Hospitalidad y Gestión para Stakeholders

un análisis cualitativo de las contribuciones a eventos corporativos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.7784/rbtur.v16.2309

Palabras clave:

Eventos corporativos, Movilidad corporative, Stakeholders

Resumen

Las empresas tienen la oportunidad de fortalecer los lazos con sus consumidores brindándoles experiencias que demuestren las relaciones entre los diferentes stakeholders que participan en el proceso. En el contexto de eventos corporativos, algunas experiencias se pueden medir por la prestación de servicios que involucran movilidad corporativa. Dentro de este enfoque, el objetivo general es comprender la calificación de la hostelería para empresas de eventos corporativos. También se buscan objetivos específicos: 1) relacionar los principales servicios de movilidad corporativa en la percepción de las empresas en los eventos corporativos; 2) enumerar los principales stakeholders de los eventos corporativos. Con base en los objetivos, este estudio es cualitativo y exploratorio, realizado a través de un guión de entrevista semiestructurado con análisis de contenido propuesto por Bardin (1977) utilizando a herramienta Atlas TI. La aplicación de un guión de entrevista fue realizada por seis especialistas en el segmento de eventos corporativos, los resultados apuntaban al conocimiento del término Hospitalidad por todos y una asociación con el bienestar, pensando en los detalles y gestionando una experiencia. Los resultados dieron soporte para afirmar cómo las preposiciones adoptadas para este momento de la investigación (P1 -Hospitality influye en la relación anfi-trión-huésped, siendo relevante para las empresas de eventos corporativos y P2 -Hospitality influye positivamente en la gestión para los stakeholders en movilidad corporativa).

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Cicera Carla Bezerra Silva, Centro Universitário Senac, Campus Águas de São Pedro, Sp, Brasil

Concluiu Doutorado na Universidade Anhembi Morumbi (2020), é Mestre em Hospitalidade pela mesma instituição em (2016), especializada em MBA em Gestão Escolar no Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas -FMU (2014), Pós-graduada Lato Sensu In Business Administration pelo IBMEC São Paulo (2007), graduada em tecnologia em Hotelaria pelo Centro Universitário Senac (2004). Atualmente é gerente do Centro Universitário Senac -Águas de São Pedro e pesquisadora na linha de pesquisa Hospitalidade na Competitividade em Serviços.Contribuições para o trabalho: Concepção da pesquisa, Revisão da literatura, Coleta de dados, Análise de dados e Discussão.

Ana Claudia Guimarães Antunes, Centro Universitário Senac -Campus Santo Amaro, SP, Brasil

Doutoranda e mestre em Hospitalidade pela Universidade Anhembi Morumbi na linha de pesquisa Hospitalidade na Competiti-vidade em Serviços tendo como objeto de pesquisa a gastronomia, graduada em Tecnologia em Gastronomia e em Bacharelado em Nutrição (CRN 40596) pelo Centro Universitário Senac –Campus Santo Amaro. Atua na área de alimentos e bebidas desde 2006. Atualmente é docente no Centro Universitário Senac -Campus Santo Amaro, nos cursos Bacharelado em Nutrição, Tec-nologia em Gastronomia e Engenharia Ambiental e Sanitária. Contribuições para o trabalho: Concepção da pesquisa, Revisão da literatura, Coleta de dados, Análise de dados e Discussão

Elizabeth Kyoko Wada, Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, SP, Brasil

Universidade Anhembi Morumbi, bolsista CNPQ Nível 2 com a pesquisa Mobilidade Corporativa na América Latina, concluiu pós-doutorado na UFPR -PPG em Turismo (2016), é Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1994), Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1989), Especialista em Administração Mercadológica pela EAESP/FGV (1982), graduada em Turismo pelo Centro Universitário Ibero Americano Unibero (1979) e em Comunicação Social -Relações Públicas pela Universidade de São Paulo (1980). É Coordenadora do PPG em Hospitalidade e do MP em Gestão de A&B da Universidade Anhembi Morumbi e pesquisadora do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Social e Tecnológico (ISAM). É docente desde 1981. É Vice-Presidente de Finanças de MPI Brazil Chapter (Meeting Professionals International) e membro do Conselho de Administração de Bourbon Hotéis & Resorts. Contribuições para o trabalho: Concepção da pesquisa, Revisão da literatura, Análise de dados e Discussão.

