A influência dos relacionamentos interorganizacionais no desempenho de empresas hoteleiras

evidências de destinos peruanos

Autores

  • Daniel Pires Vieira Universidade de Brasília (UnB), Distrito Federal, Brasília, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-2126-2750
  • Edgar Reyes Júnior Universidade de Brasília (UnB), Distrito Federal, Brasília, Brasil.
  • Pamela Lylibeth Asmat Vásquez Universidade de Brasília (UnB), Distrito Federal, Brasília, Brasil. https://orcid.org/0009-0003-4339-5444

DOI:

https://doi.org/10.7784/rbtur.v17.2739

Palavras-chave:

Relacionamentos Interorganizacionais, Clusters, Destinos Turísticos, Hotéis

Resumo

Turismo é uma atividade econômica naturalmente complexa, na qual as organizações e empresas relacionam-se entre si. Partindo da perspectiva de que relacionamentos importam e que diferentes tipos de relacionamento estão disponíveis para as empresas em um destino turístico, o presente trabalho tem por objetivo analisar a relação entre diferentes tipos de relacionamentos interorganizacionais sobre o desempenho das empresas de hospedagem. De forma específica analisam-se os relacionamentos estabelecidos por estabelecimentos de hospedagem de três destinos turísticos peruanos: Cusco, Arequipa e Trujillo. Os dados coletados são de fonte primária e foram analisados a partir da técnica de Análise de Equações Estruturais. Os resultados indicam que somente os relacionamentos verticais influenciam o desempenho das empresas, reforçando o papel da complementariedade. Embora não influenciem diretamente o desempenho, os resultados apontam que as organizações de suporte desempenham papel relevante ao estimular o desenvolvimento de relacionamentos verticais e horizontais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Pires Vieira, Universidade de Brasília (UnB), Distrito Federal, Brasília, Brasil.

Docente do Mestrado Profissional em Administração e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Brasília (PPGA/UnB). Mestre (2013) e Doutor (2017) em Administração pela Universidade de Brasília. Seus principais interesses de pesquisa estão nas áreas de estratégia, relacionamentos interorganizacionais, redes e políticas públicas. Contribuições: concepção da pesquisa, revisão da literatura, análise dos dados e discussão dos resultados.

Edgar Reyes Júnior , Universidade de Brasília (UnB), Distrito Federal, Brasília, Brasil.

Professor Adjunto da Universidade de Brasília, docente do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade de Brasília (PPGA/UnB). Doutor (2012) e mestre (2008) em administração pela Unisinos, dedicou-se aos estudos das relações interorganizacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Confiança, Redes e Relações Estado-Sociedade. Contribuições: concepção da pesquisa, análise dos dados e discussão dos resultados.

Pamela Lylibeth Asmat Vásquez , Universidade de Brasília (UnB), Distrito Federal, Brasília, Brasil.

Graduada em contabilidade e finanças pela Universidad Nacional de Trujillo (2012) e Mestre (2020) em Administração pela Universidade de Brasília. Contribuições: revisão da literatura, coleta de dados e discussão dos resultados.

Referências

Balestrin, A., & Vargas, L. M. A. (2004). Dimensão Estratégica das Redes Horizontais de PMEs: Teorizações e Evidências. RAC – Revista de Administração Contemporânea, Edição Especial, p. 203-227. https://doi.org/10.1590/S1415-65552004000500011

Bengtsson, M., & Kock, S. (2014). Coopetition – Quo Vadis? Past Accomplishments and future challenges. In-dustrial Marketing Management, 43, pp. 180-188. https://doi.org/10.1016/j.indmarman.2014.02.015.

Beritelli, P. (2011). Cooperation Among Proeminent Actors in a Tourist Destination. Annals of Tourism Re-search,. 38(2), p. 607-629. https://doi.org/10.1016/j.annals.2010.11.015.

Bouncken, R. B., & Kraus, S. (2013). Innovation in knowledge-intensive industries: The double-edged sword of coopetition. Journal of Business Research, 66, p. 2060–2070. https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2013.02.032.

