Sobre a Revista
Foco e Escopo
A RBTUR é uma revista da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo (ANPTUR). A revista publica artigos inéditos resultantes de pesquisas científicas relevantes, originais, consistentes sobre turismo. No foco principal estão as pesquisas que ofereçam contribuições conceituais, teóricas ou metodológicas significativas para o turismo. São publicadas pesquisas desenvolvidas sob diferentes perspectivas filosóficas e metodológicas. A RBTUR valoriza artigos que contribuam para o desenvolvimento social, econômico, cultural e ambiental no Brasil e na América Latina.
Para serem aceitos para publicação, os artigos submetidos à RBTUR devem ter associação direta e explícita com o tema turismo. A RBTUR recebe e publica artigos em português, inglês ou espanhol. São aceitos trabalhos escritos por quaisquer autores, independentemente de suas afiliações institucionais e níveis de formação. Não há limite do número de artigos de um mesmo autor por ano. Os artigos passam por um processo de revisão cega por pares. A revista é organizada em três seções principais:
Artigos - Turismo e Sociedade: publica artigos relativos às questões sociais, culturais e ambientais referentes ao uso turístico em diferentes tempos e espaços. Esse agrupamento inclui trabalhos científicos sobre turismo em diálogo com as ciências humanas e sociais, tais como história, sociologia, educação, geografia, artes, antropologia, arquitetura e urbanismo, museologia, gastronomia, literatura, psicologia, filosofia, lazer, mobilidade e hospitalidade.
Artigos - Gestão do Turismo: publica artigos voltados para temas relacionados à administração de destinos e negócios turísticos. Este conjunto, naturalmente, inclui trabalhos sobre diversos aspectos desses elementos, tais como políticas públicas, administração pública e de empresas, economia, gestão organizacional, marketing, ciências comportamentais, tecnologia, planejamento territorial e outros.
Revisões de literatura: publica artigos que mapeiam e sistematizam a produção científica existente sobre determinado tópico a fim de identificar lacunas, integrar abordagens fragmentadas e propor direções futuras de investigação. As revisões de literatura devem abordar temas de relevância consolidada ou emergente no campo do Turismo com expressiva produção científica acumulada.
Perspectivas: veicula ensaios e artigos especiais, escritos por autores convidados. Os trabalhos não passam por avaliação por pares.
Não fazem parte do escopo da RBTUR os artigos que apresentem resultados e discussões limitados exclusivamente a um objeto de estudo único (ex.: um destino ou uma empresa). Para serem de interesse da RBTUR, os estudos baseados em um único objeto devem partir deste para discutir conceitos, teorias ou métodos, despertando o interesse de um público leitor mais amplo.
Os recursos financeiros para manutenção da revista são providos pela ANPTUR e, eventualmente, por órgãos públicos de fomento à pesquisa. Nossa política editorial segue a comunicação de pesquisa no modus operandi de Ciência Aberta. Não são cobradas quaisquer taxas para submissão, avaliação ou publicação dos artigos.
Processo de Avaliação pelos Pares
Ao serem recebidos, os artigos passam por um processo de avaliação editorial, no qual são avaliados o cumprimento das normas definidas nas “diretrizes para autores”, a qualidade da redação e o enquadramento no escopo da revista (associação direta do tema ao turismo, relevância, originalidade, consistência).
Os artigos aprovados na avaliação editorial são submetidos à avaliação por pares. Nesta etapa, os trabalhos são examinados por, no mínimo, dois pesquisadores com experiência no tema e/ou no método de pesquisa.
A avaliação é feita de forma duplo-cega ou simples-cega. A identidade dos avaliadores não é divulgada, embora a identidade dos autores possa ser conhecida pelos avaliadores em casos específicos, como quanto há publicação de preprints ou de divulgação prévia da pesquisa em eventos científicos ou em teses/dissertações.
Os avaliadores não podem ter conflitos de interesse na avaliação do artigo, declarando essa condição de forma explícita. A lista completa de avaliadores atuantes na RBTUR é publicada na última edição de cada ano.
Os avaliadores são orientados a atentar, ao menos, para os seguintes aspectos dos artigos:
- Relevância
- Originalidade
- Consistência metodológica e da argumentação
- Qualidade da revisão da literatura
Periodicidade
Fluxo contínuo, com um volume por ano.
Política de Acesso Livre
A RBTUR oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo.
Arquivamento e preservação
Uma cópia da RBTUR é sistematicamente arquivada pela PKP Preservation Network.
Código de Ética
Regulamento