A semiótica do turismo para análises visuais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7784/rbtur.v17.2632

Palavras-chave:

Fotografía, Proceso de significación, Metodología, Instagram, Cristo Redentor

Resumo

O humano é um ser simbólico que busca explicar os fenômenos que surgem diante de si, os fenômenos visuais. Para isso a semiótica o auxilia nesse caminho da interpretação. No universo turístico, as fotografias emergem como contributo para a evolução no modo de representar, registrar, documentar o que está ao alcance dos olhos ou além. Nesse sentido, esta pesquisa busca demonstrar como a semiótica do turismo contribui para adensar as análises visuais no campo do turismo. Para tanto, visa-se conferir sua usabilidade, assim como a aplicação desse método, suas categorias e uso na produção de sentido. Esta pesquisa, de natureza qualitativa, realizou uma análise visual em fotos do Cristo Redentor extraídas do Instagram. Dentre os principais resultados, foi possível constatar o papel da semiótica do turismo como aporte metodológico junto as pesquisas com teor visual. Essa aplicabilidade possibilitou, por meio de categorias, elementos e composição, identificar três interpretações mediante as fotos do Cristo Redentor: (i) como representação (sentido semiótico); (ii) como um pano de fundo (tela semiótica); (iii) como cenário na dinâmica com os turistas.

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Biografia do Autor

Rodrigo Guissoni, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, PR, Brasil.

Doutorando em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Pesquisador e Mestre em Turismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Bacharel em Turismo pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Membro do Laboratório Território, Cultura e Representação (LATECRE). Contribuições: Concepção da pesquisa, revisão de literatura, coleta de dados, análise e discussão.,

Cynthia Arantes Ferreira Luderer, Universidade do Minho (UMinho), Braga, Portugal.

Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade de São Paulo (PUC). Pesquisadora do Centro de Estudos em Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho. Membro de grupos de estudos no Brasil (Mnemon-ESPM, São Paulo) e em Portugal (DIAITA, Universidade de Coimbra). Contribuições: Concepção da pesquisa, revisão de literatura, coleta de dados, análise e discussão..

Joelma Monteiro de Carvalho, Vale do Itajaí (UNIVALI), Itajaí, SC, Brasil.

Doutora na área de concentração semiótica no turismo étnico e comunicação (UNIVALI). Mestra em Letras e Artes pela Universidade do Amazonas (UEA). Especialista em Psicopedagogia (UERJ). Especialista em Extensão Universitária (UFSJ). Graduada em Pedagogia e Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Contribuições: Concepção da pesquisa, revisão de literatura, coleta de dados, análise e discussão.

Cynthia Menezes Mello, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC), São Paulo, SP, Brasil.

Pós-doutora pelas IES (UFPR) e (EACH-USP). Doutora em Comunicação e Semiótica (PUC-SP). Mestra em Ciências da Comunicação (ECA-USP). Graduada em Hotelaria (Fac. Renascença). Autora do livro Semiótica do Turismo Aplicada e Líder do Grupo de Estudos em Semiótica do Turismo (GEST). Consultora, palestrante e criadora de conteúdo online sobre semiótica do turismo e fotografia turística. Contribuições: Concepção da pesquisa, revisão de literatura, coleta de dados, análise e discussão..

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Publicado

2023-01-16

Como Citar

Guissoni, R., Luderer, C. A. F., Carvalho, J. M. de, & Mello, C. M. (2023). A semiótica do turismo para análises visuais. Revista Brasileira De Pesquisa Em Turismo, 17, 2632 . https://doi.org/10.7784/rbtur.v17.2632

Edição

Seção

Artigos - Turismo e Sociedade