THE LEARNING PROCESS OF THE USE OF TECHNOLOGIES AS PRACTICE: AN ETHNOMETHODOLOGICAL APPROACH IN TRAVEL AGENCIES

Autores

  • Marcelo de Souza Bispo Universidade Metodista de São Paulo
  • Arilda Schmidt Godoy Universidade Presbiteriana Mackenzie Programa de Pós-graduação em Administração de Empresas - PPGA

DOI:

https://doi.org/10.7784/rbtur.v6i2.501

Palavras-chave:

Aprendizagem, Processo de organizar, Tecnologia como prática, Etnometodologia, Agências de viagens.

Resumo

Tecnologia e internet estão transformando as relações sociais e as formas de trabalhar e organizar de organizações em diferentes mercados. Desta forma, as agências de viagem também foram impactadas por essas mudanças e estão enfrentando um momento de transição e de redescoberta. Este trabalho utiliza os Estudos Baseados em Prática (Gherardi, 2006) e a etnometodologia (Garfinkel, 2006) para entender o impacto da tecnologia neste tipo de organização através de uma pesquisa empírica qualitativa. O objetivo do trabalho é compreender o processo de aprendizagem que permeia o uso de tecnologias de informação e comunicação, particularmente a Internet, como prática de trabalho em uma agência de viagens e como ela pode influenciar esse tipo de organização. Como principais conclusões, o artigo discute o uso das tecnologias da informação e comunicação como prática e seu impacto na aprendizagem assim como nos processos de conhecer e organizar dentro de três agências de viagens de uma empresa brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo de Souza Bispo, Universidade Metodista de São Paulo

Doutor em Administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie Bacharel em Turismo pela Universidade Metodista de São Paulo Professor Adjunto da Universidade Federal da Paraíba Centro de Ciências Sociais Aplicadas Departamento de Administração

Arilda Schmidt Godoy, Universidade Presbiteriana Mackenzie Programa de Pós-graduação em Administração de Empresas - PPGA

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo Professora do PPGA - Mackenzie Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa e Formação em Administração - NUPES

Downloads

Publicado

2012-09-13

Como Citar

Bispo, M. de S., & Godoy, A. S. (2012). THE LEARNING PROCESS OF THE USE OF TECHNOLOGIES AS PRACTICE: AN ETHNOMETHODOLOGICAL APPROACH IN TRAVEL AGENCIES. Revista Brasileira De Pesquisa Em Turismo, 6(2), 160–180. https://doi.org/10.7784/rbtur.v6i2.501

Edição

Seção

Artigos