USO DE CASOS PARA ENSINO EM TURISMO: ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA A FORMAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL

Autores

  • Mirian Rejowski Universidade Anhembi Morumbi
  • Sérgio Rodrigues Leal Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.7784/rbtur.v6i1.459

Palavras-chave:

Turismo, Formação superior, Casos de ensino, Ensino-aprendizagem, Porto de Galinhas (PE, Brasil).

Resumo

Estudo exploratório sobre a aplicabilidade de casos para ensino na formação superior enquanto estratégia de ensino-aprendizagem, com o objetivo de estimular os docentes e pesquisadores de Turismo para a construção de casos do turismo brasileiro. Na primeira parte, o trabalho baseia-se em referencial da área de Administração, descrevendo o método do caso e o uso de casos para ensino em seus aspectos conceituais, tradição de aplicação, e formato e viabilidade. Na segunda, apresenta-se um caso-problema do turismo brasileiro com foco em Porto de Galinhas (PE), tratando da evolução desse destino turístico a partir da década de 1980, sua crise com o surto de cólera no estado pernambucano na década seguinte, e o dilema do proprietário de uma pequena pousada ao enfrentar essa crise. Ao final, destaca-se a urgência da construção de casos de ensino do turismo brasileiro para sua aplicação em cursos superiores, ao lado do papel de associações científicas e de periódicos científicos disseminando os mesmos junto a docentes e pesquisadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mirian Rejowski, Universidade Anhembi Morumbi

Livre docente em Teoria do Turismo e do Lazer pela Universidade de São Paulo – USP. Doutora e Mestre em Ciências da Comunicação, e Bacharel em Turismo pela USP. Professor associado (aposentado) da USP e professor titular da Universidade Anhembi Morumbi. Pesquisador PQ do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Sérgio Rodrigues Leal, Universidade Federal de Pernambuco

Professor Adjunto do Departamento de Hotelaria e Turismo da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Doutor em Turismo pela Universidade de Surrey (Reino Unido), Mestre em Turismo pela Universidade James Cook (Austrália) e Bacharel em Turismo com MBA em Administração em Marketing de Serviços pela UFPE.

Downloads

Publicado

2012-04-21

Como Citar

Rejowski, M., & Leal, S. R. (2012). USO DE CASOS PARA ENSINO EM TURISMO: ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA A FORMAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL. Revista Brasileira De Pesquisa Em Turismo, 6(1), 109–126. https://doi.org/10.7784/rbtur.v6i1.459

Edição

Seção

Casos de Ensino