Trabalho institucional identitário no campo organizacional do Turismo
DOI:
https://doi.org/10.7784/rbtur.v16.2554Palavras-chave:
Trabalho institucional, Identidade do destino turístico, Legitimidade, Institucionalismo OrganizacionalResumo
O estudo teve como objetivo compreender como o trabalho institucional realizado no campo organizacional do turismo constrói socialmente a identidade turística de um destino. Para isso, realizou-se um estudo de caso no município de Conde (PB) mapeando-se os atores organizacionais e seus respectivos papéis na atividade turística do município e, por meio de uma análise qualitativa de conteúdo, identificou-se elementos que evidenciam sua identidade turística, verificando ações pertinentes ao trabalho institucional responsável pela construção social dessa identidade. Assume-se um enfoque institucionalista aplicado ao campo do Turismo, articulando os aportes do trabalho institucional e da construção social de identidades. Conclui-se que o município possui um arcabouço identitário diverso em que atores heterogêneos, com atividades-fim distintas, têm realizado ações individuais e não colaborativas indicando um processo de construção multi-identitário que o tem impedido de se tornar tanto um atrativo turístico competitivo quanto a converter-se em um destino turístico final. Assim, demonstra-se que (i) a identidade representa um mecanismo no processo de institucionalização do destino em um campo organizacional, (ii) a legitimação da identidade local influencia diretamente no fortalecimento da atividade turística, e que (iii) o modo como uma determinada localidade é reconhecida por seus atributos centrais, distintivos e duradouros, definirá qual público se motivará a visitá-la.
Downloads
Referências
Albuquerque, M. C. B., & Oliveira, S. A. (2020). A construção social da identidade turística: uma visão do Institucionalismo Organizacional. Revista Turismo em Análise – RTA, 31(3), 435-454. https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v31i3p435-454
Araújo, V. S., Farias, L. A. & Bedendo, M. H. (2015). O valor simbólico da sustentabilidade e as formas de sua apropriação pelas empresas: o exemplo das marcas Prius, Natura e Patagonia. Comunicação & Informação, 18(1), 140-156. https://doi.org/10.5216/34514
Bedendo, M. (2019). Branding: Processos e Práticas para a Construção de Valor. São Paulo: Saraiva Educação.
Berger, P. L., & Luckmann, T. (2003). A Construção Social da Realidade. Petrópolis: Vozes.
Berselli, C., Tricárico, L. T. & Rossini, D. D. M. (2019). Os signos e símbolos do patrimônio nas ações do marketing, uma relação possível? Reflexões a partir das campanhas da Feira Nacional do Doce (Fenadoce) de Pelotas/RS, Brasil. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 13, 72-91.https://doi.org/10.7784/rbtur.v13i1.1479
Besharov, M. L. & Brickson, S. L. (2016). Organizational Identity and Institutional Forces: Toward an Integrative Framework (pp. 396-414). In: Pratt, M. G., Schultz, M., Ashforth, B. E., & Ravasi, D. (Eds.), The Oxford Hand-book of Organizational Identity. New York: Oxford University Press. https://doi.org/10.1093/oxfordhb/9780199689576.013.2
Bramwell, B. (2004). Partnerships, Participation, and Social Science Research in Tourism Planning, p. 541-554). In: Lew, A. A. C., Hall, C. M., & Williams, A. (Eds). A Companion to Tourism. USA: Blackwell Publishing. https://doi.org/10.1002/9780470752272.ch43
Cajaiba-Santana, G., Faury, O., & Ramadan, M. (2020). The emerging cruise shipping industry in the artic: institutional pressures and institutional voids. Annals of Tourism Research, 80, 102796. https://doi.org/10.1016/j.annals.2019.102796
Cárdenas-Garcia, P. J., Sánchez-Rivero, M., & Pulido-Fernández, J. I. (2015). Does Tourism Growth Influence Economic Development? Journal of Travel Research, 54(2), 206-221. https://doi.org/10.1177%2F0047287513514297
Carrieri, A. D. P., Saraiva, L. A. S., & Pimentel, T. D. (2008). A institucionalização da feira hippie de Belo Horizonte. Organizações & Sociedade, 15(44), 63-79. https://doi.org/10.1590/S1984-92302008000100004
Cooper, C., Fletcher, J., Fyall, A., Gilbert, D., & Wanhill, S. (2008). Turismo: Princípios e Práticas. (3. ed.). Porto Alegre: Bookman.
