Turismo e tecnologia da informação

das agências tradicionais às travel techs

Autores

  • Ana Carolina Kuss Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Brasil.
  • Juliana Medaglia Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-4034-5113

DOI:

https://doi.org/10.7784/rbtur.v16.2668

Palavras-chave:

Distribuição, Internet, Turismo 4.0, Agenciamento de viagens, Travel techs

Resumo

O presente artigo refere-se à importância das transformações digitais no setor de turismo e suas contribuições para o desenvolvimento das agências de viagem na era do Turismo 4.0, a nova revolução tecnológica que alterou o comportamento do consumidor. A relação entre turismo e tecnologia é histórica, sendo assim, apresentamos no desenvolvimento essa relação entre ambos para, em seguida, discutirmos o conceito de agenciamento de viagens até o entendimento das travel techs, as novas aplicações de soluções de TI e comércio eletrônico no contexto do mercado de turismo, transformando o antigo mercado do agenciamento.

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Biografia do Autor

Ana Carolina Kuss, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Brasil.

Formada pela universidade do Paraná. Voluntário do Observatório de Turismo do Paraná (OBSTUR-PR). Participa do grupo de pesquisa Trabalho, Educação, Empregabilidade e Mercado (TEEM). Contribuições: concepção do artigo, revisão de literatura, análises e discussão.

Juliana Medaglia, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Brasil.

Graduada em Turismo, com especializações em Marketing Empresarial e Gestão Social, mestre em Comunicação e Turismo e doutora em Ciência da Informação. Professora da UFPR, no Curso de Graduação e no Prgrama de Pós-graduação em Turismo. Pesquisa e atua nas áreas Trismo, com ênfase em Transformação Digital no Turismo, Organização da Informação, Gênero e Turismo, alé, de Formação Educação Superior em Turismo. Vinculada aos Grupos de Pesquisa TEEM- Turismo, Educação, Emprego e Mercado e DemandaTur - Fatores Determinantes e Condicionantes da Demanda Turística.

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Publicado

2022-11-18

Como Citar

Kuss, A. C., & Medaglia, J. (2022). Turismo e tecnologia da informação: das agências tradicionais às travel techs. Revista Brasileira De Pesquisa Em Turismo, 16, 2668. https://doi.org/10.7784/rbtur.v16.2668

Edição

Seção

Revisões Didáticas