Buhalis, D. (2000) Marketing the competitive destination of the future. Tourism Management, 21(1), p. 97-116. https://doi.org/10.1016/S0261-5177(99)00095-3.

Castro, M., Bulgacov, S., & Hoffmann, V. E. (2011). Relacionamentos Interorganizacionais e Resultados: Estudo em uma Rede de Cooperação Horizontal da Região Central do Paraná. RAC - Revista de Administração Contemporânea,15(1), 2. https://doi.org/10.1590/S1415-65552011000100003

Costa, H. A., & Albuquerque, P. H. M. (2013). Cooperar ou Não, Eis a Questão: variáveis associadas à Propensão a Cooperar por parte de Micro e Pequenas Empresas (MPE) do Turismo. Turismo em Análise, 24(1). http://dx.doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v24i1p41-64.

Costa, H. A., Gonçalves, J. S., & Hoffmann, V. E. (2014). Cooperação entre Micro e Pequenas Empresas de Hos-pedagem como fonte de Vantagem Competitiva: estudo dos albergues de Belo Horizonte (MG). Revista Turismo Visão e Ação, 16(1). http://dx.doi.org/10.14210/rtva.v16n1.p6.

Cristo-Andrade, S., & Franco, M. J. (2020). Cooperation as a vehicle for innovation: a study of the effects of firm size and industry type, European Journal of Innovation, 23(3). https://doi.org/10.1108/EJIM-08-2018-0182

Czakon, W. (2018). Network coopetition. Routledge Companion to Coopetition Strategies, 1 ed. p. 47-57.

Czernek, K., & Czakon, W. (2016). Trust-building processes in tourist coopetition: The case of a Polish region. Tourism Management, 52, p. 380-394. https://doi.org/10.1016/j.tourman.2015.07.009.

Dayasindhu, N. (2002). Embeddedness, knowledge transfer, industry clusters and global competitiveness: a case study of the Indian software industry. Technovation, 22(9). https://doi.org/10.1016/S0166-4972(01)00098-0.

Deboçã, L. P., & Martins, R. S. (2015). Interorganizational Relationships in small sized business and their inser-tion in supply chains, Revista de Administração da UFSM, 8(4). https://doi.org/10.5902/1983465912409

Denicolai, S., Cioccarelli, G., & Zuchella, A. (2010). Resource-based local development and networked core-competencies for tourism excellence. Tourism Management, 31(2). https://doi.org/10.1016/j.tourman.2009.03.002.

Dyer, J. H., & Singh, H. (1998). The relational view: cooperative strategy and sources of interorganizational com-petitive advantage. Academy of Management Review, 22, p. 660–679. https://doi.org/10.2307/259056

Fornell, C., & Larcker, D. F. (1981). Structural Equation Models with Unobservable Variables and Measurement Error: Algebra and Statistics. Journal of Marketing Research, 18(1), p. 382-388. http://dx.doi.org/10.2307/3150980.

Fyall, A., Garrod, B., & Wang, Y. (2012). Destination collaboration: a critical review of theoretical approaches to a multi-dimensional phenomenon. Journal of Destination Marketing and Management, 1(1-2). https://doi.org/10.1016/j.jdmm.2012.10.002

Galaso, P., & Miranda, A. R. (2021). The Leading Role of Support Organizations in clusters networks of develop-ing countries. Industry and Innovation, 28(7). https://doi.org/10.1080/13662716.2020.1856046

Gimeno, J. (2004). Competition within and between networks: the contingent effect of competitive embed-dedness in alliance formation. Academy of Management Journal, 47(6), p. 820-842. https://doi.org/10.5465/20159625

Gnyawali, D. R., & Park, B. J. (2009). Co-opetition and technological innovation in small and medium enterprises: a multi-level conceptual model. Journal of Small Business Management. 47(3), p. 308–330. https://doi.org/10.1111/j.1540-627X.2009.00273.x

Gulati, R., Nohria, N., & Zaheer, A. (2000). Strategic Networks. Strategic Management Journal, 21(3). https://doi.org/10.1002/(SICI)1097-0266(200003)21:3%3C203::AID-SMJ102%3E3.0.CO;2-K

Hair Jr., J. F., Black, W. C., Babin, B. J., & Anderson, R. E. (2010). Multivariate Data Analisys. 7 ed. Prentice Hall.

