Confiança e Satisfação na Compra de Turismo Online

Autores

  • Ana Alice Domenech Oneto Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Jorge Brantes Ferreira Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Cristiane Junqueira Giovannini Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Jorge Ferreira da Silva Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.7784/rbtur.v9i2.738

Palavras-chave:

Confiança. Turismo. Comércio Eletrônico. Intenção de Compra. Comportamento do Consumidor.

Resumo

Apesar de sua crescente importância, ainda há uma lacuna sobre as motivações e barreiras envolvidas no comércio eletrônico de turismo. O propósito central deste estudo é avaliar o papel da confiança e seus antecedentes na forma-ção da intenção de compra de produtos e serviços turísticos na internet. As hipóteses foram testadas via equações estruturais com base em uma survey envolvendo 292 consumidores de turismo online. Os resultados indicam relações significativas entre confiança e os demais construtos abordados, particularmente segurança e satisfação, influenciando significativamente a intenção de compra de produtos e serviços de turismo na internet.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Alice Domenech Oneto, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Mestre em Administração de Empresas pela PUC-Rio

Jorge Brantes Ferreira, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Doutor em Administração de Empresas pelo COPPEAD, URFJ; Mestre em Engenharia Elétrica pela PUC-Rio; Graduado em Engenharia Elétrica pela PUC-Rio; Professor do Departamento de Administração da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Cristiane Junqueira Giovannini, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Doutoranda do programa de pós-graduação em Administração de Empresas da IAG/PUC-Rio. Mestre em Administração de Empresas pela PUC-Rio.

Jorge Ferreira da Silva, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Professor Titular do programa de pós-graduação em Administração de Empresas da IAG/PUC-Rio. Pesquisador PQ-1A do CNPQ. Presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD). Doutor em Engenharia Industrial pela PUC-Rio.

Downloads

Publicado

2015-08-27

Como Citar

Oneto, A. A. D., Ferreira, J. B., Giovannini, C. J., & da Silva, J. F. (2015). Confiança e Satisfação na Compra de Turismo Online. Revista Brasileira De Pesquisa Em Turismo, 9(2), 221–239. https://doi.org/10.7784/rbtur.v9i2.738

Edição

Seção

Artigos