Atributos, pontuações e preços hedônicos na Província de Buenos Aires e CABA
uma análise a partir do Booking e do Airbnb
DOI:
https://doi.org/10.7784/rbtur.v16.2587Palavras-chave:
Turismo, Airbnb, Economia compartilhada, Preços hedônicosResumo
É sabido que as tarifas cobradas pelas acomodações variam entre si. Um dos motivos é que as acomodações diferem em atributos. Estes atributos incluem não só a qualidade do quarto, mas também o acesso às várias instalações partilhadas, a qualidade do serviço e a avaliação que os consumidores fazem. A abordagem de preços hedônicos permite estimar a disposição a pagar pelas características do produto (acomodação). Essa abordagem afirma que o preço de um produto pode ser considerado como uma função dos diversos atributos que possuem um preço implícito e podem ser determinados separadamente. Tendo em conta esta metodologia e utilizando dados de dois websites de turismo, Booking e Airbnb, o objetivo deste documento é estudar a influência de uma variedade de atributos nas tarifas cobradas pelo alojamento na Província de Buenos Aires (PBA) e na Cidade de Buenos Aires (CABA). Os resultados sugerem que a vontade de pagar em PBA por atributos mais tradicionais (aquecimento, ar condicionado, etc.) é menor do que por atributos específicos (instalações esportivas, spa, etc.). Em CABA e em PBA, deve ser dada atenção aos atributos subjetivos, uma vez que estes também têm um impacto significativo no preço.
Downloads
Referências
Aguiló, E., Alegre, J., & Sard, M. (2003). Examining the market structure of the German and UK tour operating indus-tries through an analysis of package holiday prices. Tourism Economics, 9(3), 255-278. https://doi.org/10.1177/135481660300900302
Andersson, D. E. (2010). Hotel attributes and hedonic prices: an analysis of internet-based transactions in Singa-pore’s market for hotel rooms. The Annals of Regional Science, 44(2), 229-240. https://doi.org/10.1007/s00168-008-0265-4
Andersson, D. E., Shyr, O. F., & Fu, J. (2010). Does high-speed rail accessibility influence residential property prices? Hedonic estimates from southern Taiwan. Journal of Transport Geography, 18(1), 166-174. https://doi.org/10.1016/j.jtrangeo.2008.10.012
Armas, R. D., Taño, D. G., & Rodríguez, F. G. (2014). Airbnb como nuevo modelo de negocio disruptivo en la empresa turística: Un análisis de su potencial competitivo a partir de las opiniones de los usuarios. Análisis Turístico, 12.
Chau, K. W., & Chin, T. L. (2003). A critical review of literature on the hedonic price model. International Journal for Housing Science and Its Applications, 27(2), 145-165. Available at SSRN: https://ssrn.com/abstract=2073594
Chen, C. F., & Rothschild, R. (2010). An application of hedonic pricing analysis to the case of hotel rooms in Tai-pei. Tourism Economics, 16(3), 685-694. https://doi.org/10.5367/000000010792278310
Cohen, E. (2012). Globalization, global crises and tourism. Tourism recreation research, 37(2), 103-111. https://doi.org/10.1080/02508281.2012.11081695
Cox, L. J., & Vieth, G. R. (2003). Hotel investment in open area. Annals of tourism research, 30(2), 342-352. https://doi.org/10.1016/S0160-7383(02)00059-2
Dip, J., Simes, H., y Benitez, J. (2019). The Airbnb phenomenon in the tourist Province of Misiones. Analysis of a growing sharing economy. Book of Abstracts 7th Conference of the International Association for Tourism Econom-ics-IATE.
