Sobre a Revista
Breve Histórico
A Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo (RBTUR) é uma revista da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo (ANPTUR) criada em 2007. A missão da RBTUR é disseminar resultados de pesquisas científicas consistentes, inovadoras e relevantes sobre turismo, contribuindo para o avanço do conhecimento nesse campo de estudo e para o desenvolvimento socioeconômico sustentável.
Foco e Escopo
A RBTUR publica artigos inéditos resultantes de pesquisas científicas relevantes, originais, consistentes sobre turismo. No foco principal estão as pesquisas que ofereçam contribuições conceituais, teóricas ou metodológicas significativas para o turismo. São publicadas pesquisas desenvolvidas sob diferentes perspectivas filosóficas e metodológicas. A RBTUR valoriza artigos que contribuam para o desenvolvimento social, econômico, cultural e ambiental no Brasil e na América Latina.
Para serem aceitos para publicação, os artigos submetidos à RBTUR devem ter associação direta e explícita com o turismo. A RBTUR recebe e publica artigos em português, inglês ou espanhol. São aceitos artigos escritos por quaisquer autores, independentemente de suas afiliações institucionais e níveis de formação. Não há limite do número de artigos de um mesmo autor por ano. Os artigos passam por um processo de revisão cega por pares. A revista é organizada em quatro seções principais:
- Artigos - Turismo e Sociedade: publica artigos relativos às questões sociais, culturais e ambientais referentes ao uso turístico em diferentes tempos e espaços. Esta seção inclui artigos científicos sobre turismo em diálogo com as ciências humanas e sociais, tais como história, sociologia, educação, geografia, artes, antropologia, arquitetura e urbanismo, museologia, gastronomia, literatura, psicologia, filosofia, lazer, mobilidade e hospitalidade.
- Artigos - Gestão do Turismo: publica artigos voltados para temas relacionados à administração de destinos e negócios turísticos. Esta seção, naturalmente, inclui artigos sobre diversos aspectos desses elementos, tais como políticas públicas, administração pública e de empresas, economia, gestão organizacional, marketing, ciências comportamentais, tecnologia, planejamento territorial e outros.
- Revisões de literatura: publica artigos que mapeiam e sistematizam a produção científica existente sobre determinado tópico a fim de identificar lacunas, integrar abordagens fragmentadas e propor direções futuras de investigação. As revisões de literatura devem abordar temas de relevância consolidada ou emergente no campo do Turismo com expressiva produção científica acumulada.
- Perspectivas: veicula ensaios e artigos especiais, escritos por autores convidados. Os trabalhos não passam por avaliação por pares.
Não fazem parte do escopo da RBTUR os artigos que apresentem resultados e discussões limitados exclusivamente a um objeto de estudo único (ex.: um destino ou uma empresa). Para serem de interesse da RBTUR, os estudos baseados em um único objeto devem partir deste para discutir conceitos, teorias ou métodos, despertando o interesse de um público leitor mais amplo.
Os recursos financeiros para manutenção da revista são providos pela ANPTUR e, eventualmente, por órgãos públicos de fomento à pesquisa. Nossa política editorial segue a comunicação de pesquisa no modus operandi de Ciência Aberta. Não são cobradas quaisquer taxas para submissão, avaliação ou publicação dos artigos.
Acesso Aberto
Este periódico segue o modelo de Acesso Aberto (Open Access), permitindo o acesso virtual, sem restrição (incluindo restrições financeiras), a todos os textos científicos publicados pelo periódico.
Acesso aberto é a condição em que o detentor dos direitos autorais de um trabalho acadêmico concede direitos de uso a terceiros usando uma licença aberta (Creative Commons Attribution CC-BY 4.0), permitindo acesso gratuito imediato ao artigo e autorizando qualquer usuário a ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, rastreá-los para indexação, passá-los como dados para software ou usá-los para qualquer outra finalidade legal.
