Trabalho institucional identitário no campo organizacional do Turismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7784/rbtur.v16.2554

Palavras-chave:

Trabalho institucional, Identidade do destino turístico, Legitimidade, Institucionalismo Organizacional

Resumo

O estudo teve como objetivo compreender como o trabalho institucional realizado no campo organizacional do turismo constrói socialmente a identidade turística de um destino. Para isso, realizou-se um estudo de caso no município de Conde (PB) mapeando-se os atores organizacionais e seus respectivos papéis na atividade turística do município e, por meio de uma análise qualitativa de conteúdo, identificou-se elementos que evidenciam sua identidade turística, verificando ações pertinentes ao trabalho institucional responsável pela construção social dessa identidade. Assume-se um enfoque institucionalista aplicado ao campo do Turismo, articulando os aportes do trabalho institucional e da construção social de identidades. Conclui-se que o município possui um arcabouço identitário diverso em que atores heterogêneos, com atividades-fim distintas, têm realizado ações individuais e não colaborativas indicando um processo de construção multi-identitário que o tem impedido de se tornar tanto um atrativo turístico competitivo quanto a converter-se em um destino turístico final. Assim, demonstra-se que (i) a identidade representa um mecanismo no processo de institucionalização do destino em um campo organizacional, (ii) a legitimação da identidade local influencia diretamente no fortalecimento da atividade turística, e que (iii) o modo como uma determinada localidade é reconhecida por seus atributos centrais, distintivos e duradouros, definirá qual público se motivará a visitá-la.

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Biografia do Autor

Mariene Cavalcante Borba de Albuquerque, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, RN, Brasil.

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Bacharel em Turismo pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Contribuições: concepção da pesquisa, revisão da literatura, coleta de dados, análise de dados e discussão dos resultados.

Samir Adamoglu Oliveira, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, PB, Brasil.

Doutor em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Pesquisador Associado do Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas Sociais (IBEPES). Contribuições: concepção da pesquisa, análise de dados e discussão dos resultados.

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Publicado

2022-03-18

Edição

Seção

Artigos - Gestão do Turismo