Competitividade e turismo: estudo da produção científica internacional
DOI:
https://doi.org/10.7784/rbtur.v8i2.721Palavras-chave:
Competitividade, Turismo, Produção científica, Periódicos internacionais.Resumo
Competitividade e turismo vêm se configurando numa temática emergente, com crescente espaço em estudos internacionais, em função de a atividade turística se destacar como um dos setores da economia que mais cresce, com desafios e possibilidades diversas. Este estudo objetivou identificar e analisar o estado da arte no tema competitividade e turismo, por meio da verificação do perfil de artigos científicos internacionais e nacionais contidos em revistas científicas, considerando autorias, coautorias, citações e cocitações, e das redes de relacionamento que encerram. Foram identificados 200 artigos publicados entre 1994 e 2012 na base de dados do Institute for Scientific Information (ISI) – Web of Science (WoS). Por meio do uso de técnicas bibliométricas e sociométricas, observou-se que o tema ganhou destaque no meio acadêmico a partir de 2008, tendo sido publicado especialmente em revistas da área de turismo, sendo as seis mais significativas responsáveis por quase 40% das publicações. A maior parte dos artigos se ancoram na grande área das ciências sociais e aplicadas e é procedente, principalmente, da Espanha e Estados Unidos. Apenas cinco trabalhos aparecem com destaque nas referências bibliográficas usadas pelos autores, indicando o caráter incipiente das pesquisas nessa área e o potencial para desenvolvimento de novas pesquisas.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Pública Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).