A formação superior em gastronomia: análise descritiva das dissertações de mestrado produzidas no Brasil

Autores

  • Maria Henriqueta Sperandio Garcia Gimenes Minasse Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.7784/rbtur.v9i1.703

Palavras-chave:

Gastronomia. Formação superior. Dissertações. Brasil.

Resumo

Este artigo tem como objetivo geral conhecer o quadro atual das pesquisas realizadas no Brasil em nível de pós-graduação (mestrado) sobre formação profissional em Gastronomia. Para tanto foi realizada revisão bibliográfica, pesquisa documental e análise descritiva das dissertações sobre o tema defendidas no país até o final de 2012. Foram analisadas: as instituições de ensino e os programas de pós-graduação cursados; as palavras-chave indicadas; o perfil dos pesquisadores (graduação e experiência profissional); objetivos gerais e a abrangência da pesquisa realizada; metodologias utilizadas. Os principais resultados apontam: a predominância de pesquisas realizadas na cidade de São Paulo, pesquisadores familiarizados com a graduação tecnológica em Gastronomia (do ponto de vista da formação e da atuação profissional), predominância de temáticas voltadas ao processo de ensino-aprendizagem , prevalência de pesquisas de caráter qualitativo, e ocorrência de descrição muito sucinta da metodologia empregada em alguns trabalhos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Henriqueta Sperandio Garcia Gimenes Minasse, Universidade Federal de São Carlos

Bacharel em Turismo, Mestre em Sociologia, Doutora em História. Professora do Departamento de Geografia, Turismo e Humanidades da UFSCAR.

Downloads

Publicado

2015-04-22

Como Citar

Gimenes Minasse, M. H. S. G. (2015). A formação superior em gastronomia: análise descritiva das dissertações de mestrado produzidas no Brasil. Revista Brasileira De Pesquisa Em Turismo, 9(1), 156–173. https://doi.org/10.7784/rbtur.v9i1.703

Edição

Seção

Artigos