Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

 

1. Características do artigo

A Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo (RBTUR) publica artigos que tenham:

I. Tema diretamente relacionado ao turismo.

II. Tema relevante para o conhecimento teórico do turismo.

III. Tema ou abordagem inovadora em relação à literatura existente.

IV. Método de pesquisa com alto rigor científico.

 

Além disso, os artigos publicados na RBTUR devem obrigatoriamente satisfazer os seguintes requisitos:

I. Não ter sido publicado na íntegra em qualquer outro veículo (exceto publicação como trabalho acadêmico - ex.: dissertação ou tese – ou relatório de pesquisa)

II. Não estar em processo de avaliação para publicação em qualquer outro veículo

III. Ser redigido em português, inglês ou espanhol

IV. Ter no máximo de 10 mil palavras (incluindo resumos, referências e todos demais elementos textuais)



2. Autoria

A lista de autores do artigo deve incluir apenas os nomes daqueles que contribuíram significativamente para a concepção, planejamento, execução, análise ou interpretação da pesquisa.

Descrições das contribuições de cada um dos autores deverão ser enviadas juntamente com o artigo (como documento suplementar). Descrições genéricas ou que revelem contribuição mínima de um ou mais autores poderão levar à rejeição do artigo. Um artigo tipicamente têm até 3 autores. Artigos com 4 autores ou mais deverão apresentar descrições especialmente esclarecedoras.

A RBTUR não publica mais de um artigo de um mesmo autor por ano.

 


3. Preparação do artigo

O arquivo principal do artigo deve ser enviado em formato Word (.doc/.docx) ou Writer (.odt) com tamanho máximo de até 5 Mb.

Devem ser tomadas todas as providências possíveis para assegurar a não identificação do(s) autor(es) durante o processo de avaliação:

I. Não inserir o nome dos autores no manuscrito.

II. Não utilizar linguagem que revele a autoria por meio de citações (ex.: “Outro estudo similar já foi publicado pelo mesmo autor (SILVA, 1999)”).

III. Não mencionar financiamentos, auxílios, colaborações ou agradecimentos. Em caso de aceitação para publicação, estes itens deverão ser inseridos na versão final.

IV. Não deixar registro da identidade dos autores nas propriedades do arquivo.

 

Os artigos devem obrigatoriamente conter os seguintes elementos:

I. Título: apresentado em português, inglês e espanhol. Títulos objetivos são desejáveis.

II. Resumo: em português, inglês e espanhol. Deve conter, no máximo, 200 palavras e obrigatoriamente incluir ao menos os seguintes itens:

     i. Objetivo da pesquisa

     ii. Método/técnicas de pesquisa

     iii. Principais resultados

III. Palavras-chave: lista de 3 a 5 termos em português, inglês e espanhol. Deve-se preferencialmente utilizar termos do Tesauro Brasileiro de Turismo (http://www2.eca.usp.br/tesauroturismo/).

IV. Referências: lista completa e exclusiva das obras citadas ao longo do texto.

 

 

4. Documentos suplementares 

Uma breve descrição das contribuições de cada autor para o trabalho deverá ser incluída como documento suplementar no sistema eletrônico de submissão. Para artigos sobre pesquisas que incluíram levantamento de dados, os instrumentos de coleta utilizados também devem ser incluídos como documentos suplementares para que sejam disponibilizados aos avaliadores. Os dados analisados podem eventualmente ser requisitados pelos avaliadores para verificação.

A RBTUR encoraja os autores a publicarem os modelos de instrumentos de pesquisa e os bancos de dados em um repositório aberto e permanente. Essa prática visa dar maior transparência aos trabalhos e ampliar as possibilidades de desdobramentos das pesquisas publicadas por meio do uso dos mesmos dados para a realização de novas análises. Além de ampliar o debate sobre o tema, a disponibilização desses elementos pode também contribuir para o aumento das citações do artigo original, já que este deverá ser mencionado como fonte dos dados utilizados nessas análises adicionais. A publicação dos dados deve ser feita no sistema Mendeley Data (https://data.mendeley.com/) e pode ser realizada após a aceitação do artigo para publicação. A citação e a referência dos dados será incluída no arquivo principal do artigo.

 


5. Formatação

A RBTUR adota uma política de exigência mínima de formatação para a submissão de artigos. Não há padrão de formatação para fontes, parágrafos e páginas. Apenas algumas normas de formatação devem ser obrigatoriamente observadas:

I. Citações longas, com mais de 3 linhas, devem aparecer em parágrafos exclusivos com recuo de 4 cm da margem esquerda.

II. Os títulos das seções do manuscrito devem ser numerados sequencialmente.

III. Tabelas, quadros e figuras devem ser numeradas, receber título próprio e ser mencionadas no texto.

IV. Tabelas, quadros e fórmulas devem ser apresentados em formato editável.

V. Gráficos e diagramas devem ser preferencialmente elaborados em fundo branco e utilizar fonte Calibri, normal, tamanho 10, preta.

VI. Todas as imagens devem ser apresentadas em definição suficiente para perfeita visualização com zoom de 100%.

VII. Textos presentes em imagens devem ser legíveis com zoom de 100%.

VIII. Notas de rodapé devem ser utilizadas apenas se forem imprescindíveis.

 

Caso o autor faça questão de seguir uma norma específica de formatação, sugere-se a norma da American Psychological Association (APA). Note-se que para a formatação o uso dessa norma é apenas uma sugestão, enquanto para as citações e referências ela é obrigatória, conforme apresentado a seguir.

 


6. Citações e referências

As citações ao longo do texto e a lista de referências das obras citadas constante ao final do texto devem seguir a 6ª edição das normas da American Psychological Association (APA).