Hervas-Oliver, J. L., Sempere-Ripoll, F., Alvarado, R. R. & Estelles-Miguel, S. (2018). Aglomerations and firm per-formance: who benefits and how much? Regional Studies, 52(3). https://doi.org/10.1080/00343404.2017.1297895

Hoffmann, V. E., & Campos, L. M. S. (2013). Instituições de Suporte, Serviços e Desempenho: um Estudo em Aglomeração Turística de Santa Catarina. RAC – Revista de Administração Contemporânea, 17(1), 2, p. 18-41. https://doi.org/10.1590/S1415-65552013000100003

Hoffmann, V. E., Vieira, D. P., Reyes Junior, E., & Melo, M. (2015). Estrategia empresarial en períodos de crisis: un estudio del sector hotelero de la región metropolitana de Belo Horizonte. Estudios y Perspectivas en Turismo, 24(3). Recuperado de: http://www.scielo.org.ar/scielo.php?pid=S1851-17322015000300013&script=sci_arttext

Hoffmann, V. E., Belussi, F., Martínez-Fernández, M. T., & Reyes Jr., E. (2017). United we stand, divided we fall? Clustered firms´ relationships after the 2008 crisis. Entrepreneurship & Regional Development, 29(7-8). https://doi.org/10.1080/08985626.2017.1343869

Hoffmann, V. E., Molina-Morales, F. X., & Martínez-Fernándes, M. T. (2011). Evaluation of competitiveness in ceramic industrial districts in Brazil. European Business Review, 23, p. 87-105. https://doi.org/10.1108/09555341111098008

Hu, I., Chang, C., & Lin, Y. (2020). Using big data and social network analysis for cultural tourism planning in Hakka villages. Tourism and Hosputality Research, 21(1). https://doi.org/10.1177%2F1467358420957061.

INEI (2018). Indices por sector – Turismo. Recuperado de: https://www.inei.gob.pe/estadisticas/indice-tematico/turismo-11176/

Jamal, T. B., & Getz, D. (1995). Collaboration Theory and Community Tourism Planning. Annals of Tourism Re-search, 22(1), p. 186-204. https://doi.org/10.1016/0160-7383(94)00067-3

Kylänen, M., & Rusko, R. (2011). Unintentional coopetition in the service industries: The case of Pyha¨-Luosto tourism destination in the Finnish Lapland. European Management Journal, 29, p. 193–205. https://doi.org/10.1016/j.emj.2010.10.006

Labben, T. G., & Mungall, A. (2007). The Influence of the Intensity of Collaboration and Type of Management on the Performance of Swiss Hotels. Advances in Hospitality and Leisure, 3. https://doi.org/10.1016/S1745-3542(06)03009-8

Lamprinopoulu, C., & Tregar, A. (2011). Inter-firm relations in SME clusters and the link to marketing perfor-mance. Journal of Business & Industrial Marketing, 26, 6. https://doi.org/10.1108/08858621111156412

Lazzeretti, L., Capone, F., Caloffi, A., & Sedita, R. (2019). Rethinking clusters. Towards a new research agenda for cluster research. European Planning Studies, 27(10). https://doi.org/10.1080/09654313.2019.1650899

Lechner, C. & Leyronas, C. (2012). The Competitive Advantage of cluster firms: the priority of regional network position over extra-regional networks – a study of a French high-tech cluster. Entrepreneurship & Re-gional Development, 24:5-6. https://doi.org/10.1080/08985626.2011.617785

