Prática docente na formação do Turismólogo

Autores

  • Marcia Maria Cappellano Santos Departamento de Letras do Centro de Ciências Humanas e Comunicação da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Rio Grande do Sul, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.7784/rbtur.v1i1.80

Palavras-chave:

Formação do turismólogo. Prática docente.

Resumo

Pensar o ensino superior em Turismo é compreender que o saber profissional do professor abrange saberes relacionados com o conhecimento especializado de sua área de formação e aqueles relacionados com a práxis docente. Porém, muitos professores tendem a ver-se mais como expertos disciplinares do que como docentes, orientando sua conduta em aula por um conhecimento tácito, baseado na lógica do pensamento cotidiano e constituído por modelos de atuação vinculados a contextos escolares concretos, interiorizados mimeticamente e reproduzidos em sala de aula. Vê-se aí um paradoxo: mesmo se constatando o incremento dos estudos científicos sobre o fenômeno turístico, não se tem verificado suficiente realinhamento dos avanços dos conhecimentos especializados com os da prática pedagógica na formação do turismólogo. Na disciplina Prática de Ensino: Planejamento e Operacionalização, oferecida no Mestrado em Turismo da Universidade de Caxias do Sul, as reflexões teórico-práticas têm conduzido a um repensar da ação docente de nível superior no âmbito da formação em turismo. Os resultados alcançados têm se mostrado positivos na avaliação dos mestrandos, especialmente quando confrontados os graus de compreensão dos conhecimentos no início e término da disciplina e identificados os ganhos no estabelecimento de relações e aprofundamentos oportunizados por uma outra epistemologia de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcia Maria Cappellano Santos, Departamento de Letras do Centro de Ciências Humanas e Comunicação da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Rio Grande do Sul, Brasil.

Bacharel e licenciada em Letras, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1973), é mestre em Letras, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990) e doutora em Educação, pela Universidade Federal de São Carlos (1998). Atualmente é professora titular da Universidade de Caxias do Sul. Ministra disciplinas na graduação, é docente permanente do Mestrado em Turismo, onde leciona as disciplinas Metodologia da Pesquisa, Gestão cognitivo-textual no Turismo e coordena o projeto de pesquisa Desenvolvimento de processos de gestão cognitiva na prática pedagógica: referentes para percursos hipertextuais em textos didáticos-rede aplicados ao Turismo (currículo atualizado em 30/06/2008).
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/4918303295310860

Downloads

Publicado

2007-09-01

Como Citar

Santos, M. M. C. (2007). Prática docente na formação do Turismólogo. Revista Brasileira De Pesquisa Em Turismo, 1(1), 84–109. https://doi.org/10.7784/rbtur.v1i1.80

Edição

Seção

Artigos