Desigualdade de gênero no turismo
a mulher no ambiente profissional no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.7784/rbtur.v16.2494Palavras-chave:
gênero, discriminação, Desigualdade salarial entre gêneros, Teto de vidro, Mercado de trabalho, BrasilResumo
A desigualdade de gênero é um problema central da sociedade. Apesar da importância do tema, existe pouca informação sobre a condição da mulher no turismo brasileiro. Buscando preencher essa lacuna, este artigo objetiva caracterizar a participação profissional da mulher no turismo no Brasil. Para tanto, é analisada a proporção de mulheres em diferentes âmbitos da vida profissional no turismo, incluindo formação, academia, emprego em diferentes atividades e profissões, empreendedorismo e posições de poder. Analisa-se também o salário das trabalhadoras mulheres em comparação aos homens. Essa comparação foi feita para diversos cortes, incluindo atividade econômica, região do país, faixa etária e cor ou raça. As estatísticas são produzidas por meio do tratamento e consolidação de oito bases de microdados secundários de grande porte, além de outras fontes de dados pontuais. As estatísticas elaboradas e apresentadas descrevem o cenário da desigualdade de gênero no turismo brasileiro com graus de detalhe, abrangência e representatividade sem precedentes. Os resultados mostram que as mulheres são maioria no turismo. A proporção de mulheres é maior nas atividades e posições tradicionalmente associadas ao feminino e ao ambiente doméstico, como hospedagem e serviços de alimentação. Contudo, as mulheres são sub representadas em posições de maior poder e rendimento.
Downloads
Referências
Abreu, M. A. A., & Meirelles, R. de L. (2012). Mulheres e homens em ocupação de cargos de direção e assessoramento superior (DAS) na carreira de especialista em políticas públicas e gestão governamental (EPPGG). Texto Para Discussão, 1797, Article http://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/1000/1/TD_1797.pdf.
Aitchison, C. C. (2005). Feminist and gender perspectives in tourism studies: The social-cultural nexus of critical and cultural theories. Tourist Studies, 5(3), 207–224. https://doi.org/10.1177/1468797605070330
Albrecht, J., Björklund, A., & Vroman, S. (2003). Is There a Glass Ceiling in Sweden? Journal of Labor Economics, 21(1), 145–177. https://doi.org/10.1086/344126
Arulampalam, W., Booth, A. L., & Bryan, M. L. (2007). Is there a glass ceiling over Europe? Exploring the gender pay gap across the wage distribution. Industrial and Labor Relations Review, 60(2), 163–186. https://doi.org/10.1177/001979390706000201
B3. (2021). Website institucional. https://www.b3.com.br/pt_br/
Basurto-Barcia, J., & Ricaurte-Quijano, C. (2017). Women in tourism: gender (in)equalities in university teaching and research. Anatolia, 28(4), 567–581. https://doi.org/10.1080/13032917.2017.1370781
Bazazo, I., Nasseef, M. A., Mukattesh, B., Kastero, D., & Al-Hallaq, M. (2017). Assessing the Glass Ceiling Effect for Women in Tourism and Hospitality. Journal of Management and Strategy, 8(3), 51. https://doi.org/10.5430/jms.v8n3p51
Brasil.io. (2020). Sócios das Empresas Brasileiras. https://brasil.io/dataset/socios-brasil/ Câmara dos Deputados. (2021). Comissão de Turismo. https://www2.camara.leg.br/atividadelegislativa/comissoes/comissoespermanentes/ctur/presidencia
Carvalho, A. P. De, & Silva, D. B. (2006). Diferenciais de salários por raça e gênero: Aplicação dos procedimentos de Oaxaca e Heckman em pesquisas amostrais complexas. https://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/handle/10438/934
Carvalho, I., Costa, C., Lykke, N., & Torres, A. (2019). Beyond the glass ceiling: Gendering tourism management. Annals of Tourism Research, 75, 79–91. https://doi.org/10.1016/j.annals.2018.12.022
Cave, P., & Kilic, S. (2010). The role of women in tourism employment with special reference to Antalya, Turkey. Journal of Hospitality Marketing and Management, 19(3), 280–292. https://doi.org/10.1080/19368621003591400
Chant, S. (2008). The “feminisation of poverty” and the “feminisation” of anti-poverty programmes: Room for revision? Journal of Development Studies, 44(2), 165–197. https://doi.org/10.1080/00220380701789810