Conformidade com a Ciência Aberta
Este periódico segue o modelo Gold Open Access. Todos os artigos e conteúdos são disponibilizados de forma imediata e gratuita no site da RBTUR. Além disso, a RBTUR adota e apoia o modus operandi Ciência Aberta nos termos propostos pelo SciELO.
Preservação Digital
Este periódico segue os padrões definidos no programa de Política de Preservação Digital do Programa SciELO.
POLÍTICA EDITORIAL
Preprints
A RBTUR aceita a submissão de preprints depositados nos servidores SciELO Preprints e arXiv. A admissibilidade de Preprints de outros servidores será analisada pelos editores do periódico. Os autores devem informar a URL do preprint no arquivo do manuscrito, logo abaixo do título do artigo. O processo de avaliação de manuscritos depositados como preprints é regular, exceto pelo fato de que os avaliadores têm conhecimento da autoria. Em caso de publicação, os autores se comprometem a registrar o DOI do artigo publicado na plataforma de preprints.
Processo de avaliação por pares
Ao serem recebidos, os artigos passam por um processo de avaliação editorial, no qual são avaliados o cumprimento das normas definidas nas diretrizes para autores, a qualidade da redação e o enquadramento no escopo da revista (associação direta do tema ao turismo, relevância, originalidade, consistência).
Os artigos aprovados na avaliação editorial são submetidos à avaliação por pares. Nesta etapa, os artigos são examinados por, no mínimo, dois pesquisadores com experiência no tema e/ou no método de pesquisa.
A avaliação é feita de forma duplo-cega ou simples-cega. A identidade dos avaliadores não é divulgada, embora a identidade dos autores possa ser conhecida pelos avaliadores em casos específicos, como quanto há publicação de preprints ou de divulgação prévia da pesquisa em eventos científicos ou em teses/dissertações.
Os avaliadores não podem ter conflitos de interesse na avaliação do artigo, declarando essa condição de forma explícita. A lista completa de avaliadores atuantes na RBTUR é publicada como último documento de cada ano.
Os avaliadores são orientados a atentar, ao menos, para os seguintes aspectos dos artigos:
- Relevância
- Originalidade
- Consistência metodológica e da argumentação
- Qualidade da revisão da literatura
Por fim, os avaliadores indicam o artigo para publicação, alteração ou rejeição. Quando sofre alterações substanciais como consequência dos pareceres dos avaliadores, o artigo pode ser submetido a uma nova rodada de avaliações. Os artigos são publicados apenas após receberem pareceres favoráveis de todos os avaliadores.
A seção Perspectivas publica trabalhos especiais convidados, não sendo avaliados por pares.
A versão final do artigo, publicada no periódico, contém o nome do(a) editor(a) responsável pela publicação.
Dados abertos
Os manuscritos devem vir acompanhados de uma declaração de disponibilidade dos dados usados e gerados na pesquisa. Por dados de pesquisa entende-se os conteúdos (dados numéricos, textos, programas de computador, imagens, áudios, vídeos, etc.) usados ou gerados na pesquisa e subjacentes aos textos dos artigos organizados em arquivos. A declaração de disponibilidade dos dados de uma pesquisa pode ter quatro tipos de apresentações:
- Os dados relevantes estão disponíveis em [URL].
- Todos os dados relevantes estão disponíveis no texto.
- Os dados devem ser solicitados ao(à) autor(a) pelo email [informar o email].
- Os dados não estão disponíveis por [indicar o motivo: restrições éticas, restrições dos direitos de propriedade e distribuição, outro - especificar].
A RBTUR apoia o movimento da ciência aberta, buscando estender essa perspectiva também ao âmbito dos dados utilizados nas pesquisas. Assim sendo, para artigos sobre pesquisas que incluem análise de dados, sejam quantitativos ou qualitativos, recomenda-se que os dados sejam disponibilizados em um repositório de acesso aberto e permanente. A declaração de que os dados não estão disponíveis é recomendada apenas em casos de restrição ética ou de propriedade.
