Modelo de monitoramento das redes sociais para orientar a tomada de decisões das destination management organizations

Autores

  • Guilherme Mendes Thomaz Universidade Federal do Paraná
  • Alexandre Augusto Biz Universidade Federal do Paraná
  • Eduardo Michelotti Bettoni Observatórios SESI/SENAI/IEL FIEPR
  • Cecilia Souza Pavan Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.7784/rbtur.v9i2.835

Palavras-chave:

Monitoramento de redes sociais. Tomada de decisões. Destination management organization.

Resumo

A ampla adoção das mídias sociais pelos usuários e organizações vem gerando um aumento exponencial de dados e conteúdos que oferecem oportunidades para serem tratados e transformados em informações e conhecimentos. No entanto, o tratamento destes dados se considera um desafio e exige o uso de recursos adequados. Considerando este cenário, apresenta-se nesta pesquisa um modelo de monitoramento das redes sociais como suporte a tomada de deci-sões pelas Destionation Management Organizations (DMO). O modelo proposto foi testado no período de pré e duran-te a Copa do Mundo de Futebol FIFA 2014, tendo como objeto os destinos de Curitiba (PR) e Foz do Iguaçu (PR) e uma estrutura de sete fases. Os resultados do período foram compostos por cerca de 50 mil mensagens, analisados e asso-ciados a uma ontologia de aplicação. Uma grande parte das relações de frequência entre atrativos turísticos e entre as cidades analisadas foram compatíveis com a realidade de sua popularidade no trade turístico.

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Biografia do Autor

Guilherme Mendes Thomaz, Universidade Federal do Paraná

Bolsista CNPq e Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Turismo PPGTUR. Pesquisador do Laboratório TURITEC

Alexandre Augusto Biz, Universidade Federal do Paraná

Departamento de Turismo Docente do Mestrado em Turismo UFPR

Eduardo Michelotti Bettoni, Observatórios SESI/SENAI/IEL FIEPR

Pesquisador e desenvolvimento do Observatórios SESI/SENAI/IEL. Pesquisador do Laboratório TURITEC

Cecilia Souza Pavan, Universidade Federal do Paraná

Bolsista CNPq e Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Turismo PPGUT UFPR Pesquisadora Laboratório TURITEC

Publicado

2015-08-27

Como Citar

Thomaz, G. M., Biz, A. A., Bettoni, E. M., & Pavan, C. S. (2015). Modelo de monitoramento das redes sociais para orientar a tomada de decisões das destination management organizations. Revista Brasileira De Pesquisa Em Turismo, 9(2), 196–220. https://doi.org/10.7784/rbtur.v9i2.835

Edição

Seção

Artigos