Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Este é um artigo de caráter acadêmico/científico.
  • O tema do trabalho é diretamente relacionado ao turismo.
  • O trabalho não foi publicado na íntegra em qualquer outro veículo (exceto publicação como trabalho acadêmico - ex.: dissertação ou tese – ou relatório de pesquisa).
  • O trabalho não está em processo de avaliação para publicação em qualquer outro veículo.
  • A descrição de qualquer potencial conflito de interesse dos autores pertinente à publicação deste artigo será feita no campo "Comentários para o editor"
  • A estrutura e a formatação do trabalho seguem as Diretrizes para Autores da RBTUR.
  • A lista de autores inclui apenas os nomes daqueles que contribuíram significativamente ao menos na discussão dos resultados da pesquisa e em mais uma das seguintes atividades: concepção da pesquisa, revisão da literatura, coleta de dados ou análise de dados.
  • Se o artigo tem 4 ou mais autores, uma justificativa do número de autores será incluída como documento suplementar.
  • Todos os autores estão cadastrados como autores no sistema editorial eletrônico da RBTUR e se compromentem a atuar como avaliadores de artigos submetidos à RBTUR quando forem convidados.
  • Os emails dos autores registrados no sistema estão corretos e atualizados
  • Foram tomadas todas as providências descritas nas Diretrizes para Autores para assegurar a não identificação dos autores.
  • Se o artigo é sobre pesquisa que incluiu levantamento de dados, o(s) instrumento(s) de coleta utilizado(s) será(ão) incluído(s) como documento(s) suplementar(es).
  • Os autores se comprometem a fazer correções ou retrações caso erros sejam identificados.

Diretrizes para Autores

A RBTUR é uma revista de acesso aberto, não sendo cobradas quaisquer taxas dos autores para submissão, avaliação ou publicação dos artigos.

 

Veja aqui algumas diretrizes especiais para a seção Revisões Didáticas

 

1. Características do artigo

A Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo (RBTUR) publica artigos que tenham:

I. Tema diretamente relacionado ao turismo.

II. Tema relevante para o conhecimento teórico do turismo.

III. Tema ou abordagem inovadora em relação à literatura existente.

IV. Método de pesquisa com alto rigor científico.

 

Além disso, os artigos publicados na RBTUR devem obrigatoriamente satisfazer os seguintes requisitos:

I. Não ter sido publicado na íntegra em qualquer outro veículo, exceto publicação como trabalho acadêmico (dissertação ou tese). A similaridade com publicações de mesma autoria em anais de eventos não deve ultrapassar o tamanho de um resumo curto (300 palavras).

II. Não estar em processo de avaliação para publicação em qualquer outro veículo.

III. Ser redigido em português, inglês ou espanhol.

IV. Ter no máximo de 10 mil palavras (incluindo resumos, referências e todos demais elementos textuais).

V. Não estar sujeito a qualquer conflito de interesses dos autores.

VI. As imagens incluídas no artigo estão sob a licença pública Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) ou os autores detêm os direitos de propriedade das imagens e estão dispostos a licenciá-las nos termos da CC BY 4.0. 



2. Autores

A lista de autores do artigo deve incluir apenas os nomes daqueles que contribuíram significativamente na discussão dos resultados da pesquisa e ao menos em mais uma das seguintes atividades: concepção da pesquisa, revisão da literatura, coleta de dados ou análise de dados.

Os autores devem se assegurar de que os dados analisados são reais e autênticos. Quando necessário, eles devem garantir que a pesquisa foi aprovada pelos ´órgãos competentes (ex. Comitê de Ética).

Todos os autores se compromentem a atuar como avaliadores de artigos submetidos à RBTUR quando forem convidados. Se eles forem convidados, devem atuar com dedicação, presteza e seriedade.

Além disso, eles se comprometem a fazer correções ou retrações após a publicação caso erros venham a ser identificados.

 

 

3. Preparação do artigo

O arquivo principal do artigo deve ser enviado em formato Word (.doc/.docx) ou Writer (.odt) com tamanho máximo de até 5 Mb.

Devem ser tomadas todas as providências possíveis para assegurar a não identificação do(s) autor(es) durante o processo de avaliação:

I. Não inserir o nome dos autores no manuscrito.

II. Não utilizar linguagem que revele a autoria por meio de citações (ex.: “Outro estudo similar já foi publicado pelo mesmo autor (SILVA, 1999)”).

III. Não mencionar financiamentos, auxílios, colaborações ou agradecimentos. Em caso de aceitação para publicação, estes itens deverão ser inseridos na versão final.

IV. Não deixar registro da identidade dos autores nas propriedades do arquivo.

 

Os artigos devem obrigatoriamente conter os seguintes elementos:

I. Título: apresentado em português, inglês e espanhol. Títulos objetivos são desejáveis.

II. Resumo: em português, inglês e espanhol. Deve conter, no máximo, 200 palavras.

III. Palavras-chave: lista de 3 a 5 termos em português, inglês e espanhol. Deve-se preferencialmente utilizar termos do Tesauro Brasileiro de Turismo (http://www2.eca.usp.br/tesauroturismo/).

IV. Referências: lista completa e exclusiva das obras citadas ao longo do texto.

 

 

4. Documentos suplementares 

Para artigos sobre pesquisas que incluem levantamento de dados, sejam quantitativos ou qualitativos, os instrumentos de coleta utilizados devem ser anexados à submissão como documentos suplementares. Os dados analisados podem eventualmente ser requisitados pelos avaliadores para verificação.

