Analisis de las relaciones interorganizacionales en el sector de hospitalidad en Curitiba (Estado de Paraná, Brasil). Un estudio comparativo

Autores/as

  • Antônio João Hocayen-da-Silva Faculdade de Ensino Superior do Centro do Paraná - UCP
  • Rivanda Meira Teixeira Universidade Federal do Paraná - UFPR

DOI:

https://doi.org/10.7784/rbtur.v3i2.158

Palabras clave:

Turismo. Hotelería. Relacionamientos inter-organizacionales. Estrategia. Eficiencia

Resumen

El sector hotelero de Curitiba (Paraná, Brasil) se tornó atractivo para las redes hoteleras nacionales e internacionales en la segunda mitad de la década de 1990, en función de la instalación de industrias de montaje y de la transferencia de diversas empresas multinacionales para la ciudad, ya que hubo un significativo aumento en la demanda por servicios de hospedaje. Este estudio tuvo como objetivo analizar las relaciones inter-organizacionales llevadas a cabo por las empresas hoteleras de Curitiba. Se realizaron entrevistas semi-estructuradas con propietarios, directores y gerentes, en dos hoteles de propiedad de personas o grupos locales. Los datos secundarios fueron obtenidos en diarios, revistas impresos y disponibles en Internet. A partir del análisis de los datos se pudo constatar que no existen prácticas formales de alianzas entre las empresas analizadas, lo que dificulta la obtención de ventajas competitivas sustentables.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Antônio João Hocayen-da-Silva, Faculdade de Ensino Superior do Centro do Paraná - UCP

Graduação em Administração: Habilitação em Administração de Cooperativas pela Universidade Federal de Viçosa - UFV/MG (2004). Mestre em Administração pelo Centro de Pesquisa e Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Paraná - CEPPAD/UFPR (2007). Atualmente é professor dos cursos de Administração, de Tecnologia em Marketing e de Tecnologia em Gestão Financeira da Faculdade de Ensino Superior de Pitanga - UCP/PR, nas disciplinas de Logistica e Distribuição, Canais de Distribuição e Planejamento Estratégico. Áreas de Interesse: Administração; Estratégia; Turismo e Hotelaria; Cooperativismo; Constituição e Gestão de Cooperativas; Cooperativas deTrabalho; Ensino e Pesquisa em Administração. Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em MArketing e do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira, membro do Núcleo de Projetos Institucionais - NPI. Atualmente ministra a disciplina de Metodologia de Pesquisa Científica em diferentes cursos de pós-graduação da instituição.

Rivanda Meira Teixeira, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Mestrado em Administração - COPPEAD/UFRJ (1979) e Doutorado em Administração - Cranfield University (1996). Pós Doutorado em Tourismo na Bournemouth University e em Empreendedorismo e Pequenas Empresas Turísticas na Strathclyde University, Escócia. Em 2006 realizou Pós Doutoramento na HEC, Montreal, com a supervisão de Prof Dr Louis Jacques Filion. Foi professor na Universidade Federal de Sergipe de 1970 a 2003. Foi professsor Associado da Universidade Federal do Paraná de 2003 a 2009. Atualmente é professor Adjunto I na Universidade Federal de Sergipe, após realização de novo concurso. Atua na Graduação, Mestrado e Doutorado em Administração. Áreas de interesse para pesquisa Empreendedorismo, Gestão de Pequenas Empresas, Gestão em Turismo, Sustentabildiade Empresarial e Estratégia.

Publicado

2009-08-26

Cómo citar

Hocayen-da-Silva, A. J., & Teixeira, R. M. (2009). Analisis de las relaciones interorganizacionales en el sector de hospitalidad en Curitiba (Estado de Paraná, Brasil). Un estudio comparativo. Revista Brasileira De Pesquisa Em Turismo, 3(2). https://doi.org/10.7784/rbtur.v3i2.158

Número

Sección

Articulos