“A união faz a força”: análise do processo de aprendizagem interorganizacional em uma rede paraibana de hotéis

Autores

  • Jammilly Mikaela Fagundes Brandão Universidade Federal da Paraíba
  • Joelma Abrantes Guedes Temoteo Universidade Federal da Paraíba
  • Gesinaldo Ataíde Cândido Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

DOI:

https://doi.org/10.7784/rbtur.v12i2.1379

Palavras-chave:

Aprendizagem Interorganizacional. Cooperação. Hotelaria.

Resumo

Dentre as diferentes motivações que levam as organizações a interagirem está a necessidade de adquirir novas competências que viabilizem inovações de reconhecido valor econômico no mercado. Através da colaboração e alianças, as organizações parceiras podem trocar conhecimentos e aprender umas com as outras. Por outro lado, o principal papel da empresa consiste na administração de seu conhecimento de forma mais eficiente que seus competidores, cabendo a organização identificar e proteger seu conhecimento estrategicamente relevante. Diante desse impasse, esse estudo tem como objetivo analisar como ocorre o processo de aprendizagem interorganizacional em uma rede paraibana de hotéis. Nesse sentido, desenvolveu-se uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa. Para a coleta de dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas com quatro gestores do Grupo Casa Branca, que administra atualmente três meios de hospedagem, localizados em João Pessoa-PB. Dentre as principais constatações, foi verificado que há uma constante troca de conhecimentos e uma contínua cooperação entre os gestores dos hotéis do Grupo Casa Branca e os gestores de outros meios de hospedagem. Foi possível observar ainda que não há uma pressão do ambiente concorrencial das empresas ou competição pelo mesmo mercado, e que a parceria e as alianças, geralmente, são consideradas mais importantes do que as vantagens econômicas isoladas. Como fatores determinantes para essa efetiva cooperação, destaca-se a relação de confiança e a clareza na comunicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jammilly Mikaela Fagundes Brandão, Universidade Federal da Paraíba

Bacharel em Administração e em Hotelaria, pela UFPB. Especialista em Turismo e Desenvolvimento Local, pela UFPB. Mestre em Administração, pelo PPGA/UFPB. Doutoranda em Administração, no Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA/UFPB.

Joelma Abrantes Guedes Temoteo, Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda em Desenvolvimento e Meio Ambiente, pelo PRODEMA/UFPB. Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pelo PRODEMA/UFPB. Pós-graduada em Turismo de Base Local pela UFPB. Graduada em Turismo e em Comunicação Social pela UFPB.
Professora Assistente do Departamento de Turismo e Hotelaria – DTH/UFPB.

Gesinaldo Ataíde Cândido, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Professor Titular em Administração Geral da UFCG, Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001), Mestrado em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (1995) com atuação nos cursos de graduação em Administração e Engenharia de Produção da UFCG. Professor permanente junto aos Programas de Pós-graduação em Administração da UFPB e da UFCG, do Mestrado profissional em uso sustentável dos recursos naturais do IFRN. Líder do GEGIT (Grupo de Estudos em Gestão, Inovação e Tecnologia), cadastrado no diretório de grupos de pesquisa do CNPq

Publicado

2018-05-03

Como Citar

Fagundes Brandão, J. M., Temoteo, J. A. G., & Cândido, G. A. (2018). “A união faz a força”: análise do processo de aprendizagem interorganizacional em uma rede paraibana de hotéis. Revista Brasileira De Pesquisa Em Turismo, 12(2), 25–45. https://doi.org/10.7784/rbtur.v12i2.1379

Edição

Seção

Artigos