 


5. Formatação

A RBTUR adota uma política de exigência mínima de formatação para a submissão de artigos. Não há padrão de formatação para fontes, parágrafos e páginas. Apenas algumas normas de formatação devem ser obrigatoriamente observadas:

I. Citações longas, com mais de 3 linhas, devem aparecer em parágrafos exclusivos com recuo de 4 cm da margem esquerda.

II. Os títulos das seções do manuscrito devem ser numerados sequencialmente.

III. Tabelas, quadros e figuras devem ser numeradas, receber título próprio e ser mencionadas no texto.

IV. Tabelas, quadros e fórmulas devem ser apresentados em formato editável.

V. Gráficos e diagramas devem ser preferencialmente elaborados em fundo branco e utilizar fonte Calibri, normal, tamanho 10, preta.

VI. Todas as imagens devem ser apresentadas em definição suficiente para perfeita visualização com zoom de 100%.

VII. Textos presentes em imagens devem ser legíveis com zoom de 100%.

VIII. Notas de rodapé devem ser utilizadas apenas se forem imprescindíveis.

 


6. Citações e referências

As citações ao longo do texto e a lista de referências das obras citadas constante ao final do texto devem seguir a 7ª edição das normas da American Psychological Association (APA).

Para auxílio na tarefa de formatação das citações e referências, recomenda-se o uso de um software de gestão de referências (ex.: Mendeley e Endnote). Além disso, existem vários manuais de padronização APA disponíveis na internet. Dois manuais recomendados são:

Expressões em inglês constantes na norma da APA devem ser traduzidas para o português [ex. “Fyall and Leask (2007)” deve ser traduzido para “Fyall e Leask (2007)”]. As citações no corpo do texto devem seguir o sistema autor/ano. Citações diretas devem indicar também o número da(s) página(s).

 


7. Dados abertos

A RBTUR apoia o movimento da ciência aberta, buscando estender essa perspectiva também ao âmbito dos dados utilizados nas pesquisas. Assim sendo, para artigos sobre pesquisas que incluem análise de dados, sejam quantitativos ou qualitativos, recomenda-se que os dados sejam disponibilizados em um repositório de acesso aberto e permanente.

Essa prática visa dar maior transparência aos trabalhos e ampliar as possibilidades de desdobramentos das pesquisas publicadas por meio do uso dos mesmos dados para a realização de novas análises. A disponibilização aberta de dados pode também contribuir para o aumento das citações do artigo original.

A publicação dos dados deve preferencialmente ser feita no sistema Zenodo (https://zenodo.org/) e deve estar finalizada antes da elaboração da versão final do artigo (em caso de aceitação), de modo que este possa fazer referência aos dados publicados.

 


8. Antes de iniciar o processo de submissão

Todos os autores deverão estar cadastrados no sistema editorial eletrônico como autores da RBTUR. Deverão estar preenchidos, no mínimo, os campos: nome, instituição, e-mail e ORCID.

 


9. Submissão

A submissão do artigo deve ser feita por meio do sistema editorial eletrônico da RBTUR. Ao fazer seu login no sistema, acesse seu perfil de autor e escolha a opção “Iniciar nova submissão”. Siga os passos indicados pelo sistema.

Certifique-se de que todos os autores foram devidamente incluídos no registro do artigo no sistema. Não será aceita a inclusão de autor após a submissão. A ordem de inclusão dos autores no sistema deve ser a mesma que constará no artigo publicado em caso de aprovação.

 


10. Após a submissão

O acompanhamento do processo editorial pode ser feito por meio do registro do artigo no sistema editorial eletrônico da RBTUR.

O envio de nova versão do artigo com os ajustes solicitados pelos avaliadores deve ser feito no registro já existente, sem a iniciação de uma nova submissão no sistema. O envio deve ser feito na aba ‘Avaliação’, seção ‘Decisão Editorial’, item ‘Transferir Versão do Autor’.

Em caso de aprovação para publicação, os autores serão solicitados a enviar a versão final do artigo no idioma original, incluindo:

     i. Para cada autor: nome completo, breve biografia, ORCID e descrição das contribuições para o trabalho. O registro do autor no ORCID pode ser obtido gratuitamente em https://orcid.org/.

     ii. Reconhecimentos e agradecimentos pertinentes.

     iii. Lista de fontes de financiamento, caso existam.

     iv. Tabelas, quadros e fórmulas em formato editável.

 

 

Perspectivas

Ensaios e artigos especiais, escritos por autores convidados. Os trabalhos não passam por avaliação por pares

Revisões Didáticas

Revisões e sínteses do conhecimento produzido e consolidado em diferentes temas no campo do turismo.

Artigos - Gestão do Turismo

Artigos voltados para temas relacionados à administração de destinos e negócios turísticos. Este conjunto, naturalmente, inclui trabalhos sobre diversos aspectos desses elementos, tais como políticas públicas, administração pública e de empresas, economia, gestão organizacional, marketing, ciências comportamentais, tecnologia, planejamento territorial e outros.

Artigos - Turismo e Sociedade

Artigos relativos às questões sociais, culturais e ambientais referentes ao uso turístico em diferentes tempos e espaços. Esse agrupamento inclui trabalhos científicos sobre turismo em diálogo com as ciências humanas e sociais, tais como história, sociologia, educação, geografia, artes, antropologia, arquitetura e urbanismo, museologia, gastronomia, letras, psicologia, filosofia, lazer, mobilidade e hospitalidade.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.