Monitoramento de APL de turismo no Brasil: o (não) lugar das dimensões da sustentabilidade

Autores

  • Helena Araujo Costa Universidade de Brasilia
  • Donald R. Sawyer Universidade de Brasilia
  • Elimar P. do Nascimento

DOI:

https://doi.org/10.7784/rbtur.v3i3.208

Palavras-chave:

Turismo. Arranjos Produtivos Locais (APL). Indicadores. Desenvolvimento sustentável. Monitoramento.

Resumo

O artigo apresenta os resultados de um trabalho onde verificou-se de que maneira os indicadores de sustentabilidade são abordados no monitoramento das iniciativas de arranjos produtivos locais (APLs) de turismo no Brasil, visto que tais arranjos têm sido considerados estratégicos nas políticas de desenvolvimento sustentável em escalas local e regional. Foram analisadas, a partir de dados secundários, dez iniciativas de APL de turismo geridas pelo Sebrae- Serviço de Apoio à Pequena e Média Empresa, disponíveis para acesso público em seu sistema de monitoramento de projetos (SIGEOR). Os indicadores de monitoramento foram analisados segundo quatro categorias: esfera, dados, interface e escopo. A principal conclusão mostra que o monitoramento dos projetos dá uma resposta insuficiente para a problemática da sustentabilidade, visto que se concentra na dimensão econômica e não contempla, na maioria expressiva dos projetos, outras dimensões (social, ambiental, político-institucional e cultural).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helena Araujo Costa, Universidade de Brasilia

Doutora em Desenvolvimento Sustentável pelo Centro de Desenvolvimento sustentável da Universidade de Brasília; Mestre em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajai – UNIVALI; Administradora de Empresas pela Universidade de Brasília. Participante do Laboratório de Estudos de Turismo e Sustentabilidade (LETS/CDS/UnB).

Donald R. Sawyer, Universidade de Brasilia

Doutor em Sociologia pela Harvard University. Professor do CDS/UnB. Assessor do Instituto Sociedade, População e Natureza – ISPN.

Elimar P. do Nascimento

Sociólogo, Doutor em Sociologia pela Université de Paris V (René Descartes); Pós-doutor em Ciências Sociais pela EHESS - Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales de Paris; Diretor do CDS/UnB e coordenador do Laboratório de Estudos de Turismo e Sustentabilidade (LETS/CDS/UnB).

Downloads

Publicado

2009-12-31

Como Citar

Costa, H. A., Sawyer, D. R., & Nascimento, E. P. do. (2009). Monitoramento de APL de turismo no Brasil: o (não) lugar das dimensões da sustentabilidade. Revista Brasileira De Pesquisa Em Turismo, 3(3). https://doi.org/10.7784/rbtur.v3i3.208

Edição

Seção

Artigos