Análise da percepção do visitante sobre a revitalização da orla marítima: o modelo do Parque Linear Calçadão, Itapema – Santa Catarina – Brasil
DOI:
https://doi.org/10.7784/rbtur.v9i1.741Palavras-chave:
TTurismo de sol e praia. Zona costeira. Gestão da Sustentabilidade. Projeto Orla.Resumo
Os destinos turísticos de sol e praia preconizam pelo gerenciamento do espaço costeiro segundo os princípios da sustentabilidade, na perspectiva de desenvolver, de forma sistêmica, suas funções econômicas e ambientais. Neste contexto, o estudo analisa a percepção ambiental dos visitantes do município de Itapema (SC) sobre a revitalização da orla marítima, a partir da implantação do Parque Linear Calçadão, resultado do processo de implementação do Projeto Orla no município. Os métodos adotados para a investigação estão consubstanciados no paradigma interpretativista, que aborda uma visão subjetiva dos fenômenos sociais, embasando metodologicamente o método estudo de caso. O aporte principal da pesquisa se desenvolveu por meio da técnica de entrevista semiestruturada com nove informantes do destino e, foram posteriormente, analisadas segundo o método do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Os resultados demonstraram a satisfação dos visitantes (turistas e excursionistas) com a revitalização da orla marítima e com a estrutura do Parque Linear Calçadão. Seus depoimentos evidenciaram a valorização da orla como espaço público de lazer, favorecendo atividades turístico-recreativas no espaço praial com segurança, sociabilidade e mobilidade aos frequentadores. Aspectos citados como ordenamento da orla, estrutura para fruição do lazer pelas distintas faixas etárias, contemplação da paisagem, preservação da vegetação e, a valorização da imagem do município também foram confirmadas na pesquisa como pontos positivos. Considera-se, a partir do estudo, que as cidades costeiras devem revitalizar seus espaços naturais e assegurá-los para o bem estar dos residentes e visitantes, guiando-se pelos programas de gestão existentes em nível estadual e federal, a exemplo do Projeto Orla.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Pública Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).