Paulo Sergio Gonçalves de Oliveira, Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, SP, Brasil

Professor e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Hospitalidade (Mestrado e Doutorado) e do Mestrado Profissional de Gestão de Alimentos e Bebidas da Universidade Anhembi Morumbi, onde é responsável por ministrar as disciplinas de Cadeia de Suprimentos em Gestão de A&B e Seminários de Tese em Hospitalidade na Competitividade em Serviços. Atualmente coor-dena o projeto de pesquisa?Comunidades de Prática para a Promoção de Inovações no Setor de Gastronomia? Possui Douto-rado em Engenharia de Produção, pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Mestrado em Administração pela Uni-versidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS).Contribuições para o trabalho: Concepção da pesquisa, Revisão da literatura, Análise de dados e Discussão.

Citas

Bardin, L. (1977). “Análise de conteúdo”. Lisboa: Edições 70.

Beaverstock, J. V. & Budd, L. C.S. (2013). “International business travel in a digital world economy”. Transportation Business

and Management, 9: 1-4.

Beaverstock, J. V., et al. (2009). “International business travel: some explorations”. Geografiska Annaler: Series B, Human Geography, 91(3): 193–202.

Benveniste, É. (1995). “Hospitalidade”. In: _____________ . O vocabulário das instituições indo-européias. Economia, parentesco, sociedade. Campinas: Ed. da Unicamp, 1:87-101.

Burns, R.B. (1997). “Introduction to Research Methods”. South Melbourne: Addison Wesley Longman.

Camargo, L. O. de L. (2015). “Os interstícios da hospitalidade”. Revista Hospitalidade. São Paulo, 7(especial):42-69.

Camargo, L. O. de L. (2004). “Hospitalidade”. São Paulo: Aleph.

Carroll, A. B. & Buchholtz, A. K. (2008). “Business & Society: Ethics and Stakeholder management 7th”. Australia: Thomson South Western.

Ferreira, R. S., & Wada, E. K. (2011). “Corporate mobility in Latin America”. São Paulo: Aleph. In: Wada, E. K.; et al (2014). Mobilidade corporativa: Estudo de casos múltiplos – Carlson Wagon Lits, Alatur e Tour House (São Paulo, Brasil). Revista Turismo & Desenvolviemento, 31(21-22):61-71.

Freeman, R. E. (1984). “Strategic management: a stakeholder approach”. Cambridge: University Press.

Freeman, R. E. (2010). “Strategic management: a stakeholder approach”. Cambridge: University Press.

Freeman, R. E., Harrison, J. S. & Wicks, A. C. (2007). “Managing for stakeholders: Survival, reputation, and success”. Yale: University Press.

Friese, S. (2012). “Qualitative Data Analysis with Atlas.ti”. London: SAGE Publications.

Getz, D. (2008). Event tourism: Definition, evolution, and research. Tourism management, 29(3): 403-428.

Joia, R. M. & Babonea, A. M. (2012). “Economic Globalization – a Phenomenon of Global Business Integration”. In: The 7th Edition of the Internacional Conference European Integration Realities and Perspectives. (2012). EIRP Proceedings, 7. Disponível em: http://proceedings.univ-danubius.ro/index.php/eirp/article/view/1291. Acesso em: 12 fev. 2019

Jones, A. (2013). “Conceptualizing business mobilities: towards an analytical framework”. Transportation Business and Management, 9:55-66.

Kesselring, S. (2015). “Corporate Mobilities Regimes”. Mobility Power and the Socio-geographical Structurations of Mobile Work. Mobilities, 10(4):571-591.