Essa prática visa dar maior transparência aos artigos e ampliar as possibilidades de desdobramentos das pesquisas publicadas por meio do uso dos mesmos dados para a realização de novas análises. A disponibilização aberta de dados pode também contribuir para o aumento das citações do artigo original.
A publicação dos dados deve ser feita no Dataverse da RBTUR no SciELO Data (https://data.scielo.org/dataverse/brrbtur).
Cobrança de Taxas
A RBTUR não cobra nenhuma taxa de autores ou leitores, incluindo taxas de submissão, avaliação, publicação ou acesso aos conteúdos.
Política de Ética e Más condutas, Errata e Retratação
A RBTUR adota as políticas estabelecidas pelo Committee on Publication Ethics (COPE) para as situações de má conduta ética:
- Suspeita de publicação em duplicidade
- Suspeita de similaridade
- Suspeita de fabricação de dados
- Alterações de autoria (inclusão/exclusão)
- Suspeita de autoria (“ghost”, “guest” or “gift”)
- Suspeita de conflito de interesse não declarado pelo autor
- Suspeita de problema ético em artigo submetido à publicação
- Suspeita de uso inapropriado de informação pelo avaliador
A RBTUR segue as normas do SciELO para tratamento de questões éticas, incluindo o Guia de Boas Práticas para o Fortalecimento da Ética na Publicação Científica, o Guia para Publicação de Errata, Guia para Publicação de Retratação e o Guia para Publicação de Adendo.
Política sobre Conflito de Interesses
Ao submeter o manuscrito, os autores são responsáveis por reconhecer e revelar conflitos de interesses que possam ter influenciado o trabalho. Caso haja, ainda que potencialmente, conflito de interesses, o(s) autor(es) deve(m) informá-lo a título de “Comentários para o editor” na plataforma de submissão.
Ao aceitarem um convite para avaliação de manuscrito, os avaliadores declaram não ter conflito de interesses.
Caracterizam conflito de interesses aqueles de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira. Conflitos de interesses podem ocorrer quando autores, revisores ou editores possuem interesses que podem influenciar na elaboração ou avaliação de manuscritos. Para mais informações: Disclosure of Financial and Non-Financial Relationships and Activities, and Conflicts of Interest.
Adoção de softwares de verificação de similaridade
A RBTUR faz uso discricionário de softwares para verificação de similaridade na etapa de avaliação editorial dos manuscritos. As informações oferecidas pelos softwares são avaliadas qualitativamente. Trechos com mais de cinco palavras idênticas às de outra publicação sem a devida referência podem ser considerados inaceitáveis.
Adoção de softwares uso de recursos de Inteligência Artificial
A RBTUR não faz uso de softwares de inteligência artificial (IAG) no processamento e avaliação dos manuscritos.
O uso de IA generativa por parte dos autores é aceita nos seguintes casos:
- No processo de escrita ou tradução, para melhorar a legibilidade e a linguagem do manuscrito.
- Como objeto de pesquisa, sendo o uso detalhadamente descrito na seção de método.
A tecnologia deve ser aplicada com supervisão e controle humanos. Os autores devem revisar e editar cuidadosamente o resultado, pois, em última instância, são totalmente responsáveis pelo conteúdo do artigo. Ocultar o uso e o conteúdo de IA é uma falha ética que viola os princípios de transparência e honestidade em pesquisa.
Questões de Sexo e Gênero
A equipe editorial da RBTUR, além dos autores que publicam na revista, deve sempre observar as diretrizes sobre Equidade de Sexo e Gênero em Pesquisa (Sex and Gender Equity in Research – SAGER). As diretrizes SAGER compreendem um conjunto de diretrizes que orientam o relato de informações sobre sexo e gênero no desenho do estudo, na análise de dados e nos resultados e interpretação dos achados. Além disso, a RBTUR observa a política de equidade de gênero na formação de seu corpo editorial.
