Ações estratégicas e visões dos atores do cluster de turismo da cidade de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.7784/rbtur.v9i1.513Palavras-chave:
Turismo. Sazonalidade. Cooperação. Cluster. Cidade de São Paulo.Resumo
O maior destino de turístico de negócios da América Latina define o tempo de permanência dos turistas, implicando a sazonalidade do turismo da cidade de São Paulo. O objetivo do artigo é analisar as visões dos gestores das organizações representativas (atores do cluster do turismo) sobre o aumento do fluxo e do tempo de permanência dos turistas na cidade de São Paulo. A pesquisa é de natureza descritiva e exploratória, e o método de campo consistiu de entrevistas com os gestores da São Paulo Turismo (SPTuris), do São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPCVB), da Secretaria Municipal de Cultura e do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB) e de aplicação de questionário a gestores de 25 hotéis. Os resultados mostram que, apesar da grande concentração de empresas e de organizações, que constituem o cluster de turismo, poderia haver mais cooperação entre os atores para reduzir a sazonalidade e para aumentar o fluxo de turistas e a ocupação hoteleira da cidade de São Paulo, aos finais de semana, nos feriados e nos períodos de férias.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Pública Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).