Gestão de destinos turísticos

aspectos conceituais

Autores

  • Nathália Körössy Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, PE, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-0566-2500
  • Luciana Araújo de Holanda Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, PE, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-7312-5267
  • Itamar Dias e Cordeiro Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, PE, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.7784/rbtur.v16.2609

Palavras-chave:

Destino turístico, Gestão em turismo, Gestão de destinos turísticos, Organismos de turismo, Órgão oficial de turismo

Resumo

A indução do desenvolvimento local por meio do turismo não depende apenas dos recursos naturais e culturais, mas principalmente de ações capazes de transformar esses recursos em produtos e experiências turísticas, com vistas à competitividade do destino turístico. O planejamento e execução dessas ações consiste no processo de gestão de destino, conduzido pelas Organizações de Gestão de Destino (Ogd). Este artigo se propõe a revisar e discutir os principais aspectos conceituais relacionados a esta temática. Foram identificadas as obras seminais, os autores proeminentes na área e a produção científica mais recente, de modo a apresentar uma revisão abrangente e atualizada sobre o assunto. A literatura analisada aponta que boa parte do êxito na gestão do destino depende da capacidade dos distintos atores exercerem seus respectivos papéis e está atrelada à figura decisiva de um ente coordenador forte e agregador (Ogd) que se empenha em construir uma visão comum do destino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nathália Körössy, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, PE, Brasil.

Doutora em Desenvolvimento Urbano (UFPE). Professora Adjunta IV da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Docente do Departamento de Hotelaria e Turismo (DHT-UFPE) e do Programa de Pós-Graduação em Hotelaria e Turismo (PPHTUR-UFPE). Contribuições: concepção da pesquisa, revisão da literatura e discussão dos resultados.

Luciana Araújo de Holanda, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, PE, Brasil.

Doutora em Administração (UFPE). Professora Adjunta IV da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Docente do Departamento de Hotelaria e Turismo (DHT-UFPE) e do Programa de Pós-Graduação em Hotelaria e Turismo (PPHTUR-UFPE). Contribuições: concepção da pesquisa, revisão da literatura e discussão dos resultados.

Itamar Dias e Cordeiro, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, PE, Brasil.

Doutor em Geografia (UFPE). Professor Adjunto da Universidade Federal de Pernambuco. Docente do Departamento de Hotelaria e Turismo (DHT-UFPE) e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA-UFPE). Contribuições: revisão da literatura e discussão dos resultados.

Referências

Anderson, D. (2000) Destination management organization. In: Jafari J. et al (eds). Encyclopedia of Tourism. London: Routledge.

Beritelli, P., Bieger, T., & Laesser, C. (2014). The New Frontiers of Destination Management: Applying Variable Geometry as a Function-Based Approach. Tourism of Travel research, 53, p. 403–417. https://doi.org/10.1177/0047287513506298

Beritelli, P., Buffa, F., & Martini, U. (2015). The coordinating Dmo or coordinators in the Dmo? An alternative perspective with the help of network analysis. Tourism Review, 70(1), p. 24-42. https://doi.org/10.1108/TR-04-2014-0018

Bornhorst, T., Ritchie, J. R. B., & Sheehan, L. (2010). Determinants of tourism success for Dmos & destinations: an empirical examination of stakeholders' perspectives. Tourism Management, 31(5), p. 572-589. https://doi.org/10.1016/j.tourman.2009.06.008

Borzyszkowski, J. (2013). Legal forms of modern destination management organizations and their influence on the range of tasks and responsibilities. UTMS Journal of Economics, 4, p. 367.

Buhalis, D. (2000). Marketing the competitive destination of the future. Tourism Management, 21(1), p. 97-116. https://doi.org/10.1016/S0261-5177(99)00095-3

Butler, R. W. (1980). The concept of a tourist area cycle of evolution: Implications for management of resources. Canadian Geographer, 14(1), p. 5–12. https://doi.org/10.1111/j.15410064.1980.tb00970.x

Bustamante, J., Guzmán, F., & Vila, M. (2006). Gestão integral de destinos turísticos sustentáveis. Rio de Janeiro: FGV.

Chias, J. (2007). Turismo, o negócio da felicidade: desenvolvimento e marketing turístico de países, regiões, lugares e cidades. São Paulo: Editora SENAC.

Cho, B. H. (2000). Destination. In: Jafari J. et al (eds) Encyclopedia of Tourism. London: Routledge.

