User-Generated Content and travel planning: An application of the Theory of Planned Behavior
DOI:
https://doi.org/10.7784/rbtur.v6i3.543Palavras-chave:
Conteúdo Gerado pelo Usuário, Teoria do Comportamento Planejado, Indústria de viagens.Resumo
O Conteúdo Gerado pelo Usuário (UGC) tais como comentários online de viagens escrito por viajantes, e publicado em comunidades virtuais, está sendo usado cada vez mais para comunicar informações relacionadas à viagens. O UGC está desta forma, ajudando os viajantes a tomarem decisões à respeito de suas viagens. Utilizando a Teoria do Comportamento Planejado (TPB), que é uma das teorias mais abrangentes em explicar a intenção comportamental, este estudo contribui para o desenvolvimento de teorias de comportamento do consumidor online, determinando quais são os fatores mais importantes em relação ao uso do UGC na indústria de viagens. A TPB tem três determinantes independentes de intenção comportamental: atitude em relação ao comportamento, norma subjetiva e controle do comportamento percebido. Sendo assim, o objetivo desse artigo é examinar os papéis de atitude em relação ao comportamento, norma subjetiva e controle do comportamento percebido quanto à intenção de viajantes em usar o UGC ao fazer planos de viagens.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Pública Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).