Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

 

A Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo - RBTUR publica artigos empíricos e de revisão nas temáticas:

  • Planejamento e Sustentabilidade no Turismo
  • Política e Desenvolvimento do Turismo
  • Gestão do Turismo
  • Cultura, Gastronomia e Lazer no Turismo
  • Formação e Pesquisa em Turismo
  • Hospitalidade

A RBTUR aceita artigos com até 05 autores, desde que a investigação seja decorrente de projeto  financiado por órgão de apoio Nacional e/ou Internacional, e que pelo menos dois autores sejam doutores, pesquisadores da área do Turismo.  Na versão para publicação é necessário que cada autor identifique sua contribuição no documento.

Cadastro dos Autores:  Antes de enviar o manuscrito TODOS os autores deverão estar cadastrados como leitores e autores da RBTUR, com nome completo, instituição e cargo, última titulação e e-mail. A identificação dos autores e instituição, NÃO DEVERÁ SER INSERIDA NO CORPO DO MANUSCRITO para garantir o sigilo no processo de avaliação. Em hipótese alguma será aceita a inclusão de autor após a submissão.

O conteúdo publicado é de responsabilidade dos autores, não representando a opinião da Revista.

A submissão e o acompanhamento da avaliação dos manuscritos devem ser efetivados exclusivamente ONLINE, no seguinte endereço: http://www.rbtur.org.br.  Caso haja dificuldade em submeter eletronicamente os trabalhos, favor entrar em contato com a Equipe Editorial da RBTUR (edrbtur@gmail.com).

CATEGORIA DOS ARTIGOS

A RBTUR publicará artigos inéditos em dois idiomas: Português ou Espanhol e Inglês. O autor poderá submeter o artigo em um idioma. Após aprovação, a versão final dos artigos enviados em Português ou Espanhol deverá vir também acompanhada de uma versão em Inglês. No caso de artigo enviados em inglês, a versão final do artigo deverá também vir acompanhada de uma versão em Português ou Espanhol. A versão do segundo idioma deverá ser encaminhada com ofício comprovando credenciais do tradutor (a tradução será por conta do autor).

As seguintes categorias serão aceitas para publicação:

Artigos Empíricos: contribuições destinadas à divulgação de resultados de pesquisas inéditas, tendo como sustentação referencial teórico atualizado de artigos científicos nacionais e internacionais, tendo em vista a relevância e inovação do tema, e o conhecimento gerado para a temática da investigação (artigos de 18 a 25 páginas);

Artigos de Revisão: Aprofundamento teórico da literatura relevante disponível sobre a temática proposta, mediante utilização de bibliografia atualizada de artigos científicos nacionais e internacionais, contendo análise crítica e comparativa da evolução do tema e categorias de análise, bem como abrangência metodológica e delineamentos de estudos futuros (artigos de 20 a 30 páginas). Poderão ser publicados até dois trabalhos por número desta categoria.

A Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo NÃO avalia trabalhos que já foram publicados em eventos (nacionais e internacionais), livros e periódicos, em Português ou em outros idiomas.

INSTRUÇÕES NORMATIVAS

Destaca-se a importância de se observar as instruções relativas ao formato dos trabalhos, pois, previamente à avaliação dos conteúdos, será verificado o cumprimento da formatação exigida.

• Os trabalhos podem ser escritos em português ou espanhol e inglês.

• Quando o artigo for de mais de um autor, estes devem ser apresentados em ordem (alfabética, importância ou outra).

• Arquivo em Word da Microsoft ou Writer do OpenOffice com identificação dos autores; no rodapé deve constar a formação acadêmica, filiação profissional atual e e-mail de todos os autores.

CONFIGURAÇÃO DO TEXTO

• Textos: fonte Calibri, corpo 12, espaço múltiplo 1,15.

• Título do trabalho em português, espanhol e inglês: fonte Calibri, normal, corpo 18, espaçamento entre linhas simples.  Fonte Calibri, itálico, corpo 16, espaçamento entre linhas simples.

• Resumo e palavras-chave em português, espanhol e inglês: fonte Calibri, normal, corpo 11, espaço simples. • Resumo e palavras-chave em inglês: fonte Calibri, itálico, corpo 11, espaço simples.

O resumo deve conter os seguintes itens OBRIGATÓRIOS: Propósito justificado do tema, objetivo, Design/Metodologia e abordagem, Resultados e Originalidade do documento.

• Citação longa: fonte Calibri, corpo 11, normal, espaço simples, recuo de 4 cm, alinhado à direita.

