Fans del Sesc en São Paulo: un estudio sobre la hospitalidad y la acogida

Autores/as

  • Luiz Octavio de Lima Camargo Universidade Anhembi Morumbi
  • Airton José Cavenaghi Universidade Anhembi Morumbi
  • Danilo Cava Pereira Universidade Anhembi Morumbi
  • Elizabeth Kyoko Wada Universidade Anhembi Morumbi

DOI:

https://doi.org/10.7784/rbtur.v12i2.1403

Palabras clave:

Hospitalidad. Acogida. Centro Cultural. Fan. Base de la pirámide.

Resumen

El estudio presenta los resultados de una investigación empírica en el área de hospitalidad y acogida que pretendió trazar un perfil de los participantes de grupos en las redes sociales de fans del Sesc en São Paulo, centro cultural y de ocio con 41 unidades en el estado de São Paulo. La hipótesis es que este público virtual representa al público prioritario de la institución: el trabajador del comercio, servicios y turismo, que Prahalad denomina la base de la pirámide. Para la fundamentación teórica, se buscó, por lo tanto, en autores de hospitalidad, acogida, economía y cultura algunos de los conceptos. Se elaboró entonces un cuestionario con 17 preguntas - siendo 14 cerradas de múltiple elección y de más de una selección y 3 abiertas -, dividido en tres secciones: la primera, que limaba quien no participaba de ninguno de los grupos de Facebook seleccionados; la segunda, para trazar un breve perfil socioeconómico; y la tercera, que intentó comprender mejor la asiduidad y participación en la programación de las unidades del Sesc en el estado de São Paulo. La encuesta estuvo disponible desde el 26 de noviembre al 4 de diciembre de 2017, con 224 respuestas válidas. De carácter estadístico y exploratorio para posterior análisis descriptivo, el cuestionario fue aplicado en tres grupos de fans seleccionados por número de participantes. Al final de los análisis, se pudo presentar un breve panorama del perfil del aficionado por el Sesc, participante de grupos de Facebook, y que perciben las relaciones de hospitalidad y acogida de los funcionarios de la institución.

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Biografía del autor/a

Luiz Octavio de Lima Camargo, Universidade Anhembi Morumbi

Doutor em Ciências da Educação pela Universidade René Descartes-Paris 5, revalidado pela USP-FE como Doutor em História e Filosofia da Educação, Livre Docente em Lazer e Educação pela USP-EACH, professor titular do Programa de Pós-Graduação em Hospitalidade da Universidade Anhembi Morumbi e professor-colaborador do Programa de Mestrado em Turismo da USP-EACH.

Airton José Cavenaghi, Universidade Anhembi Morumbi

Doutor em História Social. Professor Pesquisador do Programa de Pós-Graduação do Mestrado e Doutorado em Hospitalidade da Universidade Anhembi Morumbi - UAM-SP. Desenvolve pesquisas na área de Ciências Sociais Aplicadas, com enfoque na interpretação das dimensões, resultantes da percepção da hospitalidade na contemporaneidade.

Danilo Cava Pereira, Universidade Anhembi Morumbi

Mestrando em Hospitalidade pelo Programa de Pós-Graduação em Hospitalidade da Universidade Anhembi Morumbi – UAM-SP. Desenvolve pesquisas nas áreas de Hospitalidade e Acolhimento, focado no atendimento de Centros Culturais como fator de competitividade na prestação e oferta de seus serviços.

Elizabeth Kyoko Wada, Universidade Anhembi Morumbi

Bolsista CNPQ Nível 2 com a pesquisa Mobilidade Corporativa na América Latina, concluiu pós-doutorado na UFPR - PPG em Turismo (2016), é Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1994), Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1989), Especialista em Administração Mercadológica pela EAESP/FGV (1982), graduada em Turismo pelo Centro Universitário Ibero Americano Unibero (1979) e em Comunicação Social - Relações Públicas pela Universidade de São Paulo (1980). É Coordenadora do PPG em Hospitalidade da Universidade Anhembi Morumbi (Laureate International Universities) e pesquisadora do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Social e Tecnológico (ISAM). Atua como docente nas seguintes disciplinas: Gestão e Planejamento Estratégico em Hospitalidade; Hospitalidade, Hostilidade e Stakeholders; Hospitalidade e Competitividade em Serviços; Plano Estratégico de Marketing em Turismo; Tendências, Atualidades e Técnicas em Eventos. Tem experiência nas áreas de Turismo e de Hotelaria na América Latina, com ênfase em Gestão de Meios de Hospedagem e nos seguintes temas: hotelaria, planejamento estratégico, turismo, turismo de negócios (viagens corporativas, eventos empresariais e viagens de incentivo), mobilidade corporativa, serviços e inovação. É docente desde 1981. É diretora administrativo-financeira da ANPTUR (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo) e Vice Presidente de Finanças de MPI Brazil Chapter (Meeting Professionals International). É Vice-Presidente do Conselho de Administração de Bourbon Hotéis & Resorts.

Publicado

2018-05-03

Cómo citar

Camargo, L. O. de L., Cavenaghi, A. J., Pereira, D. C., & Wada, E. K. (2018). Fans del Sesc en São Paulo: un estudio sobre la hospitalidad y la acogida. Revista Brasileira De Pesquisa Em Turismo, 12(2), 46–64. https://doi.org/10.7784/rbtur.v12i2.1403

Número

Sección

Articulos