Estratégias de gestão de pessoas e desempenho organizacional na hotelaria: o papel das capacidades organizacionais

Autores

  • Leilianne Michelle Trindade da Silva Barreto Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, Natal, Brasil
  • Lindolfo Galvão de Albuquerque Universidade de São Paulo - USP, São Paulo, Brasil
  • Carlos Alberto Freire Medeiros Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, Natal, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.7784/rbtur.v8i2.727

Palavras-chave:

Gestão Estratégica de Pessoas, Estratégias de Gestão de Pessoas, Capacidades Organizacionais, Desempenho Organizacional, Hotelaria.

Resumo

O objetivo geral desta pesquisa foi estabelecer relações entre configurações de estratégias de gestão de pessoas, capacidades organizacionais e desempenho organizacional na hotelaria. Foi desenvolvido um estudo descritivo e relacional, de abordagem quantitativa, nos hotéis dos principais destinos turísticos de quatro estados do Nordeste do Brasil. As relações encontradas confirmam a sobreposição proposta por Cameron e Quinn (2006) entre as estratégias de gestão de pessoas do Modelo de Valores Competitivos e as capacidades organizacionais do Modelo de Múltiplos Papéis de Ulrich (1998). Análises complementares atestaram que os hotéis que conseguem desenvolver as quatro capacidades organizacionais de forma equilibrada alcançam um desempenho superior.

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Biografia do Autor

Leilianne Michelle Trindade da Silva Barreto, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, Natal, Brasil

Professora Doutora do Departamento de Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Lindolfo Galvão de Albuquerque, Universidade de São Paulo - USP, São Paulo, Brasil

Professor Titular da FEA/USP

Carlos Alberto Freire Medeiros, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, Natal, Brasil

Professor do Departamento de Administração da UFRN

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Publicado

2014-09-09

Como Citar

da Silva Barreto, L. M. T., Albuquerque, L. G. de, & Medeiros, C. A. F. (2014). Estratégias de gestão de pessoas e desempenho organizacional na hotelaria: o papel das capacidades organizacionais. Revista Brasileira De Pesquisa Em Turismo, 8(2), 340–360. https://doi.org/10.7784/rbtur.v8i2.727

Edição

Seção

Artigos