Educação e turismo: Reflexões para elaboração de uma Educação Turística

Autores

  • Ari da Silva Fonseca Filho Academia de Viagens e Turismo / Instituto de Academias Profissionalizantes, AVT-BR, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.7784/rbtur.v1i1.77

Palavras-chave:

Educação turística. Turismo humano. Escola básica. Disciplina. Conhecimento.

Resumo

A proposta do presente artigo visa conceituar a educação turística com base nas publicações referentes à educação em turismo. Como grande parte destas são destinadas ao Ensino Superior, daremos especial atenção ao ensino do turismo no âmbito da Escola Básica - Ensino Fundamental e Médio – identificando o turismo como nova área de conhecimento. Deste modo, apresentaremos a relevância da educação turística para municípios turísticos ou com potencial turístico, considerando-a como elemento-chave no processo de desenvolvimento turístico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ari da Silva Fonseca Filho, Academia de Viagens e Turismo / Instituto de Academias Profissionalizantes, AVT-BR, Brasil.

Possui graduação em Bacharelado em Turismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa/PR (2002). Doutorando e Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da USP(2007). Atualmente é Assessor Pedagógico da Academia de Viagens e Turismo-BR, docente do curso de Bacharelado em Turismo e Coordenador do Curso de Especialização: Gestão Sustentável de Projetos Turísticos da Uniban. É Diretor de Logística da Associação Brasileira de Bacharéis em Turismo/SP e membro filiado à Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo. Foi coordenador e professor do Programa Aprendiz de Turismo da AVT-Br em Águas de S. Pedro (2003-2004). Atuou por 5 anos em curso profissionalizante de Turismo e Hotelaria. Desenvolve pesquisas nas áreas de educação turística, planejamento turístico e turismo cultural (currículo atualizado em 23/01/2009).
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/8429319957087376

Downloads

Publicado

2007-09-01

Como Citar

Fonseca Filho, A. da S. (2007). Educação e turismo: Reflexões para elaboração de uma Educação Turística. Revista Brasileira De Pesquisa Em Turismo, 1(1), 5–33. https://doi.org/10.7784/rbtur.v1i1.77

Edição

Seção

Artigos