Teoria institucional na pesquisa em turismo: novas oportunidades de uma teoria em evolução

Autores

  • Christian Falaster Universidade Nove de Julho
  • Luis Miguel Zanin Doutorando em Administração de Empresas na Universidade Nove de Julho. Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho - Uninove. Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie - Sócio da Conquistar - Jogos e Dinâmicas.
  • Luiz Antonio Guerrazzi Universidade Nove de Julho

DOI:

https://doi.org/10.7784/rbtur.v11i2.1310

Palavras-chave:

Teoria institucional. Turismo. Imagem de destino. Estratégia de destino. Legitimidade.

Resumo

Neste artigo de perspectiva, trazemos a teoria institucional para a atenção da pesquisa em turismo como uma teoria válida e em evolução que pode trazer contribuições para análises no turismo. Mostramos que a teoria institucional ainda é subutilizada no turismo e desenvolvemos uma série de proposições sobre como a teoria institucional pode ser útil para analisar a imagem do destino e a adequação entre a imagem de destino para os turistas e para a população local. Especificamente, mostramos como os conceitos institucionais centrais de legitimidade, isomorfismo, hibridização e categorização influenciam as estratégias de destinos quanto à sua imagem. Contribuímos para a teoria institucional discutindo o uso de uma abordagem institucional no turismo, fornecendo a análise de questões tradicionais com o uso da teoria institucional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Christian Falaster, Universidade Nove de Julho

Possui graduação em Comunicação Social pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2013), mestrado em Administração pela Universidade Nove de Julho (2015) e doutorado em Administração pela Universidade Nove de Julho (2017). Professor convidado no MBA da Universidade Nove de Julho. 

Luis Miguel Zanin, Doutorando em Administração de Empresas na Universidade Nove de Julho. Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho - Uninove. Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie - Sócio da Conquistar - Jogos e Dinâmicas.

Doutorando em Administração de Empresas na Universidade Nove de Julho. Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho - Uninove. Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie - Sócio da Conquistar - Jogos e Dinâmicas.

Luiz Antonio Guerrazzi, Universidade Nove de Julho

Mestre e doutorando em Administração pela Universidade Nove de Julho - UNINOVE - SP, linha de pesquisa em estratégia. Graduação em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (1980). Pós-graduado lato sensu em Administração pela EAESP - FGV em Marketing e Finanças.

Publicado

2017-04-30

Como Citar

Falaster, C., Zanin, L. M., & Guerrazzi, L. A. (2017). Teoria institucional na pesquisa em turismo: novas oportunidades de uma teoria em evolução. Revista Brasileira De Pesquisa Em Turismo, 11(2), 270–293. https://doi.org/10.7784/rbtur.v11i2.1310

Edição

Seção

Artigos