Os muitos olhares sobre o conceito de hotel boutique

  • Ricardo Barbosa Angeli UNINOVE
  • Ricardo de Gil Torres Universidade Anhembi Morumbi
  • Ricardo Frota de Albuquerque Maranhão Universidade Anhembi Morumbi
Palavras-chave: Hospitalidade, Hotel boutique, Renovação, Economia da experiência.

Resumo

O mercado hoteleiro investe com regularidade na renovação de seus empreendimentos. Neste momento de melhoria de suas instalações se apresenta uma oportunidade de reposicionamento mercadológico. O presente artigo apresenta uma pesquisa de caráter exploratório, que teve como objetivo geral verificar como o conceito de hotel boutique é entendido por pesquisadores de diferentes países. Em função da maior agilidade para a implantação de inovações, considerou-se a possibilidade do modelo de hotel boutique ser adotado por hotéis independentes como forma de melhorar sua competitividade em relação às grandes redes hoteleiras. Verificou-se que não existe um modelo único de hotel boutique, embora instalações de pequeno porte com design diferenciado e atendimento personalizado sejam uma constante nas descrições em que também é enfatizado o valor da experiência única.

Biografia do Autor

Ricardo Barbosa Angeli, UNINOVE
Mestre em Hospitalidade – UAM, Professora do Curso de Tecnologia em Hotelaria e Turismo - UNINOVE
Ricardo de Gil Torres, Universidade Anhembi Morumbi
Doutor em Administração pela EAESP/FGV, Professor do Mestrado em Hospitalidade - UAM
Ricardo Frota de Albuquerque Maranhão, Universidade Anhembi Morumbi
Doutor em História e Mestre em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo, é atualmente professor doutor da Universidade Anhembi Morumbi na Graduação em Gastronomia, na Pós-graduação em Padrões Gastronômicos e no Mestrado em Hospitalidade, sendo também coordenador do Centro de Pesquisas em Gastronomia Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: Alimentação, Gastronomia, História da Alimentação e da Gastronomia, Cultura Brasileira e História do Brasil
Publicado
01-12-2012
Seção
Artigos