Lashley, C. & Morrison, A. (orgs.) (2004). “Em busca da hospitalidade: perspectivas de um mundo globalizado”. São Paulo: Manole.

Lashley, C. (2015). “Hospitalidade e Características de hospitalidade”. Revista Hospitalidade, 70-92.

Lashley, C. (2008). “Studying hospitality: insight from social science”. Scandinavian Journal of Hospitality and Tourism, 8(1): 69–84.

Martins, A. (2019). “Cresce a participação do turismo no PIB nacional”. Ministério do Turismo. Disponível em: http://www.turismo.gov.br/%C3%BAltimas-not%C3%ADcias/12461-cresce-a-participa%C3%A7%C3%A3o-do-turismo-no-pib-nacional.html Acesso em: 8 Ago. 2019.

Martins, V. G., & Murad Jr., E. (2010). “Viagens corporativas”. São Paulo: Aleph.

Nakane, A. M. (2006). “A valorização do capital humano nos eventos corporativos organizados pelos princípios da gestão Disney – sonhar, acreditar, ousar e fazer”. Dissertação (Mestrado em Hospitalidade) – Universidade Anhembi Morumbi, SP.

Pearce, P. (2012). “The Ulysses factor: Evaluating visitors in tourist settings”. Springer Science & Business Media.

Preston, L. (1990). “Stakeholder management and corporate performance”. Journal of Behavioural Economics, 19(4): 361-375.

Selwyn, T. (2004). “Uma antropologia da hospitalidade”. Em busca da hospitalidade: perspectivas para um mundo globalizado. Barueri: Manole.

Unger, O., Uriely, N. & Fuchs, G. (2016) “The business travel experience”. Annals of Tourism Research, 61: 142-156.

UNWTO – World Tourism Organization. (2017). “Tourism Highlights”. Disponível em: http://people.unica.it/carlamassidda/files/2017/06/UNWTO_Tourism-Highlights_2017.pdf. Acesso em: 20 fev. 2019.

UNWTO – World Tourism Organization. (2018). “Tourism Highlights”. Disponível em: https://observatorioturismo.maceio.al.gov.br/wp content/uploads/UNTWO_Tourism_Highlights_2018_Edition.pdf. Acesso em: 20 fev. 2019.

UNWTO - World Tourism Organization. (2013). “Tourism Highlights”. The United Nations of World Tourism Organization. Disponível em: < https://www.e-unwto.org/doi/pdf/10.18111/9789284415427>. Acesso em: 15 fev. 2019.

Wada, E. K. et al. (2014). “Mobilidade corporativa: Estudo de casos múltiplos” – Carlson Wagon Lits, Alatur e Tour House (– São Paulo, Brasil). Revista Turismo & Desenvolviemento, 31(21-22): 61-71.

Wada, E. K. & Moretti, S. L. A. (2014). “Hospitalidade: dos domínios às lentes e sua inserção nos processos de gestão”. Caderno de Estudos e Pesquisas do Turismo, 3(3): 95-105.

Walker, S. F. & Marr, J. W. (2001). “Stakeholder power: a winning strategy for building stakeholder commitment and driving corporate growth”. Cambridge: Perseus Publishing. In: SCHIAVONI, Patrícia; et al. Stakeholders: principais abordagens. (2013). Revista de Ciências da Administração, 15(37):187-197.

World Travel and Tourism Council (WT&TC). (2011). “Business Travel: A Catalyst for Economic Performance”.

Publicado

2022-01-19

Cómo citar

Silva, C. C. B., Guimarães Antunes, A. C., Wada, E. K. ., & Gonçalves de Oliveira, P. S. . (2022). Hospitalidad y Gestión para Stakeholders: un análisis cualitativo de las contribuciones a eventos corporativos. Revista Brasileira De Pesquisa Em Turismo, 16, 2309. https://doi.org/10.7784/rbtur.v16.2309

Número

Sección

Artículos - Turismo y Sociedad