Modelo de monitoramento das redes sociais para orientar a tomada de decisões das destination management organizations

  • Guilherme Mendes Thomaz
  • Alexandre Augusto Biz Universidade Federal do Paraná
  • Eduardo Michelotti Bettoni
  • Cecilia Souza Pavan
Palavras-chave: Monitoramento de redes sociais. Tomada de decisões. Destination management organization.

Resumo

A ampla adoção das mídias sociais pelos usuários e organizações vem gerando um aumento exponencial de dados e conteúdos que oferecem oportunidades para serem tratados e transformados em informações e conhecimentos. No entanto, o tratamento destes dados se considera um desafio e exige o uso de recursos adequados. Considerando este cenário, apresenta-se nesta pesquisa um modelo de monitoramento das redes sociais como suporte a tomada de deci-sões pelas Destionation Management Organizations (DMO). O modelo proposto foi testado no período de pré e duran-te a Copa do Mundo de Futebol FIFA 2014, tendo como objeto os destinos de Curitiba (PR) e Foz do Iguaçu (PR) e uma estrutura de sete fases. Os resultados do período foram compostos por cerca de 50 mil mensagens, analisados e asso-ciados a uma ontologia de aplicação. Uma grande parte das relações de frequência entre atrativos turísticos e entre as cidades analisadas foram compatíveis com a realidade de sua popularidade no trade turístico.

Biografia do Autor

Alexandre Augusto Biz, Universidade Federal do Paraná
Departamento de Turismo Docente do Mestrado em Turismo UFPR
Publicado
27-08-2015
Seção
Artigos