Estratégias de gestão de pessoas e desempenho organizacional na hotelaria: o papel das capacidades organizacionais
DOI:
https://doi.org/10.7784/rbtur.v8i2.727Palavras-chave:
Gestão Estratégica de Pessoas, Estratégias de Gestão de Pessoas, Capacidades Organizacionais, Desempenho Organizacional, Hotelaria.Resumo
O objetivo geral desta pesquisa foi estabelecer relações entre configurações de estratégias de gestão de pessoas, capacidades organizacionais e desempenho organizacional na hotelaria. Foi desenvolvido um estudo descritivo e relacional, de abordagem quantitativa, nos hotéis dos principais destinos turísticos de quatro estados do Nordeste do Brasil. As relações encontradas confirmam a sobreposição proposta por Cameron e Quinn (2006) entre as estratégias de gestão de pessoas do Modelo de Valores Competitivos e as capacidades organizacionais do Modelo de Múltiplos Papéis de Ulrich (1998). Análises complementares atestaram que os hotéis que conseguem desenvolver as quatro capacidades organizacionais de forma equilibrada alcançam um desempenho superior.Downloads
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