PERCEPÇÕES SOBRE O USO DE PIERCINGS E/OU TATUAGENS POR FUNCIONÁRIOS DE EMPREENDIMENTOS HOTELEIROS DE FOZ DO IGUAÇU/PR (BRASIL)
DOI:
https://doi.org/10.7784/rbtur.v5i1.405Palabras clave:
Hotéis. Estereótipo. Discriminação. Modificações corporaisResumen
A hotelaria apresenta-se como setor padronizado no que diz respeito ao estereótipo de seus funcionários da linha de frente. O setor não apresenta uma aceitação visível ao diferente quando se trata dos recursos humanos da empresa. Para melhor compreender este fenômeno, foi realizada uma pesquisa tomando como referencial temas de hotelaria e turismo, assim como da antropologia tais como estereótipos e mudanças culturais. Foi também aplicado um questionário nos empreendimentos hoteleiros de Foz do Iguaçu/PR, com amostra probabilística, para analisar o nível de aceitação com relação aos funcionários que possuem piercing e/ou tatuagem. Um outro questionário foi aplicado aos turistas nacionais e internacionais que estavam na mesma localidade, com o intuito de analisar a percepção dos mesmos para com a atuação destes profissionais, sendo uma amostra não probabilística. Esta pesquisa quali-quantitativa permitiu que os dados coletados demonstrassem a existência de discriminação nos processos seletivos na hotelaria.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aquellos autores/as que tengan publicaciones con esta revista, aceptan los términos siguientes:
- Los autores/as conservarán sus derechos de autor y garantizarán a la revista el derecho de primera publicación de su obra, el cuál estará simultáneamente sujeto a la Creative Commons Atribución/Reconocimiento 4.0 Licencia Pública Internacional (CC BY 4.0) que permite a terceros compartir la obra siempre que se indique su autor y su primera publicación esta revista.
- Los autores/as podrán adoptar otros acuerdos de licencia no exclusiva de distribución de la versión de la obra publicada (p. ej.: depositarla en un archivo telemático institucional o publicarla en un volumen monográfico) siempre que se indique la publicación inicial en esta revista.
- Se permite y recomienda a los autores/as difundir su obra a través de Internet (p. ej.: en archivos telemáticos institucionales o en su página web) antes y durante el proceso de envío, lo cual puede producir intercambios interesantes y aumentar las citas de la obra publicada. (Véase El efecto del acceso abierto).