Charles, M. (2011). A world of difference: International trends in women’s economic status. Annual Review of Sociology, 37, 355–371. https://doi.org/10.1146/annurev.soc.012809.102548
Christofides, L. N., Polycarpou, A., & Vrachimis, K. (2013). Gender wage gaps, “sticky floors” and “glass ceilings” in Europe. Labour Economics, 21, 86–102. https://doi.org/10.1016/j.labeco.2013.01.003
Coelho, M. de F., Mayer, V. F., Andrade-Matos, M. B. de, & Alvares, D. F. (2021). Representatividade feminina na área acadêmica de turismo: uma análise dos programas de pós-graduação filiados à ANPTUR. Turismo - Visão e Ação, 23(3), 595–615. https://doi.org/10.14210/rtva.v23n3.p595-615
Controladoria Geral da União. (2021a). Portal Brasileiro de Dados Abertos: Prestadores Serviços Turísticos - Guias de Turismo. https://dados.gov.br/dataset/cadastur-01
Controladoria Geral da União. (2021b). Portal da Transparência: Download de dados de Inativos e Pensionistas. https://www.portaltransparencia.gov.br/download-de-dados/servidores
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (2021). Dados Abertos CAPES. https://dadosabertos.capes.gov.br/dataset?organization=diretoria-de-avaliacao
Costa, C., Bakas, F., Durão, M., & Breda, Z. (2015). Gender equality measures in tourism: organisational awareness and strategies. Revista Turismo & Desenvolvimento, 1(23), 91–103. https://doi.org/10.34624/rtd.v0i23.11033
Costa, C., Breda, Z., Bakas, F. E., Durão, M., & Pinho, I. (2016). Through the gender looking-glass: Brazilian tourism entrepreneurs. International Journal of Gender and Entrepreneurship, 8(3), 282–306. https://doi.org/10.1108/IJGE-07-2015-0023
Cotter, D. A., Hermsen, J. M., Ovadia, S., & Vanneman, R. (2001). The glass ceiling effect. Social Forces, 80(2), 655– 682. https://doi.org/10.1353/sof.2001.0091
Dai, Y. De, Zhuang, W. L., Lu, S. C., & Huan, T. C. (2020). Work engagement or job burnout? Psychological ownership amongst the employees of international tourist hotels. Tourism Review. https://doi.org/10.1108/TR-03-2020-0087
Duarte, D. C. (2020). A empregabilidade de mulheres deficientes na hotelaria de Brasília. Turismo: Estudos & Práticas (UERN), 9(2), 1–13. http://natal.uern.br/periodicos/index.php/RTEP/
Duarte, D. C., & Pereira, A. D. J. (2018). O papel da mulher no turismo rural: um estudo no circuito Rajadinha de Planaltina - Distrito Federal. Revista Brasileira de Pesquisa Em Turismo, 12(3), 81–103. https://doi.org/10.7784/rbtur.v12i3.1446
Fleming, S. S. (2015). Déjà Vu? An Updated Analysis of the Gender Wage Gap in the U.S. Hospitality Sector. Cornell Hospitality Quarterly, 56(2), 180–190. https://doi.org/10.1177/1938965514567680
Fontenelle, L. F., Rossi, S. V., Oliveira, M. H. M. De, Brandão, D. J., & Sarti, T. D. (2020). Postgraduate education among family and community physicians in Brazil: The Trajetórias MFC project. Family Medicine and Community Health, 8(3), e000321. https://doi.org/10.1136/fmch-2020-000321
Greco, S. M. de S. S., Onozato, E., Bastos Junior, P. A., & Souza, V. L. de. (2020). Global Entrepreneurship Monitor Empreendedorismo no Brasil: 2019. In Empreendedorismo no Brasil - Relatório Executivo. https://ibqp.org.br/wp-content/uploads/2021/02/Empreendedorismo-no-Brasil-GEM-2019.pdf
Guimarães, C. R. F. F., & Silva, J. R. (2016). Pay gap by gender in the tourism industry of Brazil. Tourism Management, 52, 440–450. https://doi.org/10.1016/j.tourman.2015.07.003
Hegewisch, A., & Liepmann, H. (2013). Occupational segregation and the gender wage gap in the US. In Handbook of Research on Gender and Economic Life (Vol. 14, Issue 2, pp. 200–217). https://doi.org/10.4337/9780857930958.00024
Huete, R., Brotons, M., & Sigüenza, M. C. (2016). La desigualdad entre mujeres y hombres en el sector hostelero español. Estudios y Perspectivas En Turismo, 25(1), 73–87. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (2021). Estatísticas de Gênero Indicadores sociais das mulheres no Brasil - 2a edição. https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101784_informativo.pdf
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. (2015). Relatório com as estimativas da caracterização da ocupação formal e informal do turismo, com base nos dados da RAIS e da PNAD 2013, para o Brasil e regiões. IPEA. https://www.ipea.gov.br/extrator/arquivos/160204_caracterizacao_br_re.pdf
