Resenha de livro: A produção do Turismo: fetichismo e dependência

Autores

  • Margarita Barretto Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), Brasil

DOI:

https://doi.org/10.7784/rbtur.v1i1.82

Resumo

Resenha do livro:

OURIQUES, Ricardo Helton. A produção do Turismo: fetichismo e dependência. Campinas: Alínea, 2005, 199p. (ISBN 85-7516-106-7).

O autor é Economista e Doutor em Geografia, Professor do Departamento de Economia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) de Florianópolis. É também autor do livro, "Turismo em Florianópolis, uma crítica à indústria pós moderna", um dos livros que marcou a década de 1990 pela sua coragem em mostrar todas as contradições do processo de turistificação da Ilha de Santa Catarina: a degradação da natureza com o crescimento desordenado pautado pela especulação imobiliária e a corrupção que dez anos depois eclodem nas páginas de jornal com a prisão de funcionários e a cassação de políticos que vendiam licenças ambientais. Também denunciava que os empregos prometidos pela "indústria sem chaminês" eram temporários e mal pagos. Neste segundo livro, no entanto a contribuição é mais limitada. O autor fundamenta suas observações na teoria marxista, e,em particular, na escola de Frankfurt.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Margarita Barretto, Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), Brasil

Possui doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1998), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1993) e graduação em Turismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1984). É professora da Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), pesquisadora do CNPq e Professora Voluntária na Universidade Federal de Santa Catarina. Fundadora do Grupo de Pesquisa CulTuS- Cultura, Turismo e Sociedade, do qual atualmente é vice líder. Líder do GeTIC, Estudos de Gestão em Turismo e Instituições Culturais, sediado na FURB. Tem experiência na área de Educação, e suas pesquisas tem focado a cultura, o turismo e o patrimônio e os estudos de antropologia do turismo. Assessora universidades brasileiras e estrangeiras nos temas de turismo, cultura e patrimônio. Membro efetivo da Aassociação Brasileira de Antropologia e do conselho editorial de revistas nacionais e internacionais de turismo e cultura (currículo atualizado em 25/12/2008).
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/5628036340035162

Downloads

Publicado

2007-09-01

Como Citar

Barretto, M. (2007). Resenha de livro: A produção do Turismo: fetichismo e dependência. Revista Brasileira De Pesquisa Em Turismo, 1(1), 136–139. https://doi.org/10.7784/rbtur.v1i1.82

Edição

Seção

Resenhas