El mercado laboral para egresado de programas superiores de Turismo

comparaciones entre datos de 2012 y 2018

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.7784/rbtur.v14i2.1779

Palabras clave:

Turismo, Formación Superior, Egresados, Mercado Laboral

Resumen

Mucho debate acerca de la formación en turismo há ocurrido, incluyendo grupos de trabajo en muchos eventos. Por el otro lado, hay poca información acerca de la empleabilidad de los egresados de estos cursos. A lo largo del tiempo se han alejado notoriamente los intereses de los formadores y de los contratatoderes, con los primeros más orientados a la construcción académica y humanística de los graduandos y los últimos con foco en profesionales con habilidades adquiridas de forma adecuada durante su período de formación. Desde la comparación entre los datos de la actuación profesional de los egresados de cursos superiores en turismo em 2012 y 2018, el presente artículo discute el mercado de trabajo de egresados de cursos superiores en Brasil, en lo que se refiere a las actividades principales, sectores de actuación y remuneración. Se basa en datos primarios y secundarios, con carácter más descriptivo y con enfoque cualitativo en la interpretación de los datos. Entre los principales resultados se destacan que el mercado laboral en turismo no es tan  diversificado cuanto se piensa e se enseña en los cursos de turismo una vez que se percibe una concentración de turismólogos en una única o pocas áreas de actividad; la percepción de la mejora discreta en la remuneración, aumento de la participación de docentes en el mercado y el mayor cantidad de respondientes ligados al sector público.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Carlos Eduardo Silveira, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil

Graduado e especialista em Turismo e Hotelaria, mestre em Turismo em Países em Desenvolvimento e doutor em Gestão e Desenvolvimento Turístico Sustentável. Professor da UFPR, no Curso de Graduação em Turismo no Programa de Pós-graduação em Turismo. Tem experiência na área de Turismo, com pesquisas relacionadas à Educação Superior em Turismo e Planejamento Turístico, atuando principalmente na relação entre formação e mercado de trabalho em turismo. Vinculado aos Grupos de Pesquisa TEEM - Turismo, Educação, Emprego e Mercado, e, DemandaTur - Fatores Determinantes e Condicionantes da Demanda Turística.

Juliana Medaglia, Universidade Federal do Paraná - UFPR, Curitiba, PR

Graduada em Turismo, com especializações em Marketing Empresarial e Gestão Social, mestre em Comunicação e Turismo e doutora em Ciência da Informação. Professora da UFPR, no Curso de Graduação em Turismo no Programa de Pós-graduação em Turismo. Pesquisa e atua nas áreas Turismo, com ênfase em Planejamento Estratégico de Marketing, Demanda Turística, Organização da Informação e Educação Superior em Turismo. Vinculada aos Grupos de Pesquisa TEEM - Turismo, Educação, Emprego e Mercado, DemandaTur - Fatores Determinantes e Condicionantes da Demanda Turística, e, Fundamentos teóricos, metodológicos e históricos da Organização da Informação.

Marcia Shizue Massukado-Nakatani, Universidade Federal do Paraná, UFPR, Curitiba, PR, Brasil

Graduada em Turismo, mestre e doutora em Administração. Professora da UFPR, no Curso de Graduação em Turismo no Programa de Pós-graduação em Turismo. Desenvolve estudos relacionados às metodologias de investigação e construção do conhecimento em turismo, à comunicação e informação turística, à promoção e comercialização de destinos e produtos turísticos e, à formação superior em turismo. Atua como revisora ad hoc de periódicos da área de Turismo, de eventos em Turismo e em Administração e de agências de fomento. Vinculada aos Grupos de Pesquisa TURITEC - Turismo, Tecnologia, Informação, Comunicação e Conhecimento e TEEM - Turismo, Educação, Emprego e Mercado.

Citas

Ansarah, M. G. R. (2002). Formaçao e capacitaçao do profissional em turismo e hotelaria. Barueri: Aleph.

Babbie, E. (1999). Métodos de pesquisas de Survey. Belo Horizonte: UFMG.

Barretto, M., Tamanini, E., & Silva, M. I. P. (2004). Discutindo o ensino universitário de turismo. Campinas: Papirus.