Creed, W. E. D., DeJordy, R., & Lok, J. (2010). Being the Change: Resolving Institutional Contradiction through Identity Work. Academy of Management Journal, 53(6), 1336-1364. https://doi.org/10.5465/amj.2010.57318357
Creed, W. E. D., Scully, M. A., & Austin, J. R. (2002). Clothes Make the Person? The Tailoring of Legitimating Accounts and the Social Construction of Identity. Organization Science, 13(5), 475-496. http://www.jstor.org/sta-ble/3086073
Earl, Anna, & Hall, Michael. (2021). Institutional Theory in Tourism and Hospitality. New York: Routledge.
Falaster, C., Zanin, L. M., & Guerrazzi, L. (2017). A Teoria Institucional na pesquisa em Turismo: novas oportunidades de uma teoria em evolução. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 11(2), 270-293. https://doi.org/10.7784/rbtur.v11i2.1310
Fecomercio PB. (2018). Pesquisa de turismo na Paraíba. https://www.fecomercio-pb.com.br/index.php?op-tion=com_phocadownload&view=categor y&id=7:pesquisa-do-turismo-na-paraiba&Itemid=76
Glynn, M. A. (2008). Beyond Constraint: How Institutions Enable Identities (pp. 413-430). In: Greenwood, R., Oliver, C., Sahlin, K., & Suddaby, R. (Eds.). The SAGE Handbook of Organizational Institutionalism. 1. ed. London: SAGE Publications. https://doi.org/10.4135/9781849200387.n17
Glynn, M. A. (2017). Theorizing the Identity-Institution Relationship: Considering Identity as Antecedent to, Consequence of, and Mechanism for, Processes of Institutional Change (pp. 243-258). In: Greenwood, R., Oliver, C., Lawrence, T. B., & Meyer, R. E. (Eds.). The SAGE Handbook of Organizational Institutionalism. 2. ed. London: SAGE Publications. https://doi.org/10.4135/9781446280669.n10
Glynn, M. A., & Watkiss, L. (2012). Exploring Cultural Mechanisms of Organizational Identity Construction (pp. 63-88). In: Schultz, M., Maguire, S., Langley, A., & Tsoukas, H. (Eds.). Constructing Identity in and around Organizations (Perspectives on Process Organization Studies). New York: Oxford University Press. https://doi.org/10.1093/acprof:oso/9780199640997.003.0004
Hall, C. M. (2000b). Tourism Planning: Policies, Processes and Relationships. Harlow: Prentice Hall.
Hampel, C. E., Lawrence, T. B., & Tracey, P. (2017). Institutional Work: Taking Stock and Making it Matter (pp. 558-590). In: Greenwood, R., Oliver, C., Lawrence, T., & Meyer, R. E. (Eds.). The SAGE Handbook of Organizational Institutionalism. 2. ed. London: SAGE Publications. https://doi.org/10.4135/9781446280669.n22
Jacometti, M., Lago, E. C. W., & Bonfim, L. R. C. (2022). Institutional Work Affecting Institutions in a Tourism Cluster. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 16, e-2099. https://doi.org/10.7784/rbtur.v16.2099
Katila, S., Laine, P-M., & Parkkari, P. (2019). Sociomateriality and Affect in Institutional Work: Constructing the Identity of Start-Up Entrepreneurs. Journal of Management Inquiry, 28(3), 381-394. https://doi.org/10.1177/1056492617743591
Kraatz, M., Phillips, N., & Tracey, P. (2016). Organizational Identity in Institutional Theory (pp. 354-374). In: Pratt, M. G., Schultz, M., Ashfort, B. E., & Ravasi, D. (Ed.). The Oxford Handbook of Organizational Identity. New York: Oxford University Press. https://doi.org/10.1093/oxfordhb/9780199689576.013.14
Laperrière, A. (2012). Os Critérios de Cientificidade dos Métodos Qualitativos (pp. 410-435). In: Poupart, J., Deslauriers, J-P., Groulx, L-H., Laperrière, A., Mayer, R., & Pires, A. P. (Org.). A Pesquisa Qualitativa: Enfoques Epistemológicos e Metodológicos. 3. ed. Petrópolis: Vozes.