Comitê de Ética
Quando a pesquisa reportada no artigo exigir aprovação de Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), os autores devem anexar a declaração de aprovação do CEP da instituição responsável.
Direitos Autorais
Autores de artigos publicados pela RBTUR mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution BY 4.0, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o artigo original seja corretamente citado. Em troca, concedem à RBTUR o direito de primeira publicação.
Propriedade Intelectual e Termos de Uso
Todo o conteúdo da revista e os artigos publicados pela RBTUR, exceto onde especificado de outra forma, estão licenciados sob a licença Creative Commons Attribution BY.
A RBTUR encoraja os autores a autoarquivar seus manuscritos aceitos, publicando-os em blogs pessoais, repositórios institucionais e mídias sociais acadêmicas, bem como postando-os em suas mídias sociais pessoais, desde que seja incluída a citação completa à versão do website da revista.
Patrocinadores e Agências de Fomento
A RBTUR é mantida pela Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo (ANPTUR) com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
ÉTICA NA PUBLICAÇÃO
O Código de Ética da RBTUR explicita os princípios básicos que norteiam a conduta de todos os membros e parceiros que interagem no processo de publicação – autores, avaliadores, editores, membros do conselho e corpo editorial, revisores, tradutores, equipe editorial, etc.
Para fazer parte e desempenhar qualquer papel no processo de publicação da RBTUR, é necessário estar de acordo com os princípios deste Código de Ética, expostos a seguir, e posicionar-se como referência em termos de conduta e integridade ética.
O Código de Ética da RBTUR apoia-se nos princípios dos Códigos de Ética da SciELO, presentes no “Guia de Boas Práticas para o Fortalecimento da Ética na Publicação Científica”; nos “Princípios de Transparência e Boas Práticas em Publicações Acadêmicas” recomendados pelo Committee on Publication Ethics (Comitê de Ética em Publicações [Cope]) e nos princípios do Directory of Open Access Journals (Diretório de Revistas de Acesso Aberto [Doaj]).
Autores
- Conduzir a pesquisa de acordo com as normas legais e éticas vigentes, incluindo, quando necessária, a obtenção de autorização pelo Comitê de Ética em Pesquisa da organização em que a pesquisa foi desenvolvida.
- Garantir a integridade dos dados apresentados no artigo.
- Assegurar autenticidade e originalidade de seu artigo.
- Certificar-se das apropriadas citações e identificação das fontes no uso de materiais de terceiros.
- Assegurar que seu artigo não contém quaisquer declarações caluniosas ou difamatórias e que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual, comercial ou industrial de terceiros.
- Garantir que seu artigo não está em processo de avaliação em outro periódico.
- Declarar quaisquer potenciais conflitos de interesse gerados por seu artigo.
- Sinalizar imediatamente ao editor caso identifique falhas no artigo e contribuir com a imediata correção, seja antes da publicação e/ou com publicação de erratas, quando o erro for identificado após a publicação do artigo.
- O autor que submete o artigo deve assegurar que os autores que assinam o artigo submetido à publicação tenham contribuído de modo efetivo em seu desenvolvimento e redação.
Editores
- Assegurar conduta ética em todos os processos que envolvem submissão, revisão por pares e publicação do periódico.
- Assegurar integridade, imparcialidade, confidencialidade e transparência no processo de editoria científica dos artigos submetidos à publicação.
- Garantir qualidade, originalidade, rigor, coerência, diversidade de pensamento nos artigos aprovados para publicação.
- Assegurar conduta ética, integridade, imparcialidade, transparência e agilidade na comunicação com os diversos atores envolvidos nos processos de submissão, avaliação e publicação de artigos.
- Asseverar a contribuição do periódico no avanço do conhecimento.
- Afiançar sustentabilidade e desenvolvimento do periódico junto às comunidades científica, acadêmica e empresarial.