Baum, T. (2018). Sustainable human resource management as a driver in tourism policy and planning: a seri-ous sin of omission? Journal of Sustainable Tourism, 26(6), 873–889. https://doi.org/10.1080/09669582.2017.1423318

Aranha, K. C, & Rocha, D. C. (2014). Reflexões acerca do ensino no curso superior de turismo: realidade, de-safios e tendências. Revista Iberoamericana de Turismo-RITUR, 4(2), 67–76. Retrieved from: http://www.seer.ufal.br/index.php/ritur

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (2018). Síntese de indicadores sociais: uma análise das condi-ções de vida da população brasileira 2018 [Synthesis of social index: an analysis of the living standars of the brazilian population 2018]. Retrieved from: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101629.pdf

Leal, S., & Padilha, M. (2005). Brazil and Latin America. In D. Airey & J. Tribe (Eds.), An international handbook of tourism education. Oxford.

Leal, S. R. (2010). Qualidade da educação superior em turismo: a voz dos estudantes. Retrieved from: https://www.ucs.br/ucs/eventos/seminarios_semintur/semin_tur_6/arquivos/01/Qualidade%20da%20educacao%20superior%20em%20turismo%20a%20voz%20dos%20estudantes.pdf

Mancebo, D., Vale, A. A. , & Martins, T. B. (1995). Políticas de expansão da educação superior no Brasil. Revis-ta Brasileira de Educação, 20(60), 31–50. https://doi.org/10.1590/S1413-24782015206003

Matias, M. (2002). Turismo formação e profissionalização. São Paulo: Manole.

Matias, M. (2005). Panorama da formação profissional em turismo e suas relações com o mercado de traba-lho no Brasil. In L. G. G. Trigo (Ed.). Análises regionais e globais do turismo brasileiro. Porto Alegre: Roca.

Medaglia, J., Silveira, C. E., & Gandara, J. M. G. (2012). Quatro décadas de ensino superior de turismo no bra-sil: dificuldades na formação e consolidação do mercado de trabalho e a ascensão de uma área de estudo como efeito colateral. Turismo - Visão e Ação, 14(1), 006–018. https://doi.org/10.14210/rtva.v14n1.p006-018

Ministério da Educação, Brasil. (2018). Cadastro nacional de cursos e instituições de educação superior. Retrieved from http://emec.mec.gov.br.

Paula, S. C., Carvalho, F. C. C. de, & Pimentel, T. D. (2018). (In) Definição de Competências Laborais em Tu-rismo: implicações sobre o perfil profissional. Revista Latino-Americana de Turismologia, 3(2), 63–69. https://doi.org/10.34019/2448-198X.2017.v3.10035.

Pimentel, T. D., & Paula, S. C. (2014). Autodiagnose da formação superior e qualificação profissional em tu-rismo: Pistas para uma (necessária) reorientação? Revista Turismo & Desenvolvimento, 1(21/22), 275–285.

Santos, G. E. O., Costa, B. V., & Malerba, R. C. (2015). Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo: empregabilidade, perspectivas e percepções do egresso do IFSP. Revista Turismo Em Análise, 26(3), 719. https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v26i3p719-742

Silveira, C. E., & Medaglia, J. (2012). Situação profissional dos egressos de cursos superiores em turismo: dados gerais.

Silveira, C. E., Medaglia, J., & Massukado-Nakatani, M. S. (2018). Atuação profissional dos egressos de cursos superiores em turismo – 2018: resultados sintetizados dos dados gerais da Pesquisa. https://doi.org/10.13140/RG.2.2.10652.54409/4

Sogayar, R. L., & Rejowski, M. (2011). Ensino superior em turismo em busca de novos paradigmas educacio-nais: problemas, desafios e forças de pressão. Turismo - Visão e Ação, 13(3), 282–298. https://doi.org/10.14210/rtva.v13n3.p282-298

Publicado

2020-04-28

Cómo citar

Silveira, C. E., Medaglia, J., & Massukado-Nakatani, M. S. (2020). El mercado laboral para egresado de programas superiores de Turismo: comparaciones entre datos de 2012 y 2018. Revista Brasileira De Pesquisa Em Turismo, 14(2), 83–94. https://doi.org/10.7784/rbtur.v14i2.1779

Número

Sección

Articulos