Discussão teórica sobre os conceitos de sustentabilidade no enoturismo através do bibliometrix

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7784/rbtur.v16.2644

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Enoturismo, Bibliometrix, Turismo

Resumo

A sustentabilidade tem papel fundamental no turismo pois está presente nos fatores ambientais, econômicos e sociais, com destaque ao crescimento do turismo em vinícolas focado na preservação/conservação. A questão central da pesquisa é: qual é a realidade dos estudos científicos sobre e no turismo e sustentabilidade? Como objetivo, o trabalho visa analisar as pesquisas científicas que abordaram a temática do enoturismo e sustentabilidade. A metodologia é composta por um ensaio teórico qualitativo e descritivo feito por meio de pesquisa bibliográfica, com levantamento da produção científica disponível nas bases “WoS” e “Scopus”. A opção pelo termo de busca utilizado foram as palavras-chave "wine tourism" and "sustainability". Os resultados sugerem que as pesquisas sobre a sustentabilidade na cadeia do enoturismo estão crescendo com percepções emergentes e mostram uma concentração geográfica da pesquisa em alguns países como França, Estados Unidos e Brasil. Os consumidores estão se tornando mais sensibilizados sobre as consequências ambientais de suas escolhas, com uma maior atenção às questões sustentáveis na compra de produtos. Conclui-se que ainda existem poucos estudos direcionados para a sustentabilidade no enoturismo e que expliquem como a implantação de práticas de sustentabilidade contribui para o aumento da competitividade de empresas do setor vitivinícola.

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Biografia do Autor

Jaiany Rocha Trindade, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Atualmente, é Analista de Mídias de Performance na Savvi - SP, é integrante do Grupo de Pesquisa em Gestão de Negócios e Competitividade (GNC), do Laboratório de Análises e Estudos do Comportamento do Consumidor (L@EC) da UFCG e do Grupo de Pesquisa de Marketing e Consumo (GPMC) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Além disso, é Aluna Especial do Programa de Pós graduação em Administração (PPGA/UFRGS). Durante a graduação atuou como monitora nas disciplinas de Marketing I e Gestão de Serviços; foi bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) Administração da UFCG, atuando como Diretora Executiva e Administrativa e desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão. Tem interesse nas seguintes áreas: Desempenho aplicado ao Marketing; Comportamento do Consumidor; Marketing Analytics e Machine Learning; Métodos Quantitativos aplicados; Ensino e Pesquisa em Administração. Contribuições: Concepção da Pesquisa, Revisão da literatura, Coleta de Dados, Análise de dados e Discussão.

Kettrin Farias Bem Maracajá, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) / Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Campina Grande, PB, Brasil.

Ph. D em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba (Agosto/2013). Pós-Doutorado na Universidade Federal do Paraná (2021-2022). Professora Associada da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Currais Novos, no curso de Turismo. Pesquisadora e Professora em lotação provisória na Unidade Acadêmica de Administração e Contabilidade na Universidade Federal de Campina Grande e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Campina Grande, Brasil - Atuando na linha de pesquisa sobre Educação, Cidadania e Políticas de Gestão Social e Ambiental. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA), na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Professora Permanente da Pós-Graduação em Engenharia e Gestão de Recursos Naturais (PPGEGRN), UFCG. Membro da Academia Internacional para o Desenvolvimento da Pesquisa em Turismo no Brasil (ABRATUR). Líder do Grupo de pesquisa sobre Ambiente, Turismo e Sustentabilidade (Geats). Editora de revistas científicas. Participa das linhas de investigação na área de Gestão do Turismo, Administração Geral, Enoturismo, Sustentabilidade, Educação Ambiental e Pegada Hídrica. Contribuições: Concepção da pesquisa, Revisão da literatura, Coleta de Dados e Discussão.

Bruno Cicciú, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campina Grande, PB, Brasil.

Engenheiro Industrial, bacharel em Engenharia Industrial pela Universidade de Bolonha (Itália), Pós-graduado em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Pós-Graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidades Integradas de Patos (UNIFIP). Mestrando em Administração na Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. É integrante dos seguintes grupos de pesquisa na UFCG: LabDeSiDes (Laboratório de Desenvolvimento de Sistemas de apoio as Decisões Sustentáveis, Laec (Laboratório de Análise e Estudo do comportamento do Consumidor). Suas áreas de pesquisas são: sustentabilidade corporativa, sistemas de apoio às decisões sustentáveis, análise de comportamento do consumidor. Contribuições: Coleta de dados, Análise dos dados e Discussão.

Rômulo Benício Lucena Filho, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campina Grande, PB, Brasil.

Contador, Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual da Paraíba-UEPB (2018). Bacharelando em Administração pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB. Especialista em Auditoria e Perícia Contábil pela Faculdade Descomplica - RJ. Mestrando pelo Programa de Pós-graduação em Administração pela Universidade Federal de Campina Grande - PPGA/UFCG. Pesquisador do LAEC – Laboratório de Análises e Estudos do Comportamento do Consumidor (UFCG). Professor de Administração e Marketing na Faculdade Maurício de Nassau. Suas áreas de pesquisa são: Organizações, Desenvolvimento Sustentável e Indicadores de Sustentabilidade. Contribuições: Revisão de Literatura e Discussão.

Vander Valduga, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, PR, Brasil.

Pós-doutorado em Hospitalidade pela Universidade Anhembi Morumbi/SP (2018). Professor Associado do curso de Bacharelado em Turismo e docente permanente do Mestrado em Turismo da Universidade Federal do Paraná. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Turismo da UFPR. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFPR, mestrado e doutorado. Diretor de Comunicação da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo - ANPTUR. Coordenador do grupo de pesquisa TerroirTUR. Trabalha nas áreas de turismo, hospitalidade e geografia com ênfase em enoturismo, cultura e patrimônio do vinho, ruralidades e turismo, planejamento e gestão do turismo, gastronomia e planejamento e gestão em alimentos e bebidas. Contribuições: Concepção da pesquisa e Discussão.

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Publicado

2022-08-09

Como Citar

Trindade, J. R. ., Maracajá, K. F. B., Cicciú, B., Lucena Filho, R. B. ., & Valduga, V. (2022). Discussão teórica sobre os conceitos de sustentabilidade no enoturismo através do bibliometrix. Revista Brasileira De Pesquisa Em Turismo, 16, 2644. https://doi.org/10.7784/rbtur.v16.2644

Edição

Seção

Artigos - Gestão do Turismo