Dotto, D. M. R., Denardin, A. C. M., Pons, M. E. D., & Ceretta, C. C. (2017). Gestão municipal e ações integradas para o fortalecimento do turismo no Território Quarta Colônia, RS, Brasil. Turismo Visão e Ação, 20(1), p. 132-157. https://doi.org/10.14210/rtva.v20n1.p132-157

Elbe, J., Hallén, L. & Axelsson, B. (2009). The Destination-management Organisation and the Integrative Destination-marketing Process. International Journal of Tourism Research, 11, p. 283–296.

Femp, T. (2008). Modelos de gestión turística local: Principios y prácticas. Madrid: Federación Española de Municipios y Provincias, Secretaría General de Turismo.

Flores, L. C. S., & Mendes, J. C. (2014). Perspectivas do destino turístico: repensando o sentido do conceito. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 8(2), p. 222-237. https://doi.org/10.7784/rbtur.v8i2.717

Flores A., & Scott N. (2016). Destination. In: Jafari J., Xiao H. (eds). Encyclopedia of Tourism. New York: Springer. https://doi.org/10.1007/978-3-319-01384-8_51

Foris, D., Florescu, A., Foris, T., & Barabas, S. (2020). Improving the management of tourist destinations: a new approach to strategic management at the Dmo level by integrating lean techniques. Sustainability, 12, p. 10201. https://doi.org/10.3390/su122310201

Franch, M., & Martini, U. (2002). Destinations and destination management in the Alps: A proposal for a classification scheme in the light of some ongoing experiences. In: meeting Territoires et marchés 2ème colloque de recherche en tourisme de l'Association française des IUP Tourisme, Hôtellerie et Loisirs, Université de Savoie, Site de Chambery (F), p. 12-14.

Framke, W. (2002) The Destination as a Concept: a Discussion of the Business-related Perspective Versus the Sociocultural Approach in Tourism Theory. Scandinavian Journal of Hospitality and Tourism, 2(2), p. 92-108. https://doi.org/10.1080/15022250216287

Fuchs, M., & Weiermair, K. (2004). Destination Benchmarking: an indicator-systems potential for exploring guest satisfaction. Journal of Travel Research, 42(3), p. 212-225. https://doi.org/10.1177/0047287503258827

Goeldner, C., Ritchie, J. R. B., & Mcintosh, R. (2002). Turismo: princípios, práticas e filosofias. 8 ed. Porto Alegre: Bookman.

González, M. V. (2008). Gestión de destinos: Governabilidad del turismo o governanza del destino? In: Anais do Simpósio Internacional de Turismo y Ocio, XVII, Barcelona: ESAD.

González, M. V. (2011). La Política Turística: Una Arena de Acción Autónoma. Cuadernos de Turismo, 27, p. 953-969.

Hristov, D., Zehrer, A. (2017). Does distributed leadership have a place in destination management organisations? A policy-makers perspective. Current Issues in Tourism, p. 1-21. https://doi.org/10.1080/13683500.2017.1364715

Hu, Y., & Ritchie, J. R. B. (1993). Measuring Destination Attractiveness: A Contextual Approach. Journal of Travel Research, 32, p. 25-34. https://doi.org/10.1177/004728759303200204

Izard, O. (org). (2010). Gestión pública del turismo. Editorial UOC: Barcelona.

Jørgensen, M. T. (2016). Developing a holistic framework for analysis of destination management and/or marketing organizations: six Danish destinations. Journal of Travel & Tourism Marketing, p. 1-12. https://doi.org/10.1080/10548408.2016.1209152

Körössy, N., Calabria, L., & Cordeiro, I. (2020). Análise da produção científica brasileira sobre Organização de Gestão de Destinos (1997-2018). Revista Acadêmica Observatório de Inovação do Turismo, 14, p. 18-38.

Lohmann, G., & Panosso Netto, A. (2008). Teoria do turismo: conceitos, modelos e sistemas. 2 ed. São Paulo: Aleph.

Mira, R., Breda, Z., Moura, A., & Cabral, M. (2017). O papel das Dmo na gestão dos destinos turísticos: abordagem conceptual (1999-2014). Revista Acadêmica Observatório de Inovação do Turismo, 11(1), p. 53-70.

Middleton, V. T. C. (1994). The marketing and management of tourism destinations: Research directions for the next decade. In: P. Keller, T. (Eds.), Tourism research: Achievements, failures and unresolved puzzles, AIEST, 36.

