A hospitalidade na rede social Couchsurfing: Cruzando a soleira virtual em Jaguarão, no extremo Sul do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.7784/rbtur.v12i2.1399Palavras-chave:
Hospitalidade. Turismo. Rede social virtual. Lazer. CouchsurfingResumo
Este artigo aborda uma prática social mediada por uma rede social virtual de viajantes denominada Couchsurfing. Traduzida como “surfe de sofá”, essa prática é conhecida pela oferta gratuita de hospedagem, mundialmente, viabilizando a interação online e offline entre os sujeitos cadastrados, além de promover o câmbio de hospitalidade, em que anfitrião vira hóspede em outras situações de viagem e vice-versa. Nesta pesquisa, foram investigados os anfitriões e hóspedes do município de Jaguarão, localizado no extremo sul do estado do Rio Grande do Sul (RS), Brasil. Os objetivos do artigo são identificar e discutir os principais interesses e motivações pela rede e pelas viagens Couchsurfing, entre os anfitriões e hóspedes jaguarenses, bem como compreender o sistema de trocas entre hóspedes e anfitriões tendo como inspiração os estudos da hospitalidade baseados na Teoria da Dádiva, de Marcel Mauss. A investigação teve abordagem qualitativa e aproximou-se do método netnográfico. O percurso metodológico contou com estudo bibliográfico e pesquisa de campo ciberespacial, com entrevistas semiestruturadas e observações. As trocas se dão de maneira online e offline, em diferentes prismas. A pesquisa apresenta novos desafios para os estudos do turismo, lazer e hospitalidade no contexto de práticas sociais emergentes, como o Couchsurfing.Downloads
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