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. (2020). Censo da Educação Superior: Microdados do Censo da Educação Superior. https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dadosabertos/microdados/censo-da-educacao-superior
Kee, H. J. (2006). Glass ceiling or sticky floor? Exploring the Australian gender pay gap. Economic Record, 82(259), 408–427. https://doi.org/10.1111/j.1475-4932.2006.00356.x
Khoo-Lattimore, C., Yang, E. C. L., & Je, J. S. (2019). Assessing gender representation in knowledge production: a critical analysis of UNWTO’s planned events. Journal of Sustainable Tourism, 27(7), 920–938. https://doi.org/10.1080/09669582.2019.1566347
Kimbu, A. N., de Jong, A., Adam, I., Ribeiro, M. A., Afenyo-Agbe, E., Adeola, O., & Figueroa-Domecq, C. (2021). Recontextualising gender in entrepreneurial leadership. Annals of Tourism Research, 88, 103176. https://doi.org/10.1016/j.annals.2021.103176
Kirilenko, A. P., & Stepchenkova, S. (2018). Tourism research from its inception to present day: Subject area, geography, and gender distributions. PLoS ONE, 13(11), 1–20. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0206820
Köseoglu, M. A., Okumus, F., & Rahimi, R. (2019). Proposing researcher brand equity index in hospitality and tourism. Tourism Review, 74(4), 990–1002. https://doi.org/10.1108/TR-01-2019-0012
Lima, G. S., Neto, A. C., Lima, M. S., Tanure, B., & Versiani, F. (2014). O Teto de Vidro das Executivas Brasileiras. Revista Pretexto, 14(4), 65–80. https://doi.org/10.21714/PRETEXTO.V14I4.1922
Liu, T., Gao, J., Zhu, M. and Qiu, Y. (2020). How career expectations influence advancement: evidence from women in the hospitality industry. Tourism Review, ahead-of-print. https://doi.org/10.1108/TR-12-2019-0513
Lunardi, R., De Souza, M., & Perurena, F. (2015). O trabalho de homens e mulheres no turismo rural em São José dos Ausentes: o “leve” e o “pesado.” Turismo - Visão e Ação, 17(1), 179. https://doi.org/10.14210/rtva.v17n1.p179-209
Mariani, M. M., Borghi, M., & Okumus, F. (2020). Unravelling the effects of cultural differences in the online appraisal of hospitality and tourism services. International Journal of Hospitality Management, 90, 102606. https://doi.org/10.1016/j.ijhm.2020.102606
Mastella, M., Vancin, D., Perlin, M., & Kirch, G. (2021). Board gender diversity: performance and risk of Brazilian firms. Gender in Management, 36(4), 498–518. https://doi.org/10.1108/GM-06-2019-0088
Meireles, F. (2018). GenderBR: predict gender from Brazilian first names. CRAN. https://cran.rproject.org/package=genderBR
Ministério da Educação. (2020). Plataforma Nilo Peçanha: Dados Abertos. https://dadosabertos.mec.gov.br/pnp
Ministério do Trabalho e da Previdência Social. (2020). Microdados RAIS e CAGED. http://pdet.mte.gov.br/microdados-rais-e-caged
Mooney, S. K. (2020). Gender research in hospitality and tourism management: time to change the guard. International Journal of Contemporary Hospitality Management, 32(5), 1861–1879. https://doi.org/10.1108/IJCHM-09-2019-0780
Mota, C., Tanure, B., & Carvalho Neto, A. (2015). Mulheres executivas brasileiras: o teto de vidro em questão. Revista Administração Em Diálogo, 16(3). https://doi.org/10.20946/rad.v16i3.13791
Munar, A. M., Biran, A., Budeanu, A., Caton, K., Chambers, D., Dredge, D., Gyimóthy, S., Jamal, T., Larson, M., Lindström, K. N., Nygaard, L., & Ram, Y. (2015). The Gender Gap in the Tourism Academy: : Statistics and Indicators of Gender Equality. January. https://doi.org/10.2/JQUERY.MIN.JS
Muñoz-Bullón, F. (2009). The gap between male and female pay in the Spanish tourism industry. Tourism Management, 30(5), 638–649. https://doi.org/10.1016/j.tourman.2008.11.007
Nações Unidas. (2017). Documentos temáticos: Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Nações Unidas no Brasil. https://www.br.undp.org/content/brazil/pt/home/library/ods/documentos-tematicos--ods-1--2--3--5--9--14.html
Nikraftar, T., & Hosseini, E. (2016). Factors affecting entrepreneurial opportunities recognition in tourism small and medium sized enterprises. Tourism Review, 71(1), 6–17. https://doi.org/10.1108/TR-09-2015-0042
Nunkoo, R., Thelwall, M., Ladsawut, J., & Goolaup, S. (2020). Three decades of tourism scholarship: Gender, collaboration and research methods. Tourism Management, 78(June 2019), 104056. https://doi.org/10.1016/j.tourman.2019.104056
