Análise reflexiva do turismo em saúde à luz da inovação
DOI:
https://doi.org/10.7784/rbtur.v10i2.919Palavras-chave:
Turismo em saúde. Inovação. Hospitais. Saúde.Resumo
O turismo em saúde, um fenômeno recente no Brasil, representa uma importante oportunidade de expansão para as instituições de saúde que possuem instalações, recursos humanos e tecnologia de excelência. O presente trabalho desenvolve reflexão sobre esse mercado à luz de vertentes teóricas acerca da inovação, principalmente com base em Manual de Oslo, Tidd et al., Christensen e Miller e Morris. Com o propósito de subsidiar a análise foi conduzido o estudo multicaso em quatro instituições de saúde da região sul do Brasil. As evidências apontam que a participação da instituições no mercado de turismo em saúde propiciou que a inovação em produto, processo, marketing e organizacional fosse considerada um diferencial competitivo, gerado por uma nova concepção de negócio, redesenho de seus processos, adequação dos ambientes físicos, maior importância das áreas de marketing e gestão, gerando um reconhecimento externo, uma maior rede relacionamentos, cooperação entre os seus pares e atribuindo às instituições um padrão internacional de fornecimento de serviços.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Pública Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).