• Notas de rodapé: fonte Calibri, normal, corpo 10, espaço simples, numeradas em algarismos arábicos.

• Títulos de figuras, tabelas e quadros: fonte Calibri, normal, negrito, corpo 11, espaço simples. Recomenda-se o uso deste tópico para expressar visualmente dados ou valores numéricos, de maneiras diferentes, assim facilitando a compreensão.

• Texto em figuras, tabelas e quadros: fonte Calibri, normal, corpo 10, espaço simples, normal.

• Referências: fonte Calibri, corpo 11, normal, espaço entre linhas simples, espaço entre parágrafos 6 pt.

• Número máximo de páginas:

ARTIGOS EMPíRICOS: de 18 a 25 incluindo ilustrações, referências e notas de rodapé.

ARTIGOS DE REVISÃO: de 20 a 30 incluindo ilustrações, referências e notas de rodapé.

CITAÇÕES E REFERÊNCIAS

As citações bibliográficas no decorrer do texto e a lista de referências das obras citadas no texto devem as normas da American Psychological Association (APA). As citações no corpo do texto devem seguir o sistema autor/ano e página (se for o caso), conforme norma APA.

A lista de referências deve ser apresentada no final do texto em ordem alfabética de autor, de acordo com norma APA. Exemplos de citação de obra no texto:

Pires (1998) ou (Pires, 1998)

Fyall e Leask (2007) ou (Fyall & Leask, 2007)

Ritchie e Crouch (2000, p. 6) ou (Ritchie & Crouch, 2000, p. 6)

Ballantyne, Packer e Falk (2011) ou (Ballantyne, Packer, & Falk, 2011)

Ambec, Cohen, Elgie e Lanoie (2013) ou (Ambec, Cohen, Elgie, & Lanoie, 2013)  

Gössling, Hall, Ekström, Engeset e Aall (2012) ou (Gössling, Hall, Ekström, Engeset, & Aall, 2012)

Acima de três autores, acrescenta-se todos os sobrenomes na primeira citação e nas subsequentes informa-se apenas o nome do primeiro autor, seguido de et al.

(Ballantyne et al., 2011)

(Ambec et al., 2013)

(Gössling et al., 2012)

Exemplos de referências:

Ambec, S., Cohen, M. A., Elgie, S., & Lanoie, P. (2013). The Porter Hypothesis at 20: Can Environmental Regulation Enhance Innovation and Competitiveness? Review of Environmental Economics and Policy, 7(1), 2–22.

Ballantyne, R., Packer, J., & Falk, J. (2011). Visitors’ learning for environmental sustainability: Testing short- and long-term impacts of wildlife tourism experiences using structural equation modelling. Tourism Management, 32(6), 1243–1252.

Fyall, A., & Leask, A. (2007). Destination marketing: Future issues – strategic challenges. Tourism and Hospitality Research, 7(1), 50-63

Gössling, S., Hall, C. M., Ekström, F., Engeset, A. B., & Aall, C. (2012). Transition management: a tool for implementing sustainable tourism scenarios? Journal of Sustainable Tourism, 20(6), 899–916.

Pires, P. dos S. (1998). A DIMENSÃO CONCEITUAL DO ECOTURISMO. Turismo - Visão E Ação, 1(1), 75–92.

Ritchie, J.R.B., & Crouch, G. (2000). The competitive destination: A sustainability perspective. Tourism Management, 21(1), 1-7.

INFORMAÇÕES GERAIS

No Microsoft Word há um aplicativo para padronização das referências na norma APA (5ª ou 6ª edição).

Na Internet há vários manuais explicativos para uso das normas APA em textos científicos. Incluir notas de rodapé que forem imprescindíveis, de caráter explicativo, numeradas sequencialmente em algarismos arábicos. Não usar notas de rodapé para incluir referências bibliográficas. Não incluir Anexos ou Apêndices.

Quando da inclusão de nova versão do artigo com os ajustes solicitados pelos avaliadores, o arquivo deverá ser postado no registro já existente, no item avaliação, decisão editorial, versão do autor.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word ou OpenOffice e não ultrapassam 2MB.
  3. URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  4. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  5. A identificação de autoria do trabalho foi removida da opção propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
 

Declaração de Direito Autoral

Autorizo a edição e a publicação de meu trabalho, por prazo indeterminado e a título de colaboração não remunerada, pela Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo RBTur, de acesso gratuito.

 

 

 

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.