Influência das características textuais e da expertise do avaliador na percepção de utilidade da avaliação online

aplicação de processamento de linguagem natural em comentários de hotéis brasileiros no TripAdvisor

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7784/rbtur.v19.3065

Palavras-chave:

Avaliação online, Características textuais, Processamento de linguagem natural, Plataforma digital

Resumo

No ambiente digital, caracterizado pelo pseudonimato e a sobrecarga de informação, as plataformas digitais incentivam seus usuários a classificarem a utilidade das avaliações online (AO), promovendo a filtragem de informações relevantes, diminuição da sobrecarga cognitiva e promoção da veracidade das informações. Neste artigo, analisamos a influência do detalhamento, legibilidade, sentimento, apelo e adjetivação das AO e da expertise do avaliador na utilidade percebida. Para isto, foi conduzida uma pesquisa com 124.594 AO retiradas da plataforma TripAdvisor. As hipóteses foram testadas pelo modelo de regressão linear. Nossos achados revelam que a expertise do avaliador, a legibilidade e o detalhamento das avaliações online influenciam positivamente sua utilidade percebida, enquanto o sentimento tem um efeito negativo. A interação entre detalhamento, apelo emocional e adjetivação reforça essa utilidade, aumentando a confiança dos consumidores. Esses achados contribuem para entender melhor o comportamento do consumidor online, destacando como elementos textuais tornam as avaliações mais confiáveis e úteis para a tomada de decisão.

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Biografia do Autor

Gabriel Donadio Costa, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui mestrado em Contabilidade, Fiscalidade e Finanças Empresariais pela Universidade de Lisboa (2017), MBA em Ciência de Dados pela USP (2020), graduação em Ciências Contábeis (2014) e Ciências Econômicas. Atualmente é aluno de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade (PPGC/UFSC). Tem interesse nas áreas de aprendizado de máquina supervisionado e não supervisionado, processamento de linguagem natural, business intelligence e controle de gestão. Contribuições: Concepção, Curadoria de dados, Análise de dados, Coleta de dados, Metodologia, Redação do manuscrito original, Redação - revisão e edição.

Rogério João Lunkes, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996), mestrado (1999) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003), Pós-Doutorado pela Universidad de Valëncia-Espanha (2011) e pela Universitá di Macerata - Itália (2020). Atualmente é professor Titular da Universidade Federal de Santa Catarina. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade da UFSC (2009-2010 e 2013-2014), e SubCoordenador do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade da UFSC (2012 a 2013). Atual Editor-chefe da Revista Catarinense da Ciência Contábil. Tem experiência na área de Ciências Contábeis, com ênfase em Controladoria e Controle de Gestão, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento, controle e sistema de informações Inovação, empreendedorismo e ecosistemas; além de estudos ambientais. Contribuições: Declaração das contribuições para o trabalho: Rogério João Lunkes - Concepção, Curadoria de dados, Metodologia, Software, Supervisão, Validação, Visualização, Redação do manuscrito original, Redação - revisão e edição.

Fabricia Silva da Rosa, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora adjunta da Universidade Federal de Santa Catarina. Líder do Grupo de Pesquisa NEIMAC/UFSC: Núcleo de Estudos em Inovação, Meio Ambiente e Contabilidade. Foi Chefe de Departamento de Ciências Contábeis de 2021 a 2023, e coordenadora do Programa de Pós-graduação em Controle de Gestão no período de 2020 a 2021. Atua como Professora do Programa de Pós-graduação em Contabilidade da UFSC. Em 2020 com a sua participação no projeto CAPES/PRINT/UFSC - NEXUS, atuou como Professora Visitante na Università di Macerata na Itália. Graduada em Ciências Contábeis (1999), com mestrado e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002), realizou doutorado sanduíche em Contabilitad pela Universitat de València - Espanha (2011) e pós-doutorado em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina por meio do programa CAPES/PNPD (2012). Atua como Editora Associada da Revista de Contabilidad y Negócio da PUC/Perú. Em seus projetos de pesquisa tem resultado em publicações com pesquisadores da Espanha, de Portugal, dos Estados Unidos, Colombia, Peru e Itália. Tem experiência em Ciências Contábeis com foco em Meio Ambiente e Sociedade. Na área de meio ambiente tem atuado com foco nas organizações públicas e privadas para compreender os temas relacionados a evidenciação ambiental, contabilidade gerencial ambiental e Few-Nexus. Na área de sociedade tem atuado com foco nas organizações públicas para compreender temas como transparência pública, uso de tecnologias para a governança pública, e orçamento governamental. Contribuições: Concepção, Supervisão, Validação, Redação do manuscrito original Redação - revisão e edição.

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Publicado

2025-08-02

Como Citar

Costa, G. D., Lunkes, R. J., & Rosa, F. S. da. (2025). Influência das características textuais e da expertise do avaliador na percepção de utilidade da avaliação online: aplicação de processamento de linguagem natural em comentários de hotéis brasileiros no TripAdvisor. Revista Brasileira De Pesquisa Em Turismo, 19, 3065 . https://doi.org/10.7784/rbtur.v19.3065

Edição

Seção

Artigos - Gestão do Turismo