Cluster turístico

conceitos, características e modelos de análise

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7784/rbtur.v17.2798

Palavras-chave:

Cluster turístico, Cooperação, Desenvolvimento regional

Resumo

Este estudo tem como objetivo estabelecer uma base conceitual ao mesmo tempo em que fornece exemplos práticos de clusterização dentro do domínio do turismo. A pesquisa aprofunda-se em perspectivas analíticas, focando em redes regionais que, por meio de uma governança estratégica, promovem iniciativas colaborativas e o desenvolvimento local. Clusters são concentrações geográficas de empresas e instituições locais que operam em um mesmo setor e que cooperam e competem entre si obtendo vantagens competitivas por meio da eficiência coletiva. Por estar vinculado a sua base local e a ação conjunta, o conceito de cluster alinha-se com o setor de turismo. A constituição de clusters no turismo é uma tendência que promove o desenvolvimento regional.

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Biografia do Autor

Ana Paula Sohn, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Florianópolis, SC, Brasil.

Graduada em Pedagogia e Administração, Mestre em Relações Internacionais, Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, com sanduíche na Universidade do Minho em Portugal. Realizou pesquisa de pós-doutorado na Universidade do Minho entre os anos de 2021 e 2022. Atualmente é professora titular do Mestrado e Doutorado em Turismo e Hotelaria na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Além disso é responsável pela coordenação de projetos de pesquisa e do projeto de extensão Universidade da Criativa Idade. Contribuições: estruturação do texto, pesquisa e redação.

Mario Carlos Beni, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil.

Graduado em Engenharia e Direito, Mestre em Ciências Sociais e Políticas, Doutor em Ciências da Comunicação e Livre Docente em Planejamento e Desenvolvimento Regional Sustentável. Professor titular da ECA/USP aposentado, Professor convidado de diversos programas de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado no País e no Exterior. Responsável pela criação e implantação de cursos de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado de importantes Instituições de Ensino no país como USP, Anhembi Morumbi, UNIVALI, UCS dentre outras. Membro da Academia Internacional de Turismo e Membro da Academia Brasileira de Eventos e Turismo. Tendo sido o Primeiro Docente autorizado pelo MEC a ministrar aulas de Teoria e Técnica de Turismo e Planejamento e Organização de Turismo. Membro efetivo do Conselho Nacional de Turismo – CNT por indicação da Presidência da República, Presidente do Conselho Nacional da Confederação Nacional do Turismo. Em 2003 recebeu o “Tourism Award” da AMFORHT em Antalya na Turquia. Atualmente é encontramos o Professor semanalmente em seu canal do Youtube “Troca de Ideias com Prof. Mario Beni”, onde recebe convidados das mais variadas áreas do Turismo. Também profere palestras em diversos eventos pelo país fazendo uso das TICs. Contribuições: estruturação do texto, pesquisa e redação.

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Publicado

2023-11-04

Como Citar

Sohn, A. P., & Beni, M. C. (2023). Cluster turístico: conceitos, características e modelos de análise. Revista Brasileira De Pesquisa Em Turismo, 17, 2798 . https://doi.org/10.7784/rbtur.v17.2798

Edição

Seção

Revisões Didáticas