Lawrence, T., & Suddaby, R. (2006). Institutions and Institutional Work (pp. 215-254). In: S. R. Clegg, C., Hardy, T. B., Lawrence, W. R., & Nord (Eds.). Handbook of Organization Studies. London: SAGE Publications. https://doi.org/10.4135/9781848608030.n7
Lawrence, T. B., Suddaby, R., & Leca, B. (2009). Introduction: Theorizing and Studying Institutional Work (pp. 1-27). In: Lawrence, T. B., Suddaby, R., & Leca, B. (Eds.). Institutional Work: Actors and Agency in Institutional Studies of Organizations. Cambridge: Cambridge University Press. https://doi.org/10.1017/CBO9780511596605
Leung, A., Zietsma, C., & Peredo, A. M. (2014). Emergent Identity Work and Institutional Change: The 'Quiet' Revolution of Japanese Middle-Class Housewives. Organization Studies, 35(3), 423-450. https://doi.org/10.1177%2F0170840613498529
Liu, S., Lai, D., & Li, Z. (2022). The identity construction of Chinese anime pilgrims. Annals of Tourism Research, 93, 103373. https://doi.org/10.1016/j.annals.2022.103373
Monteiro, P., & Nicolini, D. (2015). Recovering Materiality in Institutional Work: Prizes as an Assemblage of Human and Material Entities. Journal of Management Inquiry, 24(1), 61-81. https://doi.org/10.1177/1056492614546221
Murphy, P. (1985). Tourism: A Community Approach. London: Routledge.
O'Reilly, M., & Parker, N. (2012). 'Unsatisfactory Saturation': A Critical Exploration of the Notion of Saturated Sample
Sizes in Qualitative Research. Qualitative Research, 13(2), 190-197. https://doi.org/10.1177/1468794112446106
Panosso Netto, A. (2010). O Que é Turismo. São Paulo, SP: Editora Brasiliense.
Phillips, N. & Lawrence, T. B. (2012). The Turn to Work in Organization and Management Theory: Some Implications for Strategic Organization. Strategic Organization, 10(3), 223-230. https://doi.org/10.1177/1476127012453109
Prefeitura da cidade de Conde. (2019). Institucional. http://conde.pb.gov.br/.
Schreier, M. (2014). Qualitative Content Analysis, 170-183. In: Flick, U. (Ed.). The SAGE Handbook of Qualitative Data Analysis. London: SAGE Publications. https://doi.org/10.4135/9781446282243.n12
Scott, W. R. (2014). Institutions and Organizations: Ideas, Interests, and Identities. 4. ed. London, Thousand Oaks, CA & New Dehli: Sage Publications.
Sousa, B., & Vasconcelos, S. (2018). Branding territorial e o papel da imagem no comportamento do consumidor em turismo: O caso de Arouca. European Journal of Applied Business Management, Special Issue, 1-14.
Stake, R. E. (2005). Qualitative Case Studies (pp. 443-466). In: Denzin, N. K., & Lincoln, Y. S. (Eds.). The SAGE Handbook of Qualitative Research. 3. ed. London: SAGE Publications.
Stake, R. E. (2011). Pesquisa Qualitativa: Estudando Como as Coisas Funcionam. Porto Alegre: Penso.
Whetten, D. A. (2006). Albert and Whetten Revisited – Strengthening the Concept of Organizational Identity. Journal of Management Inquiry, 15(3), 219-234. https://doi.org/10.1177/1056492606291200
Wooten, M., & Hoffman, A. J. (2017). Organizational Fields: Past, Present and Future, pp. 55-74. In: Greenwood, R., Oliver, C., Lawrence, T., & Meyer, R. E. (Ed.). The SAGE Handbook of Organizational Institutionalism. 2. ed. London: SAGE Publications. https://doi.org/10.4135/9781446280669.n3
Yang, I-C. M., French, J. A., Lee, L. M. Q., & Shrestha, K. M. (2021). An institutional isomorphism perspective of tourism impact. Annals of Tourism Research, 86, 102921. https://doi.org/10.1016/j.annals.2020.102921
Zarpelon, F. M., Bittencourt, A. C., Faccin, K., & Balestrin, A. (2019). A Decade of Institutional Work: Context and Opportunities for Research. Organizações & Sociedade, 26(91), 750-775. https://doi.org/10.1590/1984-9260917
Zietsma, C., & Lawrence, T. B. (2010). Institutional Work in the Transformation of an Organizational Field: The Inter- play of Boundary Work and Practice Work. Administrative Science Quarterly, 55(2), 189-221. https://doi.org/10.2189/asqu.2010.55.2.189
Zucco, F. D., Quadros, C. M. B., Schmitt, J. R., & Fiuza, T. F. (2017). Imagem e Identidade Turísticas Relacionadas às Práticas e Bens Culturais Percebidas pelos Residentes: Perspectivas a Partir da Cidade de Blumenau, Santa Catarina, Brasil. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 11(2), 320-346. https://doi.org/10.7784/rbtur.v11i2.1309
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Mariene Cavalcante Borba de Albuquerque, Samir Adamoglu Oliveira
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Pública Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).