Lundberg, H., & Andresen, E. (2012). Cooperation among Companies, universities and local government in Swe-dish context. Industrial Marketing Management, 41, p. 429-437. https://doi.org/10.1016/j.indmarman.2011.06.017

Macedo, R., Martins, R. S., Rossoni, L., & Martins, G. S. (2017). Trust in relationships and business cluster. RAE – Revista de Administração de Empresas, 57(4). https://doi.org/10.1590/S0034-759020170404

Maggioni, I., Marcoz, E. M., & Mauri, C. (2014). Segmenting networking orientation in the hospitality Industry: an empirical research on service bundling. International Journal of Hospitality Management, 42, p. 192–201. https://doi.org/10.1016/j.ijhm.2014.07.002

Marôco, J. (2014). Análise de Equações Estruturais: Fundamentos teóricos, software e aplicações. 2 ed. Report Number.

Mincetur (2018). Compendio de cifras de Turismo. Recuperado de: https://www.mincetur.gob.pe/turismo/publicaciones/compendio-cifras-turismo/

Molina-Morales, F. X., & Martínez-Fernández, M. T. (2009). Too much love in the neighborhood can hurt: how an excess of intensity and trust in relationships may produce negative effects on firms. Strategic Manage-ment Journal, 30(9), p. 1013-1023. https://doi.org/10.1002/smj.766

Montoro-Sanchez, A., Garavito-Hernández, Y., & Romero-Martínez, A. M. (2021). The Effect of the Diversity of Interorganizational Partners on Product Innovation. RAE – Revista de Administração de Empresas, 61(4). https://doi.org/10.1590/S0034-759020210406

Mwesiumo, D. & Halpern, N. (2017). A review of empirical research on interorganizational relations in tourism. Current Issues in Tourism, 22(4). https://doi.org/10.1080/13683500.2017.1390554

Oum, T. H., Park, J., Kim, K., & Yu, C. (2004). The Effect of Horizontal Alliances on Firm Productivity and Profitabil-ity: evidence from the global airline industry. Journal of Business Research, 57(8). https://doi.org/10.1016/S0148-2963(02)00484-8

Park, B. J. R., Srivastava, M. K., & Gnyawali, D. R. (2014). Walking the tight rope of coopetition: Impact of compe-tition and cooperation intensities and balance on firm innovation Performance. Industrial Marketing Management, 43(2). https://doi.org/10.1016/j.indmarman.2013.11.003

Pereira, C. E. C., Azevedo, A. C., Giglio, E. M., & Boaventura, J. M. G. (2021). Organizações de Apoio no Auxílio à Governança em Clusters Competitivos. Iberoamerican Journal of Strategic Management, 20, Special Is-sue. https://doi.org/10.5585/riae.v20i1.16134

Porter , M. E. (1990). The Competitive Advantage of Nations. The MacMillan Press, London.

Prats, L. L., Guia, J., & Molina, F. X. (2008). How Tourism Destinations Evolve: The Notion of Tourism Local Inno-vation System. Tourism and Hospitality Research, 8(3). https://doi.org/10.1057%2Fthr.2008.24

Prim, A. L., Amal, M., & Carvalho, L. (2016). Regional Cluster, Innovation and Export Performance: an Empirical Study, BAR, 13(2). https://doi.org/10.1590/1807-7692bar2016160028

Raposo, M. L., Ferreira, J. J. M., & Fernandes, C. I. (2014). Local and cross-border SME cooperation: Effects on innovation and performance. Revista Europea de Dirección y Economía de la Empresa, 23, p. 157-165. https://doi.org/10.1016/j.redee.2014.08.001

Raza-Ullah, T., Bengtsson, M., & Kock, S. (2014). The coopetition paradox and tension in coopetition at multiple levels. Industrial Marketing Management, 43(2). https://doi.org/10.1016/j.indmarman.2013.11.001

Ritala, P., & Tidstrom, A. (2014). Untangling the value-creation and value-appropriation elements of coopetition strategy: A longitudinal analysis on the firm and relational levels. Scandinavian Journal of Management, 30, p. 498—515. https://doi.org/10.1016/j.scaman.2014.05.002