Dredge, D., & Gyimóthy, S. (2015). The collaborative economy and tourism: Critical perspectives, questionable claims and silenced voices. Tourism recreation research, 40(3), 286-302. https://doi.org/10.1080/02508281.2015.1086076
Espinet, J. M., Saez, M., Coenders, G., & Fluvià, M. (2003). Effect on prices of the attributes of holiday hotels: a hedonic prices approach. Tourism Economics, 9(2), 165-177. https://doi.org/10.5367%2F000000003101298330
Espinet-Rius, J. M., Fluvià-Font, M., Rigall-Torrent, R., & Oliveras-Corominas, A. (2018). Cruise tourism: A hedonic pricing approach. European Journal of Management and Business Economics, 27(1), pp. 101-122. https://doi.org/10.1108/EJMBE-11-2017-0053
Falk, M. (2008). A hedonic price model for ski lift tickets. Tourism Management, 29(6), 1172-1184. https://doi.org/10.1016/j.tourman.2008.02.021
Gibbs, C., Guttentag, D., Gretzel, U., Morton, J., & Goodwill, A. (2018). Pricing in the sharing economy: a hedonic pricing model applied to Airbnb listings. Journal of Travel & Tourism Marketing, 35(1), 46-56. https://doi.org/10.1080/10548408.2017.1308292
Guttentag, D. (2015). Airbnb: disruptive innovation and the rise of an informal tourism accommodation sector. Cur-rent issues in Tourism, 18(12), 1192-1217. https://doi.org/10.1080/13683500.2013.827159
Hartman, R. S. (1989). Hedonic methods for evaluating product design and pricing strategies. Journal of Economics and Business, 41(3), 197-212. https://doi.org/10.1016/0148-6195(89)90018-0
Lancaster, K. J. (1966). A new approach to consumer theory. Journal of political economy, 74(2), 132-157. https://doi.org/10.1086/259131
Lorde, T., Jacob, J., & Weekes, Q. (2019). Price-setting behavior in a tourism sharing economy accommodation mar-ket: A hedonic price analysis of AirBnB hosts in the caribbean. Tourism Management Perspectives, 30, pp. 251-261. https://doi.org/10.1016/j.tmp.2019.03.006
Monty, B., & Skidmore, M. (2003). Hedonic pricing and willingness to pay for bed and breakfast amenities in South-east Wisconsin. Journal of Travel Research, 42(2), 195-199. https://doi.org/10.1177/0047287503257500
Moreno-Izquierdo, L., Ramón-Rodríguez, A. B., & Such Devesa, M. J. (2016). Turismo colaborativo: ¿Está AirBnB transformando el sector del alojamiento?
Palud, M. C. (2014). Investigación: Valoración de atributos de los paquetes turísticos nacionales. Ciencias Económicas, 11(2), 25-42. https://doi.org/10.14409/ce.v2i0.4659
Papatheodorou, A., Lei, Z., & Apostolakis, A. (2012). Hedonic price analysis. In Handbook of Research Methods in Tourism. Edward Elgar Publishing. https://doi.org/10.4337/9781781001295
Pasquet, F. (2018). La economía colaborativa en turismo: un análisis de Airbnb en la Ciudad de Buenos Aires. Tesis de grado, FCE-UNLP. Pastor, V. J. (1999). Un análisis de los precios hoteleros empleando funciones hedónicas. Estudios turísticos, 139, 65-87.
Pearson, L. J., Tisdell, C. & Lisle, A. T. (2002). The impact of Noosa National Park on surrounding property values: An application of the hedonic price method. Economic Analysis and Policy, 32(2), 155-171. https://doi.org/10.1016/S0313-5926(02)50023-0
Perez-Sanchez, V. R., Serrano-Estrada, L., Marti, P., & Mora-Garcia, R. T. (2018). The what, where, and why of Airbnb price determinants. Sustainability, 10(12), 4596. https://doi.org/10.3390/su10124596
Rosen, S. (1974). Hedonic prices and implicit markets: product differentiation in pure competition. Journal of polit-ical economy, 82(1), 34-55. https://doi.org/10.1086/260169
Santos, G. E. de O. & Nogueira, F. L. (2015). Precificação de características subjetivas de hostels no Brasil. Revista Hospitalidade. São Paulo, XII(2), 567 - 585.
Silva, E. M., Freitas, G. A. D. & Rebouças, S. M. D. P. (2021). Qualidade dos meios de hospedagem cearenses: Um estudo baseado nas avaliações do consumidor evidenciadas no site TripAdvisor. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 15. https://doi.org/10.7784/rbtur.v15i3.2011
Slee, T. (2017). Airbnb downloadable data sets. Recuperado el 10 de octubre de 2020 de http://toms-lee.net/2017/01/airbnb-downloadable-data-sets.html
Soler, I. P., Gemar, G., Correia, M. B., & Serra, F. (2019). Algarve hotel price determinants: A hedonic pricing model. Tourism Management, 70, 311-321. https://doi.org/10.1016/j.tourman.2018.08.028
Song, H., Li, G. & Cao, Z. (2018). Tourism and Economic Globalization: an emerging research agenda. Journal of Travel Research, 57(8), 999-1011. https://doi.org/10.1177/0047287517734943
Sugiyarto, G., Blake, A., & Sinclair, M. T. (2003). Tourism and globalization: Economic impact in Indonesia. Annals of Tourism Research, 30(3), 683-701. https://doi.org/10.1016/S0160-7383(03)00048-3
Thrane, C. (2007). Examining the determinants of room rates for hotels in capital cities: The Oslo experience. Journal of revenue and Pricing Management, 5(4), 315-323. https://doi.org/10.1057/palgrave.rpm.5160055
Zervas, G., Proserpio, D., & Byers, J. W. (2017). The rise of the sharing economy: Estimating the impact of Airbnb on the hotel industry. Journal of marketing research, 54(5), 687-705. https://doi.org/10.1509/jmr.15.0204.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Manuela Cerimelo, Natalia Porto
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Pública Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).