Mercado pet em ascensão - hotelaria para cães e gatos em São Paulo (Brasil)

Autores

  • Tatiana Afonso Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, Brasil.
  • Lorena Berdasco Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, Brasil.
  • Thais Medeiros Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, Brasil.
  • Mirian Rejowski Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, São Paulo, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.7784/rbtur.v2i4.120

Palavras-chave:

Turismo e Hotelaria. Meios de hospedagem. Mercado pet. Características e tendências. São Paulo (cidade)/Brasil.

Resumo

Pesquisa exploratório-descritiva acerca da Hotelaria para cães e gatos na cidade de São Paulo, a fim de demonstrar as características e tendências e contribuir para os estudos aplicados sobre esse segmento turístico. Inicialmente enfoca o chamado “mercado pet”, apresentando um breve contexto com dados gerais no mundo, e a evolução da hotelaria para animais no Brasil. Em seguida, trata da hospedagem para animais de estimação, a partir de dados sobre diferentes meios de hospedagem e suas características peculiares, e da visão de gerentes de hotéis que aceitam animais de estimação junto com os hóspedes e de proprietários de animais de estimação na zona sul dessa cidade. Os resultados obtidos indicam um segmento de mercado em ascensão em dois sub-segmentos: meios de hospedagem para animais e hotéis que aceitam animais junto com seus hóspedes. A oferta de produtos e serviços hoteleiros indica a incorporação do conceito de hospitalidade, a diversificação da oferta, a necessidade de profissionais capacitados e o desenvolvimento de sistemas administrativos e gerenciais específicos, considerando, hábitos, necessidades e expectativas dos donos de animais, ao lado das características de cada tipo de animal em particular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiana Afonso, Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, Brasil.

Bacharel em Turismo pela Universidade Anhembi Morumbi.

Lorena Berdasco, Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, Brasil.

Bacharel em Turismo pela Universidade Anhembi Morumbi.

Thais Medeiros, Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, Brasil.

Bacharel em Turismo pela Universidade Anhembi Morumbi.

Mirian Rejowski, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, São Paulo, Brasil

Possui Graduação em Turismo pela Universidade de São Paulo (1975), Mestrado e Doutorado em Ciências da Comunicação pela USP (1985 e 1993) e Livre Docência em Teoria do Turismo e do Lazer pela USP (1997). Docente Titular do Mestrado em Hospitalidade da Anhembi Morumbi e Docente Colaboradora do Doutorado em Ciências da Comunicação da Universidade de São Paulo. Diretora Presidente da ANPTUR - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo (2005 a 2007). Atuou como editora responsável da revista científica "Turismo em Analise" (1990 a 2006). Em sua produção científica, destacam-se artigos de periódicos, trabalhos de eventos e capítulos de livros, bem como os livros "Turismo e Pesquisa Científica", "Turismo Contemporâneo: Desenvolvimento, Estratégia e Gestão" e "Turismo no Percurso do Tempo". Tem experiência em docência e pesquisa em Turismo, com ênfase em programas de pós-graduação "stricto sensu" no Brasil e no Exterior, e em estudos relacionados à: ensino e formação turismo, produção e comunicação científica em turismo, e desenvolvimento e qualificação de destinações turísticas (currículo atualizado em 26/01/2009).
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/8468269699377558

Downloads

Publicado

2008-11-01

Como Citar

Afonso, T., Berdasco, L., Medeiros, T., & Rejowski, M. (2008). Mercado pet em ascensão - hotelaria para cães e gatos em São Paulo (Brasil). Revista Brasileira De Pesquisa Em Turismo, 2(4), 102–123. https://doi.org/10.7784/rbtur.v2i4.120

Edição

Seção

Artigos