O processo de terceirização de serviços hoteleiros: Motivações e fundamentos teóricos

Autores

  • Kawana Harue Sato PUCPR
  • Tomas Sparano Martins PUCPR
  • Heitor Takashi Kato PUCPR
  • Roberta Rocha Rosa Martins PUCPR
  • Eduardo Damião da Silva PUCPR

DOI:

https://doi.org/10.7784/rbtur.v7i1.572

Palavras-chave:

Terceirização, Hotéis, Processo, Capacidades Dinâmicas, Coespecialização

Resumo

Este estudo discute o processo de terceirização em hotéis. O objetivo deste estudo foi verificar por que os hotéis terceirizam seus serviços e atividades, e como ocorre o processo de terceirização nos hotéis em Curitiba, na perspectiva das capacidades dinâmicas. Especificamente tomou-se como base o modelo teórico de Teece (2007) das microfundações das capacidades dinâmicas, na qual o autor propõe que a exploração dos limites organizacionais e a coespecialização fazem parte da capacidade dinâmica das organizações. Quanto à análise, utilizou-se a técnica da análise de conteúdo do tipo categorial em seis hotéis. Os resultados mostram que as decisões das terceirizações foram motivadas principalmente por razões financeiras, tais como a possibilidade de redução de custos e a melhoria do desempenho financeiro.Com relação ao processo de decisão da terceirização, observou-se que processos formalizados são adotados especialmente por hotéis pertencentes a redes. Hotéis independentes adotam processos mais informais na decisão da terceirização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-04-13

Como Citar

Sato, K. H., Martins, T. S., Kato, H. T., Martins, R. R. R., & da Silva, E. D. (2013). O processo de terceirização de serviços hoteleiros: Motivações e fundamentos teóricos. Revista Brasileira De Pesquisa Em Turismo, 7(1), 129–148. https://doi.org/10.7784/rbtur.v7i1.572

Edição

Seção

Artigos