Para auxílio na tarefa de formatação das citações e referências, recomenda-se o uso de um software de gestão de referências (ex.: Mendeley e Endnote). Além disso, existem vários manuais de padronização APA disponíveis na internet. Dois manuais recomendados são:

Expressões em inglês constantes na norma da APA devem ser traduzidas para o português [ex. “Fyall and Leask (2007)” deve ser traduzido para “Fyall e Leask (2007)”].

As citações no corpo do texto devem seguir o sistema autor/ano. Citações diretas devem indicar também o número da(s) página(s). Exemplos:

  • Beni (1998) ou (Beni, 1998)
  • Fyall e Leask (2007) ou (Fyall & Leask, 2007)
  • Ritchie e Crouch (2000, p. 6) ou (Ritchie & Crouch, 2000, p. 6)
  • Ballantyne, Packer e Falk (2011) ou (Ballantyne, Packer, & Falk, 2011)
  • Gössling, Hall, Ekström, Engeset e Aall (2012) ou (Gössling, Hall, Ekström, Engeset, & Aall, 2012)

Na primeira vez em que aparecer no texto, citações de obras com mais de três autores devem apresentar todos os sobrenomes. Nas citações subsequentes deve ser apresentado apenas o sobrenome do primeiro autor, seguido de et al. Exemplo:

  • (Ballantyne et al., 2011)
  • (Gössling et al., 2012)

A lista de referências deve ser apresentada no final do texto em ordem alfabética de autor, de acordo com norma APA. Exemplos:

Ballantyne, R., Packer, J., & Falk, J. (2011). Visitors’ learning for environmental sustainability: Testing short- and long-term impacts of wildlife tourism experiences using structural equation modelling. Tourism Management, 32(6), 1243–1252.

Beni, M. C. (1998). Análise Estrutural do Turismo. São Paulo: SENAC.

Fyall, A., & Leask, A. (2007). Destination marketing: Future issues – strategic challenges. Tourism and Hospitality Research, 7(1), 50-63

Gössling, S., Hall, C. M., Ekström, F., Engeset, A. B., & Aall, C. (2012). Transition management: a tool for implementing sustainable tourism scenarios? Journal of Sustainable Tourism, 20(6), 899–916.

Ritchie, J.R.B., & Crouch, G. (2000). The competitive destination: A sustainability perspective. Tourism Management, 21(1), 1-7.

 


7. Antes de iniciar o processo de submissão

Todos os autores deverão estar cadastrados no sistema editorial eletrônico como autores da RBTUR. Deverão estar preenchidos, no mínimo, os campos: nome, instituição e email.

 


8. Submissão

A submissão do artigo deve ser feita por meio do sistema editorial eletrônico da RBTUR. Ao fazer seu login no sistema, acesse seu perfil de autor e escolha a opção “Iniciar nova submissão”. Siga os passos indicados pelo sistema.

Certifique-se de que todos os autores foram devidamente incluídos no registro do artigo no sistema. Não será aceita a inclusão de autor após a submissão. A ordem de inclusão dos autores no sistema deve ser a mesma que constará no artigo publicado em caso de aprovação.

 


9. Após a submissão

O acompanhamento do processo editorial pode ser feito por meio do registro do artigo no sistema editorial eletrônico da RBTUR.

O envio de nova versão do artigo com os ajustes solicitados pelos avaliadores deve ser feito no registro já existente, sem a iniciação de uma nova submissão no sistema. O envio deve ser feito na aba ‘Avaliação’, seção ‘Decisão Editorial’, item ‘Transferir Versão do Autor’.

Em caso de aprovação para publicação, os autores serão solicitados a enviar:

I. Versão final do artigo no idioma original, incluindo:

     i. Para cada autor: nome completo, breve biografia, ORCID e descrição das contribuições para o trabalho. O registro do autor no ORCID pode ser obtido gratuitamente em https://orcid.org/.

     ii. Reconhecimentos e agradecimentos pertinentes.

     iii. Tabelas, quadros e fórmulas em formato editável.

II. Artigo traduzido para o idioma inglês, caso idioma original do trabalho seja o português ou o espanhol. Essa versão deverá incluir os mesmos elementos sobre os autores citados no item anterior. A tradução deverá ser feita por pessoa com grande conhecimento do idioma inglês. A versão em inglês de todos os trabalhos passará por um processo de revisão por profissional contratado pela RBTUR. Caso a revisão aponte que a redação em inglês tem qualidade insatisfatória, o trabalho poderá ser rejeitado, mesmo tendo sido previamente aceito para publicação.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. O tema do trabalho é diretamente relacionado ao turismo.
  2. O trabalho não foi publicado na íntegra em qualquer outro veículo (exceto publicação como trabalho acadêmico - ex.: dissertação ou tese – ou relatório de pesquisa).
  3. O trabalho não está em processo de avaliação para publicação em qualquer outro veículo.
  4. A lista de autores do artigo inclui apenas os nomes daqueles que contribuíram significativamente para a concepção, planejamento, execução, análise ou interpretação da pesquisa.
  5. Todos os autores estão cadastrados como autores no sistema editorial eletrônico da RBTUR.
  6. Os emails dos autores registrados no sistema estão corretos e atualizados
  7. Foram tomadas todas as providências para assegurar a não identificação dos autores descritas nas Diretrizes para Autores.
  8. A estrutura e a formatação do trabalho seguem as Diretrizes para Autores da RBTUR.
  9. Se o artigo tem mais de um autor, uma breve descrição das contribuições de cada autor para o trabalho será incluída como documento suplementar.
  10. Se o artigo é sobre pesquisa que incluiu levantamento de dados, o(s) instrumento(s) de coleta utilizado(s) será(ão) incluído(s) como documento(s) suplementar(es).
 

Declaração de Direito Autoral

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:


a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

 

b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

 

c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.