Organización Mundial del Turismo (2019). Directrices de la OMT para el fortalecimiento de las organizaciones de gestión de destinos (Ogd): Preparando las Ogd de cara a nuevos retos. Madrid: Omt. https://doi.org/10.18111/9789284420933

Pavan, C. S., Biz, A., & Thomaz, G. M. (2015). Estudo comparativo dos modelos de gestão de destinos turísticos. In: Anais do Seminário da Associação Nacional de Pesquisa e Pós Graduação em Turismo, 12, Natal. https://www.anptur.org.br/anais/anais/files/12/131.pdf

Paula, L. B., Rezende, A. C., & Alvares, D. F. (2018). Planejamento e gestão de destinos turísticos a partir do fortalecimento e engajamento das partes interessadas. Cultur - Revista de Cultura e Turismo, 12(1), p. 31-58.

Pearce, D. (1992). Tourist organizations. England: Longman Group UK Ltd. https://doi.org/10.1002/jtr.2083

Pearce, D., Guala, C., Veloso, K., Llano, S., Negrete, J., Rovira, A., Gale, T., & Reis, A. (2016). Destination Management in Chile: Objectives, Actions and Actors. International Journal of Tourism Research, 19(50-67).

Presenza, A., Sheehan, L., & Ritchie, J. R. B. (2005). Towards a model of the roles and activities of destination management organizations. Journal of Hospitality, Tourism & Leisure Science, 3, p. 1-16.

Pulido‑Fernández, M. C., & Pulido‑Fernández, J. I. (2014). ¿Existe gobernanza en la actual gestión de los destinos turísticos? Estudio de casos. PASOS - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural. 12(4), p. 685-705. https://doi.org/10.25145/j.pasos.2014.12.050

Ritchie, J. R. B., & Crouch, G. (2003). The competitive destination: a sustainable tourism perspective. New York: CAB International. https://doi.org/10.1079/9780851996646.0000

Roque, V., & Raposo, R. (2015). The usage of social media by the destination management organizations. The case study of the Portuguese Dmo. Dos Algarves: A Multidisciplinary e-Journal, [S.L.], 26(2), p. 87-114. https://doi.org/10.18089/DAMeJ.2015.26.2.5

Sagi, L. C. (2009). Capacidade institucional para a gestão do turismo: definição de indicadores e análise com base no estudo de caso de Santa Catarina. Revista Hospitalidade, 6(1), p. 51-76. Sainaghi, R. (2006). From contents to processes: Versus a dynamic destination management model (DDMM). Tourism Management, 27, p. 1053-1063. https://doi.org/10.1016/j.tourman.2005.09.010

Sancho, A. (2012). Introdução ao turismo. 3 ed. São Paulo: Roca.

Santana, E. R., Körössy, N., Holanda, L. A. (2016). Avaliação da gestão do destino turístico Recife. Caderno Virtual de Turismo, 16(3), p. 30-42. https://doi.org/10.18472/cvt.16n2.2016.0986

Saraniemi, S., & Kylanen, M. (2010). Problematizing the Concept of Tourism Destination: an Analysis of Different Theoretical Approaches. Journal of Travel Research, 49(3).

Timón, D. A. B. (2004). El concepto de destino turístico: una aproximación geográficoterritorial. Estudios Turísticos, 160, p. 45-68.

United Nations World Tourism Organization. (2007). A practical guide to tourism destination management. Madrid:

World Tourism Organization. https://doi.org/10.18111/9789284412433

Valls, J. F. (2006). Gestão integral de destinos turísticos sustentáveis. Rio de Janeiro: Editora FGV.

Vignati, F. (2008). Gestão de destinos turísticos: como atrair pessoas para pólos, cidades e países. Rio de Janeiro: Editora Senac Rio.

Virginio, D. F., & Ferreira, L. V. (2013). Gestão pública do turismo: uma análise da política de regionalização no período 2004-2011 no Rio Grande do Norte, Brasil. Caderno Virtual de Turismo, 13(2), p. 162-182.

Volgger, M., & Pechlaner, H. (2014). Requirements for destination management organizations in destination governance: understanding Dmo success. Tourism Management, 41(1), p. 64-75. https://doi.org/10.1016/j.tourman.2013.09.001

Wray, M., Dredge, D., Cox, C., Buultjens, J., Hollick, M., Lee, D., Pearlman, M., & Lacroix, C. (2010). Sustainable regional tourism destinations: Best practice for management, development and marketing. Queensland: CRS for Sustainable Tourism.

Downloads

Publicado

2022-09-19

Como Citar

Körössy, N., Holanda, L. A. de, & Cordeiro, I. D. e. (2022). Gestão de destinos turísticos: aspectos conceituais. Revista Brasileira De Pesquisa Em Turismo, 16, 2609. https://doi.org/10.7784/rbtur.v16.2609

Edição

Seção

Revisões Didáticas