Sacomano Neto, M., & Paulillo, L. F. O. (2012). Estruturas de Governança em Arranjos Produtivos Locais: um estudo comparativo nos arranjos calçadistas e sucroalcooleiro no estado de São Paulo. Revista de Administração Pública, 46(4). https://doi.org/10.1590/S0034-76122012000400011

Segatto-Mendes, A. P., & Mendes, N. (2006). Cooperação tecnológica universidade-empresa para eficiência energética: um estudo de caso. RAC – Revista de Administração Contemporânea, 10(spe). https://doi.org/10.1590/S1415-65552006000500004

Silva, D. L. B., Hoffmann, V. E., & Costa, H. A. (2020) Trust in tourism cooperation networks: analysis of its role and linked elements in Parnaíba, Piauí, Brazil. Brazilian Journal of Tourism Research, 14(2). https://doi.org/10.7784/rbtur.v14i2.1535

Teller, C., Alexander, A., & Floh, A. (2016). The Impact of Competition and Cooperation on the performance of a retail agglomeration and its stores. Industrial Marketing Management, 52. https://doi.org/10.1016/j.indmarman.2015.07.010

Verschoore, J. R., & Balestrin, A. (2008). Fatores relevantes para o estabelecimento de redes de coopera¬ção entre empresas do Rio Grande do Sul. RAC – Revista de Administração Contemporânea, Curitiba, 12(4). https://doi.org/10.1590/S1415-65552008000400008.

Verschoore, J. R., Balestrin, A., & Teixeira, R. (2017). Network management and associated firms’ outcomes: multilevel analysis in the Southern Brazilian context. Journal of Management and Governance, 20(4). https://doi.org/10.1007/s10997-016-9345-5

Volgger, M., & Pechlaner, H. (2015). Governing networks in tourism: what have we achieved, what is still to be done and learned? Tourism Review, 70(4). https://doi.org/10.1108/TR-04-2015-0013

Vieira, D. P., Hoffmann, V. E., Reyes Júnior, E., & Boari, C. (2022). Clusters or Networks: interorganizational rela-tionships influence on Brazilian hotel performance, Tourism Review, 77(2). https://doi.org/10.1108/TR-07-2020-0342

Vieira, D. P., Hoffmann, V. E., & Reyes Júnior, E. (2018). La Dinámica de Cooperación entre Empresas de Hospedaje. Estudios y Perspectivas em Turismo, 27(3), pp. 588-608.

Wilke, E. P., Costa, B. K., Freire, O. B. L., & Ferreira, M. P. (2019). Interorganizational cooperation in tourist desti-nation: building performance in the hotel industry. Tourism Management, 72, p. 340-351. https://doi.org/10.1016/j.tourman.2018.12.015

Wu, J. (2014). Cooperation with competitors and product innovation: moderating effects of technological capabil-ity and alliances with universities. Industrial Marketing Management, 43(2). https://doi.org/10.1016/j.indmarman.2013.11.002

Zee, E., & Vanneste, D. (2015). Tourism networks unravelled; a review of the literature on networks in tourism management studies. Tourism Management Perspectives, 15, p. 46–56. https://doi.org/10.1016/j.tmp.2015.03.006

Zemla, M. (2014). Inter-destination cooperation: Forms, facilitators and inhibitors – The case of Poland. Journal of Destination Marketing & Management, 3(4). https://doi.org/10.1016/j.jdmm.2014.07.001

Downloads

Publicado

2023-05-05

Como Citar

Vieira, D. P., Reyes Júnior , E., & Vásquez , P. L. A. (2023). A influência dos relacionamentos interorganizacionais no desempenho de empresas hoteleiras: evidências de destinos peruanos. Revista Brasileira De Pesquisa Em Turismo, 17, 2739. https://doi.org/10.7784/rbtur.v17.2739

Edição

Seção

Artigos - Gestão do Turismo