USO DE CASOS PARA ENSINO EM TURISMO: ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA A FORMAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.7784/rbtur.v6i1.459Palavras-chave:
Turismo, Formação superior, Casos de ensino, Ensino-aprendizagem, Porto de Galinhas (PE, Brasil).Resumo
Estudo exploratório sobre a aplicabilidade de casos para ensino na formação superior enquanto estratégia de ensino-aprendizagem, com o objetivo de estimular os docentes e pesquisadores de Turismo para a construção de casos do turismo brasileiro. Na primeira parte, o trabalho baseia-se em referencial da área de Administração, descrevendo o método do caso e o uso de casos para ensino em seus aspectos conceituais, tradição de aplicação, e formato e viabilidade. Na segunda, apresenta-se um caso-problema do turismo brasileiro com foco em Porto de Galinhas (PE), tratando da evolução desse destino turístico a partir da década de 1980, sua crise com o surto de cólera no estado pernambucano na década seguinte, e o dilema do proprietário de uma pequena pousada ao enfrentar essa crise. Ao final, destaca-se a urgência da construção de casos de ensino do turismo brasileiro para sua aplicação em cursos superiores, ao lado do papel de associações científicas e de periódicos científicos disseminando os mesmos junto a docentes e pesquisadores.Downloads
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