User-Generated Content and travel planning: An application of the Theory of Planned Behavior

Autores

  • Luiz Augusto Machado Mendes Filho Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Felix B Tan Auckland University of Technolgy
  • Annette Mills University of Waikato

DOI:

https://doi.org/10.7784/rbtur.v6i3.543

Palavras-chave:

Conteúdo Gerado pelo Usuário, Teoria do Comportamento Planejado, Indústria de viagens.

Resumo

O Conteúdo Gerado pelo Usuário (UGC) tais como comentários online de viagens escrito por viajantes, e publicado em comunidades virtuais, está sendo usado cada vez mais para comunicar informações relacionadas à viagens. O UGC está desta forma, ajudando os viajantes a tomarem decisões à respeito de suas viagens. Utilizando a Teoria do Comportamento Planejado (TPB), que é uma das teorias mais abrangentes em explicar a intenção comportamental, este estudo contribui para o desenvolvimento de teorias de comportamento do consumidor online, determinando quais são os fatores mais importantes em relação ao uso do UGC na indústria de viagens. A TPB tem três determinantes independentes de intenção comportamental: atitude em relação ao comportamento, norma subjetiva e controle do comportamento percebido. Sendo assim, o objetivo desse artigo é examinar os papéis de atitude em relação ao comportamento, norma subjetiva e controle do comportamento percebido quanto à intenção de viajantes em usar o UGC ao fazer planos de viagens.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Augusto Machado Mendes Filho, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Departamento de Turismo (DETUR)

Downloads

Publicado

2012-12-01

Como Citar

Mendes Filho, L. A. M., Tan, F. B., & Mills, A. (2012). User-Generated Content and travel planning: An application of the Theory of Planned Behavior. Revista Brasileira De Pesquisa Em Turismo, 6(3), 280–289. https://doi.org/10.7784/rbtur.v6i3.543

Edição

Seção

Artigos