Fatores de influência no interesse empreendedor: uma análise junto a estudantes de Turismo

Autores

  • Francisco José Costa Mestrado Acadêmico em Administração do Centro de Estudos Sociais Aplicados da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Ceará, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.7784/rbtur.v2i4.116

Palavras-chave:

Empreendedorismo. Interesse empreendedor. Estudantes de Turismo.

Resumo

O propósito desta pesquisa foi analisar o interesse empreendedor de estudantes de cursos da área de Turismo. Foi procedida uma revisão de literatura, a partir da qual quatro hipóteses sobre os condicionantes do interesse empreendedor foram enunciadas. Foi desenvolvido um estudo de campo, com dados coletados junto a 149 estudantes de instituições de ensino superior de Fortaleza. Os dados foram avaliados por meio de análise descritiva e das técnicas análise de regressão, e de variância. Verificou-se que: (1) os estudantes, em geral, têm uma predisposição intermediária para empreender; (2) o interesse empreendedor é influenciado pela vocação empreendedora percebida na área, pelo suporte de amigos e familiares, pela posse de empresa na família, e pela percepção de domínio das habilidades empreendedoras de nível estratégico. Os resultados foram limitados pela amostragem não probabilística, mas trazem indicações para a melhoria das ações de incentivo ao empreendedorismo realizadas para estudantes de cursos da área de Turismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco José Costa, Mestrado Acadêmico em Administração do Centro de Estudos Sociais Aplicados da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Ceará, Brasil

Possui graduação em Administração de empresas pela Universidade Estadual do Ceará (2000), mestrado em Administração pela mesma instituição (2003) e doutorado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas - SP (2007). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing e Estratégia, atuando principalmente nos seguintes temas: Estratégia de Marketing, Comportamento do Consumidor; Formação de gestores (currículo atualizado em 05/02/2009).
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/8038204590897494

Downloads

Publicado

2008-10-01

Como Citar

Costa, F. J. (2008). Fatores de influência no interesse empreendedor: uma análise junto a estudantes de Turismo. Revista Brasileira De Pesquisa Em Turismo, 2(4), 4–27. https://doi.org/10.7784/rbtur.v2i4.116

Edição

Seção

Artigos