambios significativos en los modelos de negocio y las interacciones económicas locales.

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Biografía del autor/a

Lívia Maria da Silva Soares, Universidade Federal de Pernambuco

Mestre em Hotelaria e Turismo - UFPE. Atua na área de Gestão de Negócios e Administração estratégica. Sólida vivência na condução de grandes equipes, com foco na gestão de custos, qualidade do produto, serviços e desenvolvimento do staff. No meio acadêmico, atuou na formação técnica hoteleira com a abordagem das seguintes temáticas: Gestão hoteleira, Racionalização e operacionalização dos meios de hospedagens. Contribuições: Conceituação, Curadoria de dados, Análise formal, Investigação, Metodologia, Recursos, Software, Validação, Visualização, Redação do manuscrito original.

Yákara Vasconcelos Pereira, Universidade Federal de Pernambuco

Atualmente é Professora Adjunta (UFPE), Chefe do Departamento de Ciências Administrativas da UFPE e docente do Programa de Pós-Graduação em Hotelaria e Turismo - PPHTUR/UFPE. Obteve experiência profissional ao trabalhar numa multinacional francesa (Accor Hotels) e em diferentes instituições de ensino (UFPB, UFERSA, UERN, Faculdade Mater Christi, FBV, ESUDA, FUNESA e Senac-Recife). Membro de Grupos de Pesquisa do CNPq. Investiga principalmente os seguintes temas: empreendedorismo internacional, administração estratégica, turismo e hotelaria. Possuo trabalhos acadêmicos publicados em eventos e periódicos científicos. Contribuições: Conceituação, Curadoria de dados, Análise formal, Investigação, Metodologia, Administração do projeto, Recursos, Validação, Visualização, Redação - revisão e edição.

Viviane Santos Salazar, Universidade Federal de Pernambuco

Atualmente é Professora Associada (UFPE), Coordenadora e docente do Programa de Pós-Graduação em Hotelaria e Turismo - PPHTUR/UFPE. Contribuições: Análise formal, Investigação, Metodologia, Administração do projeto, Recursos, Supervisão, Visualização, Validação, Visualização, Redação - revisão e edição.

Adriana Mirelly Silva Spindola Correia, Universidade Federal de Pernambuco

Doutoranda da UNIVALI e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Hotelaria e Turismo - PPHTUR/UFPE. Contribuições: Análise formal, Investigação, Metodologia, Administração do projeto, Recursos, Validação, Visualização, Redação - revisão e edição.

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Publicado

2025-10-08

Cómo citar

Soares, L. M. da S., Pereira, Y. V., Salazar, V. S., & Correia, A. M. S. S. (2025). Emprendimiento internacional en el destino turístico de Porto de Galinhas-PE. Revista Brasileira De Pesquisa Em Turismo, 19, 3157 . https://doi.org/10.7784/rbtur.v19.3157

Número

Sección

Artículos - Gestión del Turismo