User-Generated Content and travel planning: An application of the Theory of Planned Behavior

Autores

  • Luiz Augusto Machado Mendes Filho Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Felix B Tan Auckland University of Technolgy
  • Annette Mills University of Waikato

DOI:

https://doi.org/10.7784/rbtur.v6i3.543

Palavras-chave:

Conteúdo Gerado pelo Usuário, Teoria do Comportamento Planejado, Indústria de viagens.

Resumo

O Conteúdo Gerado pelo Usuário (UGC) tais como comentários online de viagens escrito por viajantes, e publicado em comunidades virtuais, está sendo usado cada vez mais para comunicar informações relacionadas à viagens. O UGC está desta forma, ajudando os viajantes a tomarem decisões à respeito de suas viagens. Utilizando a Teoria do Comportamento Planejado (TPB), que é uma das teorias mais abrangentes em explicar a intenção comportamental, este estudo contribui para o desenvolvimento de teorias de comportamento do consumidor online, determinando quais são os fatores mais importantes em relação ao uso do UGC na indústria de viagens. A TPB tem três determinantes independentes de intenção comportamental: atitude em relação ao comportamento, norma subjetiva e controle do comportamento percebido. Sendo assim, o objetivo desse artigo é examinar os papéis de atitude em relação ao comportamento, norma subjetiva e controle do comportamento percebido quanto à intenção de viajantes em usar o UGC ao fazer planos de viagens.

Downloads

Biografia do Autor

Luiz Augusto Machado Mendes Filho, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Departamento de Turismo (DETUR)

Downloads

Publicado

2012-12-01

Como Citar

Mendes Filho, L. A. M., Tan, F. B., & Mills, A. (2012). User-Generated Content and travel planning: An application of the Theory of Planned Behavior. Revista Brasileira De Pesquisa Em Turismo, 6(3), 280–289. https://doi.org/10.7784/rbtur.v6i3.543

Edição

Seção

Artigos