A gestão do desenvolvimento econômico conflitando com o patrimônio natural e cultural de São Sebastião – SP
DOI:
https://doi.org/10.7784/rbtur.v3i2.180Palavras-chave:
Turismo. Patrimônio cultural. Patrimônio Natural. Planejamento. São Sebastião/SP.Resumo
Esta pesquisa, realizada no município de São Sebastião, litoral norte do Estado de São Paulo teve como objetivo estudar o patrimônio natural e cultural. Ambos vêm sendo pressionados, de um lado pelo desenvolvimento econômico do porto, que vem crescendo e destacando-se na região, do outro, pela presença da Petrobrás que se encontra em franca expansão, e também do Turismo desenvolvido especialmente nas praias mais afastadas do centro do município. Destaca-se que o corpus da pesquisa foi construído por conveniência, a partir da indicação do primeiro depoente. Foi adotado o tipo de abordagem qualitativa, baseado nos depoimentos de quatro entrevistados, dois moradores e dois turistas de segunda residência que testemunharam transformações no município. O resultado da pesquisa foi que o patrimônio, tanto natural quanto cultural, está em risco, faltando propostas efetivas de preservação, assim como um planejamento urbanístico e turístico que se adéqüem as necessidades do município.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Pública Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).