THE LEARNING PROCESS OF THE USE OF TECHNOLOGIES AS PRACTICE: AN ETHNOMETHODOLOGICAL APPROACH IN TRAVEL AGENCIES
DOI:
https://doi.org/10.7784/rbtur.v6i2.501Palavras-chave:
Aprendizagem, Processo de organizar, Tecnologia como prática, Etnometodologia, Agências de viagens.Resumo
Tecnologia e internet estão transformando as relações sociais e as formas de trabalhar e organizar de organizações em diferentes mercados. Desta forma, as agências de viagem também foram impactadas por essas mudanças e estão enfrentando um momento de transição e de redescoberta. Este trabalho utiliza os Estudos Baseados em Prática (Gherardi, 2006) e a etnometodologia (Garfinkel, 2006) para entender o impacto da tecnologia neste tipo de organização através de uma pesquisa empírica qualitativa. O objetivo do trabalho é compreender o processo de aprendizagem que permeia o uso de tecnologias de informação e comunicação, particularmente a Internet, como prática de trabalho em uma agência de viagens e como ela pode influenciar esse tipo de organização. Como principais conclusões, o artigo discute o uso das tecnologias da informação e comunicação como prática e seu impacto na aprendizagem assim como nos processos de conhecer e organizar dentro de três agências de viagens de uma empresa brasileira.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Pública Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).