Ações estratégicas e visões dos atores do cluster de turismo da cidade de São Paulo

  • Edegar Luis Tomazzoni USP
  • Juliana Soares da Costa USP
Palavras-chave: Turismo. Sazonalidade. Cooperação. Cluster. Cidade de São Paulo.

Resumo

O maior destino de turístico de negócios da América Latina define o tempo de permanência dos turistas, implicando a sazonalidade do turismo da cidade de São Paulo. O objetivo do artigo é analisar as visões dos gestores das organizações representativas (atores do cluster do turismo) sobre o aumento do fluxo e do tempo de permanência dos turistas na cidade de São Paulo. A pesquisa é de natureza descritiva e exploratória, e o método de campo consistiu de entrevistas com os gestores da São Paulo Turismo (SPTuris), do São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPCVB), da Secretaria Municipal de Cultura e do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB) e de aplicação de questionário a gestores de 25 hotéis. Os resultados mostram que, apesar da grande concentração de empresas e de organizações, que constituem o cluster de turismo, poderia haver mais cooperação entre os atores para reduzir a sazonalidade e para aumentar o fluxo de turistas e a ocupação hoteleira da cidade de São Paulo, aos finais de semana, nos feriados e nos períodos de férias.

Biografia do Autor

Edegar Luis Tomazzoni, USP
Doutor em Ciências da Comunicação com Ênfase em Turismo pela Escola de Ciências e Comunicações (ECA) da Universidade de São Paulo (USP). Docente do Mestrado em Turismo, do Mestrado em Mudança Social e Participação Política, e do Curso de Graduação em Lazer e Turismo, na Escola de Artes Ciências e Humanidades (EACH), da Universidade de São Paulo (USP). E-mail: eltomazzoni@usp.br
Juliana Soares da Costa, USP
Bacharel em Lazer e Turismo pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), da Universidade de São Paulo (USP)
Publicado
22-04-2015
Seção
Artigos