Panrotas. (2021). 100+ Poderosos do Turismo 2021. https://www.panrotas.com.br/gente/reconhecimento/2021/10/conheca-os-100--poderosos-do-turismopanrotaselo2021_184961.html
Petterssonn, K., & Cassel, S. H. (2014). Women tourism entrepreneurs: Doing gender on farms in sweden. Gender in Management, 29(8), 487–504. https://doi.org/10.1108/GM-02-2014-0016
Reis, C. U. F. dos R., & Nakatani, M. S. M. (2020). Concepções tradicionais de gênero e o trabalho em cozinhas profissionais. Turismo: Estudos & Práticas (UERN), 9(2), 1–13. http://natal.uern.br/periodicos/index.php/RTEP/
Remington, J., & Kitterlin-Lynch, M. (2018). Still pounding on the glass ceiling: A study of female leaders in hospitality, travel, and tourism management. Journal of Human Resources in Hospitality and Tourism, 17(1), 22–37. https://doi.org/10.1080/15332845.2017.1328259
Rinaldi, A., & Salerno, I. (2020). The tourism gender gap and its potential impact on the development of the emerging countries. Quality and Quantity, 54(5–6), 1465–1477. https://doi.org/10.1007/s11135-019-00881-x
Salgado, M., Martins, J. dos S. V., & Reis, S. (2015). Students demand for higher education in Tourism and the perception of gender issues in a Tourism degree. Revista Turismo & Desenvolvimento, 1(23), 105–118. https://doi.org/10.34624/rtd.v0i23.11035
Santana, T. S., & Braga, A. H. (2020). Uma Análise Cienciométrica das Publicações do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação na Perspectiva das Mulheres na Computação. Anais Do Women in Information Technology (WIT), 279–283. https://doi.org/10.5753/wit.2020.11310
Santos, G. E. de O. (2021). Publicações de Turismo. http://www.each.usp.br/turismo/publicacoesdeturismo/ Schaap, J. I., & Shockley, M. (2020). The Glass Ceiling: Is It Being Shattered? E-Journal of Business and Economic Issues, 1–20.
Silveira, C. E., & Medaglia, J. (2020). Distância entre cargos e salários de homens e mulheres: influência do gênero no mercado de trabalho do turismo. Turismo: Estudos & Práticas (UERN, 9(2), 1–14. http://geplat.com/rtep/index.php/tourism/article/view/665
Silveira, C. E., Medaglia, J., & Nakatani, M. S. M. (2020). O mercado de trabalho dos egressos de cursos superiores em turismo. Revista Brasileira de Pesquisa Em Turismo, 14(2), 83–94. https://doi.org/10.7784/rbtur.v14i2.1779
Skalpe, O. (2007). The CEO gender pay gap in the tourism industry - Evidence from Norway. Tourism Management, 28(3), 845–853. https://doi.org/10.1016/j.tourman.2006.06.005
Swain, M. B. (1995). Gender in tourism. Annals of Tourism Research, 22(2), 247–266. https://doi.org/10.1016/0160-7383(94)00095-6
Teixeira, R. M., & Bomfim, L. C. S. (2016). Empreendedorismo feminino e os desafios enfrentados pelas empreendedoras para conciliar os conflitos trabalho e família: estudo de casos múltiplos em agências de viagens. Revista Brasileira de Pesquisa Em Turismo, 10(1), 44–64. https://doi.org/10.7784/rbtur.v10i1.855
Vaz, D. V. (2013). O teto de vidro nas organizações públicas: evidências para o Brasil. Economia e Sociedade, 22(3), 765–790. https://doi.org/10.1590/S0104-06182013000300007
Vázquez, R., Serrano Barquín, R. D. C., Osorio González, M., & Favila Cisneros, H. (2019). Turismo y género: una aproximación al estado de conocimiento. Gran Tour, Revista de Investigaciones Turísticas, 20. https://eutm.es/grantour/index.php/grantour/article/view/111
Vizcaino-Suárez, L. P., & Díaz-Carrión, I. A. (2019). Gender in tourism research: perspectives from Latin America. Tourism Review, 74(5), 1091–1103. https://doi.org/10.1108/TR-02-2017-0021
West, J. D., Jacquet, J., King, M. M., Correll, S. J., & Bergstrom, C. T. (2013). The Role of Gender in Scholarly Authorship. PLoS ONE, 8(7), e66212. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0066212
World Economic Forum. (2019). The global gender gap report 2020. World Economic Forum. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0066212
World Tourism Organization. (2019). Global Report on Women in Tourism - Second Edition. World Tourism Organization (UNWTO). https://doi.org/10.18111/9789284420384.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Sarah Minasi, Verônica Mayer, Glauber Eduardo de Oliveira Santos
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Pública Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).