La semiótica turística para el análisis visual

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.7784/rbtur.v17.2632

Palabras clave:

Processo de significación, Fotografía, Metodología, Atracción turística, Redes sociales

Resumen

El ser humano es un ser simbólico, es decir, busca explicar los fenómenos que se le presentan, especialmente los fenómenos visuales. Para ello se apoya en la semiótica para ayudarte en este camino de interpretación. En el universo turístico, las fotografías emergen como evolución en la forma de representar, registrar, documentar lo que está al alcance de los ojos o, pero allá dé. En este sentido, esta investigación busca descubrir cómo la semiótica del turismo contribuye a engrosar los análisis visuales en el campo del turismo. Por lo tanto, pretende conferir la eficiencia de la semiótica del turismo a los análisis visuales, así como la aplicación de este método, sus categorías y uso en la producción de significado en las imágenes de Cristo Redentor. Esta investigación cualitativa realizó un análisis visual en tres grupos de fotografías extraídas de Instagram con el propósito de demostrar el uso de la semiótica del turismo aplicado en la investigación visual.  Entre los resultados, se pudo verificar la eficiencia como aporte metodológico, pues permitió identificar el contenido visual asertivo en los análisis, así como la categoría de información transmitida a través de los elementos y la composición.

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Biografía del autor/a

Rodrigo Guissoni, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, PR, Brasil.

Doutorando em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Pesquisador e Mestre em Turismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Bacharel em Turismo pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Membro do Laboratório Território, Cultura e Representação (LATECRE). Contribuições: Concepção da pesquisa, revisão de literatura, coleta de dados, análise e discussão.,

Cynthia Arantes Ferreira Luderer, Universidade do Minho (UMinho), Braga, Portugal.

Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade de São Paulo (PUC). Pesquisadora do Centro de Estudos em Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho. Membro de grupos de estudos no Brasil (Mnemon-ESPM, São Paulo) e em Portugal (DIAITA, Universidade de Coimbra). Contribuições: Concepção da pesquisa, revisão de literatura, coleta de dados, análise e discussão..

Joelma Monteiro de Carvalho, Vale do Itajaí (UNIVALI), Itajaí, SC, Brasil.

Doutora na área de concentração semiótica no turismo étnico e comunicação (UNIVALI). Mestra em Letras e Artes pela Universidade do Amazonas (UEA). Especialista em Psicopedagogia (UERJ). Especialista em Extensão Universitária (UFSJ). Graduada em Pedagogia e Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Contribuições: Concepção da pesquisa, revisão de literatura, coleta de dados, análise e discussão.

Cynthia Menezes Mello, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC), São Paulo, SP, Brasil.

Pós-doutora pelas IES (UFPR) e (EACH-USP). Doutora em Comunicação e Semiótica (PUC-SP). Mestra em Ciências da Comunicação (ECA-USP). Graduada em Hotelaria (Fac. Renascença). Autora do livro Semiótica do Turismo Aplicada e Líder do Grupo de Estudos em Semiótica do Turismo (GEST). Consultora, palestrante e criadora de conteúdo online sobre semiótica do turismo e fotografia turística. Contribuições: Concepção da pesquisa, revisão de literatura, coleta de dados, análise e discussão..

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Publicado

2023-01-16

Cómo citar

Guissoni, R., Luderer, C. A. F., Carvalho, J. M. de, & Mello, C. M. (2023). La semiótica turística para el análisis visual. Revista Brasileira De Pesquisa Em Turismo, 17, 2632 . https://doi.org/10.7784/rbtur.v17.2632

Número

Sección

Artículos - Turismo y Sociedad