Avaliação de Websites de Regiões de Enoturismo

casos brasileiros e internacionais

Autores

  • Hernanda Tonini Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Porto Alegre, RS, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-2525-3325
  • Joice Lavandoski Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Rio de Janeiro, RJ, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-7324-1134
  • Giselly Oliveira Pereira Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Ana Luiza Royer Annoni Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Porto Alegre, RS, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.7784/rbtur.v16.2684

Palavras-chave:

Enoturimo, Marketing digital, Regiões enoturísticas, Matriz de avaliação, Websites

Resumo

Atualmente, tecnologias digitais como redes sociais e websites figuram como uma das principais estratégias de comunicação de marketing utilizadas por empresas e destinos enoturísticos. Aspectos como o conteúdo, o design e a acessibilidade de um website podem contribuir na tomada de decisão para a escolha de um destino pelo visitante. Nesse sentido, o objetivo geral da pesquisa é avaliar a qualidade dos websites de regiões enoturísticas por meio de casos brasileiros e internacionais. A pesquisa é do tipo aplicada, exploratória e descritiva, de natureza mista, envolvendo três fases: pesquisa bibliográfica; elaboração e validação da Matriz AWE-D: Análise de Websites de Destinos Enoturísticos; aplicação e análise dos resultados. As categorias design, encontrabilidade e usabilidade obtiveram as melhores pontuações nos 15 websites de regiões enoturísticas analisadas. Elementos que permitem maior engajamento dos usuários e fortalecimento da marca, presentes em categorias como interatividade, marketing e segurança precisam de maior atenção por parte dos desenvolvedores dos websites. Atributos que representam serviços e acessibilidade apresentaram pontuações baixas, demonstrando limitações dos websites em explorar oportunidades de venda online ou atendimento aos pressupostos do desenho universal. O estudo fornece dados que podem contribuir para a melhoria dos websites, os quais podem impactar na visibilidade e promoção das regiões nos meios digitais.

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Biografia do Autor

Hernanda Tonini, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Graduada em Turismo - Gestão Hoteleira, especialista em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), mestre em Turismo pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) e doutora em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Docente do eixo Turismo e Hospitalidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS - Campus Bento Gonçalves). Contrbiuições: concepção da pesquisa, revisão da literatura, coleta de dados, análise de dados e discussão.

Joice Lavandoski, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Bacharel e Mestre em Turismo pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Doutora em Turismo pela Universidade do Algarve (UALG). Professora Adjunta no Departamento de Turismo e Patrimônio da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Professora colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Turismo da Universidade Federal Fluminense (UFF). Coordenadora do Laboratório de Eventos em Turismo (LABETUR) da UNIRIO. Contribuições: concepção da pesquisa, revisão da literatura, coleta de dados, análise de dados e Discussão.

Giselly Oliveira Pereira, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Graduanda no Curso de Bacharelado em Turismo pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Em 2016 foi voluntária na área de Relações Internacionais e Operações de Protocolo nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos da Rio 2016. Bolsista do projeto de pesquisa “Estudos sobre a Gastronomia como Bem Cultural para o Turismo (Gastrocultur)”/UNIRIO entre 2021 e 2022. Contribuições: revisão da literatura, coleta de dados, análise de dados e discussão..

Ana Luiza Royer Annoni, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Estudante do curso Técnico Integrado em Viticultura e Enologia do IFRS Campus Bento Gonçalves. Bolsista do projeto de pesquisa "QUALIDADE DOS WEBSITES DE VINÍCOLAS DOS ROTEIROS TURÍSTICOS DE BENTO GONÇALVES” (IFRS) em 2022. Contribuições: revisão da literatura, coleta de dados e discussão.

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Publicado

2022-11-18

Como Citar

Tonini, H., Lavandoski, J. ., Pereira, G. O., & Annoni, A. L. R. (2022). Avaliação de Websites de Regiões de Enoturismo: casos brasileiros e internacionais. Revista Brasileira De Pesquisa Em Turismo, 16, 2684 . https://doi.org/10.7784/rbtur.v16.2684

Edição

Seção

Artigos - Gestão do Turismo