A formação superior em gastronomia: análise descritiva das dissertações de mestrado produzidas no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.7784/rbtur.v9i1.703Palavras-chave:
Gastronomia. Formação superior. Dissertações. Brasil.Resumo
Este artigo tem como objetivo geral conhecer o quadro atual das pesquisas realizadas no Brasil em nível de pós-graduação (mestrado) sobre formação profissional em Gastronomia. Para tanto foi realizada revisão bibliográfica, pesquisa documental e análise descritiva das dissertações sobre o tema defendidas no país até o final de 2012. Foram analisadas: as instituições de ensino e os programas de pós-graduação cursados; as palavras-chave indicadas; o perfil dos pesquisadores (graduação e experiência profissional); objetivos gerais e a abrangência da pesquisa realizada; metodologias utilizadas. Os principais resultados apontam: a predominância de pesquisas realizadas na cidade de São Paulo, pesquisadores familiarizados com a graduação tecnológica em Gastronomia (do ponto de vista da formação e da atuação profissional), predominância de temáticas voltadas ao processo de ensino-aprendizagem , prevalência de pesquisas de caráter qualitativo, e ocorrência de descrição muito sucinta da metodologia empregada em alguns trabalhos.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Pública Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).