Resenha de livro: A produção do Turismo: fetichismo e dependência

Autores/as

  • Margarita Barretto Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), Brasil

DOI:

https://doi.org/10.7784/rbtur.v1i1.82

Resumen

Resenha do livro:

OURIQUES, Ricardo Helton. A produção do Turismo: fetichismo e dependência. Campinas: Alínea, 2005, 199p. (ISBN 85-7516-106-7).

O autor é Economista e Doutor em Geografia, Professor do Departamento de Economia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) de Florianópolis. É também autor do livro, "Turismo em Florianópolis, uma crítica à indústria pós moderna", um dos livros que marcou a década de 1990 pela sua coragem em mostrar todas as contradições do processo de turistificação da Ilha de Santa Catarina: a degradação da natureza com o crescimento desordenado pautado pela especulação imobiliária e a corrupção que dez anos depois eclodem nas páginas de jornal com a prisão de funcionários e a cassação de políticos que vendiam licenças ambientais. Também denunciava que os empregos prometidos pela "indústria sem chaminês" eram temporários e mal pagos. Neste segundo livro, no entanto a contribuição é mais limitada. O autor fundamenta suas observações na teoria marxista, e,em particular, na escola de Frankfurt.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Margarita Barretto, Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), Brasil

Possui doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1998), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1993) e graduação em Turismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1984). É professora da Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), pesquisadora do CNPq e Professora Voluntária na Universidade Federal de Santa Catarina. Fundadora do Grupo de Pesquisa CulTuS- Cultura, Turismo e Sociedade, do qual atualmente é vice líder. Líder do GeTIC, Estudos de Gestão em Turismo e Instituições Culturais, sediado na FURB. Tem experiência na área de Educação, e suas pesquisas tem focado a cultura, o turismo e o patrimônio e os estudos de antropologia do turismo. Assessora universidades brasileiras e estrangeiras nos temas de turismo, cultura e patrimônio. Membro efetivo da Aassociação Brasileira de Antropologia e do conselho editorial de revistas nacionais e internacionais de turismo e cultura (currículo atualizado em 25/12/2008).
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/5628036340035162

Publicado

2007-09-01

Cómo citar

Barretto, M. (2007). Resenha de livro: A produção do Turismo: fetichismo e dependência. Revista Brasileira De Pesquisa Em Turismo, 1(1), 136–139. https://doi.org/10.7784/rbtur.v1i1.82

Número

Sección

Revisión