- Esforçar-se pelo aperfeiçoamento constante do periódico.
- Estabelecer e gerenciar políticas de conflitos de interesse dos diversos atores que participam do processo editorial.
- Definir e colocar em prática políticas de prevenção e sanções para situações de má conduta ética.
Membros do Conselho Editorial
- Assegurar que todos os editores-chefes, editores associados, equipe editorial, membros dos colegiados dos periódicos (corpo editorial científico, conselho editorial, avaliadores ad hoc) estejam cientes de seu papel como multiplicador, defensor e praticante do Código de Ética da RBTUR, ao qual devem aderir.
- Assegurar conduta ética em todos os processos que envolvem submissão, revisão por pares e publicação de periódicos.
- Assegurar integridade, imparcialidade, confidencialidade e transparência no processo editorial.
- Assegurar conduta ética, integridade, imparcialidade, transparência e agilidade na comunicação com os diversos atores envolvidos nos processos de submissão, avaliação, preparação e publicação de artigos.
- Estabelecer e gerenciar políticas de conflitos de interesse dos diversos atores que participam do processo editorial.
- Definir e colocar em prática políticas de prevenção e sanções para situações de má conduta ética.
- Proteger e preservar os direitos de propriedades intelectuais.
- Reforçar, junto ao meio acadêmico-científico, a prática de conduta ética em todos os processos que envolvem submissão, revisão por pares e publicação do periódico.
- Não utilizar, em qualquer circunstância, informações privilegiadas, às quais teve acesso como membro do Conselho Editorial.
- Alertar a editoria-chefe sobre possíveis conflitos de interesse que prejudiquem a integridade de sua atuação como membro do Conselho Editorial do periódico.
Membros da Equipe Editorial
- Assegurar conduta ética em todos os processos que envolvem submissão, revisão por pares e publicação do periódico.
- Garantir integridade, imparcialidade, confidencialidade e transparência no processo editorial.
- Assegurar alto padrão de conduta ética, integridade, imparcialidade, transparência e agilidade na comunicação com os diversos atores envolvidos nos processos de submissão, avaliação, preparação e publicação de artigos.
- Alertar a editoria-chefe sobre possíveis conflitos de interesse que prejudiquem a integridade de sua atuação junto à equipe editorial.
Membros do Comitê Científico
- Assegurar conduta ética em todos os processos que envolvem revisão científica do artigo submetido à publicação.
- Alertar a editoria-chefe sobre artigos semelhantes publicados ou submetidos à publicação e/ou quaisquer outras informações relevantes para o atendimento de padrões éticos na publicação.
- Assegurar confidencialidade, imparcialidade e integridade na realização da avaliação do artigo.
- Não utilizar, em qualquer circunstância, informações privilegiadas, às quais teve acesso como membro do Comitê Científico.
- Sugerir pareceristas idôneos, diretamente relacionados e atuantes na área específica do artigo submetido à publicação.
- Contribuir efetivamente para o aperfeiçoamento do paper, estimulando os pareceristas a uma revisão crítica do artigo, aperfeiçoando e complementando o(s) respectivo(s) parecer(es).
- Cumprir o prazo de avaliação acordado com o editor.
- Alertar a editoria-chefe sobre possíveis conflitos de interesse que prejudiquem a integridade do processo de avaliação.
Avaliadores ad hoc
- Posicionar-se como referência em termos de conduta e integridade ética.
- Assegurar confidencialidade, imparcialidade e integridade na realização da avaliação do artigo.
- Não utilizar, em qualquer circunstância, informações privilegiadas, às quais teve acesso como revisor.
- Contribuir para o efetivo aperfeiçoamento do paper, com pareceres críticos e construtivos.
- Cumprir o prazo de avaliação acordado com o editor.
- Alertar o editor sobre possíveis conflitos de interesse que prejudiquem a integridade do processo de avaliação.
- Alertar o editor sobre artigos semelhantes publicados ou submetidos à publicação.