Modelo para medir la hospitalidad a bordo de aviones de transporte aéreo nacional brasileño

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.7784/rbtur.v14i2.1787

Palabras clave:

La hospitalidade, Pasajeros, La aviación, Empresa aérea

Resumen

Propósito justificado del tema: El conocimiento de la forma en que los pasajeros ven la hospitalidad a bordo de las aeronaves brasileñas permite conocer los factores tangibles e intangibles valorados por los pasajeros y que pueden diferenciar en el momento de la elección de la aerolínea. Objetivo: Dentro del universo de la hospitalidad en la aviación la presente investigación tiene como objetivo analizar la hospitalidad en el transporte aéreo doméstico brasileño a partir de la visión de los pasajeros. Metodologia y enfoque: El estudio es de naturaleza mixta comprendiendo fase cualitativa con revisión bibliográfica y cuantitativa con el desarrollo de instrumento de recolección de datos y el análisis de 1.163 cuestionarios, habiéndose utilizado como herramienta de análisis el software SPSS. Resultados: Los resultados alcanzados permiten concluir que, en la visión de los pasajeros, la hospitalidad es percibida a bordo de las aeronaves del transporte aéreo doméstico brasileño, abarcando un conjunto de 19 ítems que pueden ser explicados usando 5 factores que fueron denominados "atractivos", "atención", "bienestar", "low-cost" e "higiene". Originalidad del documento: Este trabajo es original, ya que tiene como objetivo presentar un modelo sin precedentes para medir la hospitalidad a bordo de aviones brasileños.

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Biografía del autor/a

Alexandre Faro Kaperaviczus, Universidade Anhembi Morumbi, Morumbi, SP

Especialista em Gestão de Processos pela Universidade Federal Fluminense - UFF (2005). Curso de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica pela Universidade da Força Aérea - UNIFA (2005). Especialista Docente em Gestão Empresarial pela Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal - AEUDF (2002). Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais da Aeronáutica pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais da Aeronáutica - EAOAR (1997). Bacharel em Direito pela Fundação de Ensino Octavio Bastos - FEOB (1995). Bacharel em Ciências Aeronáuticas pela Academia da Força Aérea - AFA (1987). Advogado (Áreas Cível, Trabalhista, Contratual e Propriedade Intelectual). Gerente-Adjunto de Projetos Aeronáuticos no Subdepartamento de Desenvolvimento e Programas da Aeronáutica (2001-2004 e 2006). Vice-Diretor do Grupo de Trabalho Brasil-Itália para o Programa Aeronave de Combate - AMX (2007-2008). Gerente do Projeto Aeronave Leve de Ataque - AL-X na Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (2009-2010). Piloto Militar da Força Aérea Brasileira (1985-2010). Professor do Curso de Aviação Civil da Universidade Anhembi Morumbi (2012). Professor da Pós-Graduação em Direito Aeronáutico da Universidade Anhembi Morumbi. (2014) Coordenador da Pós-Graduação de Direito Aeronáutico da Universidade Anhembi Morumbi (2016). Mestre em Hospitalidade pela Universidade Anhembi Morumbi. Doutor em Hospitalidade pela Universidade Anhembi Morumbi. Membro do grupo de pesquisa Hospitalidade na Competitividade em Serviços disponível em http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5958223074039087#identificacao

Airton José Cavenaghi, Universidade Anhembi Morumbi, Morumbi, SP

Graduou-se em História (licenciatura plena) pela Universidade Estadual Paulista - UNESP, campus de Assis, obteve os títulos de mestre e doutor em História Social pela Universidade de São Paulo - USP. Atualmente é Professor Pesquisador na Universidade Anhembi Morumbi-SP no PPG em Hospitalidade da mesma IES. Editor Adjunto da Revista Hospitalidade pertencente ao PPG em Hospitalidade da UAM-SP. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil (século XIX), atuando principalmente nos seguintes temas: urbanização brasileira, fotografia, patrimônio cultural, memória, iconografia, bibliologia paulista e cartografia histórica. Ministra, também, aulas nas graduações de Turismo, Hotelaria e Eventos nas áreas de Patrimônio Cultural, Antropologia (espaço, território e identidade). Desenvolve pesquisas na área de Ciências Sociais Aplicadas, com enfoque na interpretação das dimensões, resultantes da percepção da hospitalidade na contemporaneidade.

Paulo Sérgio Gonçalves de Oliveira, Universidade Anhembi Morumbi, Morumbi, SP

Possui graduação em Administração pela Faculdade de Informática e Administração Paulista (2003) ,mestrado em Administração pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (2008), Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Metodista de Piracicaba(UNIMEP), com o estudo "Proposição do modelo PLM-PV3G para gestão do ciclo de Vida de Produtos". Foi consultor na empresa Indra Consulting, atuando no cliente Mapfre como Administrador de dados e gestão de qualidade.É professor de graduação e Pós-graduação (Mestrado Profissional em Gestão de Alimentos e Bebidas da Universidade Anhembi Morumbi), atuando nas disciplinas Sistemas de Informação e Comunicação em A&B e Gestão da Cadeia de Suprimentos em A&B. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão Estratégica, atuando principalmente nos seguintes temas: comunidades de prática, Tecnologia da Informação, Gestão do Conhecimento, Métodos Quantitativos Aplicados a Administração, Gestão da Cadeia de Suprimentos e Logística e Gestão do Ciclo de Vida de Produtos.

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Publicado

2020-04-28

Cómo citar

Kaperaviczus, A. F., Cavenaghi, A. J., & de Oliveira, P. S. G. (2020). Modelo para medir la hospitalidad a bordo de aviones de transporte aéreo nacional brasileño. Revista Brasileira De Pesquisa Em Turismo, 14(2), 64–82. https://doi.org/10.7784/rbtur.v14i2.1787

Número

Sección

Articulos