El viaje espectáculo

reflexiones sobre la exposición y el consumo de viajar en las redes sociales

Autores/as

  • Jane Petry da Rosa Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Florianópolis, SC, Brasil.
  • Marinês Walkowski Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, PR, Brasil.
  • André Riani Costa Perinotto Universidade Federal do Delta da Parnaíba (UFPI), Parnaíba, PI, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-7094-3758

DOI:

https://doi.org/10.7784/rbtur.v16.2591

Palabras clave:

Viaje, Turismo, Redes sociales, Contemporáneo

Resumen

En el contexto actual, donde los ojos de los consumidores están fijos en las pantallas, el disfrute de un viaje es mostrado por muchos turistas como un espectáculo mediático. Las redes sociales son utilizadas por los productores de contenidos digitales para compartir con su audiencia formas de viajar que terminan convirtiéndose en consumo de información, productos y servicios. Esta investigación tiene como objetivo comprender las formas en que los productores de contenido (bloggers e influencers en el campo del turismo) utilizan las redes sociales para compartir sus experiencias de viaje y reflexionar sobre cómo las pedagogías que están en funcionamiento en estos espacios influyen en el consumo de viajes que tiene lugar en las redes. Para el tratamiento y análisis de los datos se utilizó el análisis cultural. En general, se pudo concluir que en estos espacios se enseñan diferentes formas de consumir y viajar. Sin embargo, el afán de información rápida y veraz, la necesidad de  identificación o búsqueda de referencia y la voluptuosidad por la totalidad, parecen aprisionar a los viajeros y estimular la producción de contenidos conformados por listas, tips, entre otros, llevándolos a repetir. patrones y consumiendo un formato de viaje que se repite frugal, efímera y uniformemente en el lienzo.

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Biografía del autor/a

Jane Petry da Rosa, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Florianópolis, SC, Brasil.

Doutora em Educação (Universidade Federal de Santa Catarina), Mestre em Educação (Universidade Federal de Santa Catarina), Bacharel em Administração de Empresas (Universidade do Estado de Santa Catarina), Bacharel em Educação Física (Universidade do Estado de Santa Catarina). Professora de Gestão de Eventos e Coordenador do Curso de Gestão de Eventos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, 2010. Professora da Universidade Estadual de Santa Catariana
de 2002 a 2010. Pesquisadora em educação e comunicação e gestão do turismo. Contribuições: concepção da pesquisa, revisão da literatura, coleta de dados, análise dos dados. discussão

Marinês Walkowski, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, PR, Brasil.

Doutora em Arquitetura e Urbanismo (Universidade Federal de Santa Catarina), realizou estágio de doutorado no exterior (Universidade de Lisboa). Pós-Doutorado em Turismo e Hotelaria (Universidade do Vale do Itajaí), Mestre em Arquitetura e Urbanismo (Universidade Federal de Santa Catarina), Bacharel em Turismo (Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina). Atua como consultora em projetos de Turismo de Base Comunitária (Rede Acolhida na Colônia), Processos Participativos e na área de Planejamento e Gestão de Turismo. Foi professora de Graduação, Pós-graduação e Coordenadora do curso Superior de Tecnologia de Gestão de Turismo na Faculdade Municipal de Palhoça, Santa Catarina. Foi professora no Instituto Federal de Santa Catarina - Florianópolis Continente. Atualmente é secretária da Indústria, Comércio e Turismo de Urubici-SC e professora colaboradora na Universidade Federal do Paraná – UFPR. Contribuições: concepção da pesquisa, revisão da literatura, análise dos dados. discussão.

André Riani Costa Perinotto, Universidade Federal do Delta da Parnaíba (UFPI), Parnaíba, PI, Brasil.

Doutor em Ciências da Comunicação (UNISINOS/RS). Mestre em Geografia (UNESP/Rio Claro/SP); Especialização em Docência para Ensino Superior em Turismo e Hotelaria (SENAC/SP); e Graduado em Turismo (UNIMEP). Professor Associado do Curso de Bacharelado em Turismo da Universidade Federal do Delta do Parnaíba - UFDPar (desde 2008). Professor Permanente do Mestrado em Gestão de Negócios Turísticos da UECE (Universidade Estadual do Ceará). Professor Permanente do Mestrado em Turismo da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Ex-Coordenador do curso de Bacharelado em Turismo da UFDPar (Chefia de Departamento e ex-Coordenador de Curso 2019-2021 e ex-coordenador entre 2008-2011). Diretor (2019-2022) da ABRATUR (International Academy for the Development of Tourism Research in Brazil - Academia Internacional para o Desenvolvimento da Pesquisa em Turismo no Brasil); Pesquisador membro desde 2010 e Ex-Coordenador do EITUR (2016-2019) Núcleo de
Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Turismo da UFDPar - grupo cadastrado na plataforma do CNPq; Pesquisador/Membro do Grupo de Pesquisa DemandaTur - Fatores Determinantes e Condicionantes da Demanda Turística da UFSCAR/Sorocaba. Possui publicações nacionais e internacionais de artigos e capítulos de livros. Contribuições: concepção da pesquisa, análise dos dados, discussão.

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Publicado

2022-08-31

Cómo citar

Rosa, J. P. da, Walkowski, M., & Perinotto, A. R. C. (2022). El viaje espectáculo: reflexiones sobre la exposición y el consumo de viajar en las redes sociales. Revista Brasileira De Pesquisa Em Turismo, 16, 2591. https://doi.org/10.7784/rbtur.v16.2591

Número

Sección

Artículos - Gestión del Turismo